Contabilidade

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Diante este trabalho vem com o intuito de identificar as etapas, dando enfoque inicialmente às duas principais áreas que interferem nesse resultado. Na contabilidade comercial e tributária, se consegue verificar a importância dos impostos incidentes sobre os produtos, podendo ele interferir no preço de venda, e na apuração final de seu resultado. Por fim a última área destacada engloba todos os processos para que assim seja possível a melhor tomada de decisão. Palavras-Chave: Impostos, Gerenciamento, Contabilidade, Comercial e Tributaria, finanças, contabilidade e análise de custo, e análise das demonstrações contábeis. LISTA DE ABREVIATURAS E/OU SIGLAS CFOP - Código Fiscal de operações e prestações. IPI — Imposto sobre produtos industrializados. IPTU — Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

IPVA — Imposto sobre propriedade de veículos automotores. IR — Imposto de renda. IRPF — Imposta de renda pessoa física. LISTA DE FIGURAS Figura 01–Estruturas no setor da Contabilidade. Figura 02-Estrutura gerenciamento da empresa. LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Balanço Patrimonial. Tabela 2 – Demonstração de resultados. Tabela 3 – Análise da Capacidade Financeira. Estoques. Preço De Venda. FUNCIONAMENTO, ESTRUTURA E ROTINAS. PROCEDIMENTOS MANUAIS E EQUIPAMENTOS. ANÁLISE CRÍTICA. PROCEDIMENTOS MANUAIS E EQUIPAMENTOS. ANÁLISE CRÍTICA. CONTABILIDADE E ANALISE DE CUSTOS. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS. O princípio da Entidade. ANÁLISE DA CAPACIDADE FINANCEIRA. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO. ANÁLISE ECONOMICA E FINANCEIRA HORIZONTAL E VERTICAL. LIVROS CONTÁBEIS E FISCAIS. PROPOSTA DE MELHORIA. Dentro do conceito de “Tudo em um só lugar”, a loja de Canoinhas disponibiliza aos seus clientes além de um completo supermercado e do cinema, uma farmácia, uma lanchonete, um restaurante e uma área de recreação infantil.

Tudo pensando no bem-estar e no conforto dos canoinhenses. Também no ano de 2009 e apenas um mês depois de inaugurada sua primeira filial, o Grupo Queluz inaugura sua unidade no centro de Caçador mantendo a característica de excelência no atendimento e qualidade nos produtos e serviços das outras lojas do grupo. Para atender a demanda de sua rede de supermercados, o Grupo Queluz criou um Centro de Distribuição, garantindo assim, agilidade competitivos no abastecimento dos itens para suas lojas. e preços muito 12 Em julho de 2011, a loja de Caçador também inaugurou sua sala de cinema para atender a uma solicitação e necessidade dos Caçadorenses, estando assim, alinhado com o novo conceito e constante forma de trabalhar do Queluz Supermercados: “Muito mais por você”.

Cada valor doado é direcionado automaticamente, através de nosso sistema informatizado, para uma conta específica para este fim. A cada início de mês, o valor arrecadado do mês anterior é depositado na conta das entidades. Além de promover a participação da comunidade, o Queluz contribui com mais 30% sobre o valor arrecadado. As entidades beneficiadas são: • APAE - Caçador/SC • ASS- Vianei Coop. Inter. DESCRIÇÃO DAS AREAS ESTAGIADAS A primeira área estagiada foi Contabilidade Comercial, desenvolvida no setor de compras do SQ Supermercados, buscou ênfase nos processos de compras, estoques, formação do preço de venda e como são desenvolvidas as rotinas dentro do setor. A segunda área estagiada é a Contabilidade Tributaria que foi desenvolvido no setor de Contabilidade, nesse setor se buscou a continuidade do primeiro setor estagiado, dando ênfase na tributação dos produtos comprados no primeiro momento, nas conferencias dos processos que se iniciaram no setor de compras, e também a apuração final dos impostos que incidem sobre os produtos que movimentam o supermercado.

Através desse enfoque foram mapeadas as rotinas tributarias ali desenvolvida. A última área estagiada é a Contabilidade Gerencial, que foi desenvolvida em conjunto em vários setores, pois é o conjunto de atividades e resultados que delimitam a tomada de decisões. Nesta área foi dada ênfase nos processos e conjuntos necessários para a tomada decisão, como isso é desenvolvido dentro da empresa e quais as rotinas diárias que envolvem esses processos. O aprimoramento da contabilidade deu-se com o desenvolvimento das atividades comerciais, quando se tornou necessária alguma forma de registro e acompanhamento dos eventos ocorridos nas empresas. Com o aumento da quantidade de operações desenvolvidas pela comercialização de produtos (aspecto inerente às empresas comerciais), passou-se a exigir cada vez mais da contabilidade comercial, o que contribuiu também para o aprimoramento dos mecanismos de registros contábeis.

SOUZA, 2002, p 34). A contabilidade é responsável pelo registro das atividades financeiras das empresas, bem como a informação fiscal, cálculo de impostos e emissão de folhas de pagamento que estão dentre as funções mais conhecidas a ela atribuídas. De acordo com Gonçalves e Batista (1996) “ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa. CONTÁBEIS, 2019) São inúmeras as compras diárias em uma rede grande de supermercados e para se ter controle sobre isso existem alguns livros de registros que organizam os documentos de compra e fornecem as informações financeiras, tributárias e gerenciais.

O principal livro que identifica as compras é o livro registro de entrada, através dele se tem as aquisições do período, ali ficam visíveis as compras, e as transferências entre lojas, que também passa a somar no estoque da loja em uma coluna específica também aparece os impostos sobre as operações realizadas. A partir das compras se tem um longo processo a desenvolver dentro do supermercado. Estoques Os estoques são o material de trabalho dos Supermercados em geral, pois é através deles que se pode garantir o lucro e se baseando em uma boa compra e boa estocagem pode se conseguir que os preços se tornem atrativos e competitivos com outros concorrentes. As políticas de estoques adotadas pela empresa direcionam as ações referentes a compras, estocagens e vendas dos produtos.

Existem vários livros de escrituração que se desenvolvem a partir dos estoques são eles o registro de inventário, livro e registro de entrada e saída de mercadoria, e apuração de ICMS. O Supermercado Queluz, como atua fortemente no ramo alimentício é operacionalmente válido que seu estoque funcione como PEPS (Primeiro que Entra e Primeiro que Sai), em função da validade e da qualidade dos produtos oferecidos. Preço De Venda O preço de venda nas empresas comerciais é uma importante etapa, é através dele que gira o lucro da empresa principalmente sendo ela comercial. Existem algumas maneiras para se chegar ao preço de venda a mais utilizada e principal pelas empresas comerciais é o Mark-up. É uma técnica de formação de preço, adotada pelas empresas para a definição do preço de venda, e consiste no acréscimo de um percentual sobre o custo de aquisição das mercadorias para a revenda.

No sistema utilizado pela empresa existe uma ferramenta que permite fazer a digitação desse pedido, finalizado esse pedido é aguardado a chegada da nota fiscal para dar continuidade ao processo, lembrando que o sistema é integrado, porém esse pedido não alimenta outros campos até que a nota fiscal chegue. Quando a nota fiscal chega é gerado um Bono, que é um código que vai identificar a entrada da nota fiscal e o pedido. A partir do momento que o operador deu a entrada nesta nota e finalizou este Bono, ele não consegue mais fazer modificações nesta nota, aí só a contabilidade consegue liberar este Bono. Isso acontece porque a partir desse momento essas informações vão alimentar vários campos dentro do sistema, assim que finalizada os produtos alteram quantidades no estoque, preços de venda e até mesmo somam os impostos a creditar e debitar na apuração final.

Em um sistema integrado como o do SQ Supermercados deve se ter muita atenção em todas as operações principalmente como nesse caso que uma nota de entrada interfere em vários setores, devido a isso ainda existem vários processos que envolvem contabilidade, financeiro e outros setores sobre uma única nota fiscal de compra de mercadoria. Devido a isso, os cadastros novos são passados para a contabilidade para uma pessoa responsável, porém os compradores têm acesso para reativar produtos excluídos. Por se tratar de um supermercado com grande rotatividade de produtos e compras são feitos acertos de estoques semanalmente e emitidas notas de ruptura quando necessário. Existem também alguns processos de emissões de notas que não são efetuados diariamente, como emissões de notas fiscais para uso e consumo, matéria prima para padaria, baixas por perda no caso dos produtos do hortifruti.

Processos pequenos, porém, que merecem todo o cuidado, pois alteram estoques, custos e despesas para a empresa. Quando há o pagamento ao fornecedor pelo produto ou serviço prestado, é um processo feito em um sistema interno da Sysmo onde é integrando do fiscal para o contábil, o que ajudará no processo de estruturação do livro razão contábil pra fazer a conferencia do plano de contas com exatidão. A legislação comercial e do Imposto de Renda determinam a obrigatoriedade da escrituração contábil para todas as empresas e impõe punição nos casos de falta da mesma. O fato de não ter escrituração comercial completa podem gerar as consequências de manter apenas a escrituração do livro caixa e as implicações nos casos de falência fraudulenta de uma empresa.

Conforme regula a Lei das Sociedades Anônimas (Lei n 6. art. todas as empresas estão obrigadas a escriturar o livro diário e razão. Além disso, a prestação de contas e os controles internos das empresas se tornarão mais eficientes. Cada cidadão brasileiro também iria ser beneficiado com a harmonização entre os direitos e obrigações das empresas e também a redução dos riscos nos negócios, havendo a possibilidade de uma consequente redução nas taxas de juros. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA No dia a dia pode-se perceber através de noticiários e outras fontes que o Brasil é um país onde tem muitas burocracias para empresas, o que pode ser o “arranca cabelo” do povo brasileiro. Só para se ter uma ideia, as empresas gastam quase duas mil horas e R$ 60 bilhões apenas em burocracia tributária, todos os anos", afirma Jaime Cardozo, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr).

Podendo ele ser conceituado. Se tratando de empresa comercial cabe destacar os impostos que mais incidem sobre os produtos. a) ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Comunicação: estadual que tem como fato gerador é um imposto a circulação de mercadorias ou prestações de serviço de transporte e as entradas de mercadorias importadas de outros países. É contribuinte do imposto qualquer pessoa que realize a habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial dos fatos geradores acima citados. Esse imposto é calculado sobre algumas alíquotas fixadas pela legislação vigente, às alíquotas mais praticadas em Santa Catarina 25% sobre bebidas alcoólicas, cigarros, 17% sobre mercadorias de consideradas supérfluas na legislação, 12% os produtos primários e 7% os produtos de cesta básica.

Fonte: DECRETO N° 43. • Não Cumulativo: ocorre pelas empresas de lucro real onde ela deve descontar a contribuição da sua receita bruta e utiliza uma alíquota de 7%. Segundo o art. º da Lei nº 10. as alíquotas para COFINS podem ser zeradas, o que não implica a isenção ou não aplicação, é um indicador de uma política provisória que tem como objetivo a compra de um determinado serviço ou produto. d) PIS - Programa de Integração Social: é uma contribuição de caráter social que tem como objetivo financiar o seguro desemprego abono e participação na receita dos órgãos e entidades, foi instituído pela Lei Complementar nº 7/1970, é administrado pelo Ministério da Fazenda e pago pela Caixa Federal. Trata-sede um lucro pré-fixado a partir de percentuais padrões aplicados sobre a Receita Operacional Bruta.

Sobre o resultado somam-se as outras receitas como receitas financeiras, alugueis entre outras. A base de cálculo da CSLL corresponde a 12%da receita bruta nas atividades comerciais. g) LUCRO REAL - Lucro Real é o Lucro Líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas por este Decreto (Decreto-lei n. de 1977, art. h) LUCRO ARBITRARIO - A base de cálculo do imposto de renda é utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte. É aplicável pela autoridade 28 quando a pessoa jurídica deixar de cumprir as obrigações acessórias relativas a determinação do lucro real ou presumido. Quando identificada a receita bruta e desde que tenha ocorrido qualquer hipótese de arbitragem prevista na legislação fiscal, o contribuinte deverá efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente nas regras dispostas pelo lucro arbitrado.

A tributação com base no lucro arbitrado ocorrerá trimestralmente em períodos de apuração encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e30 de dezembro de cada ano calendário. FUNCIONAMENTO, ESTRUTURA E ROTINAS. O cadastro de produtos também faz parte da rotina diária da contabilidade, é através desse cadastro que é feito a primeira crítica entre a forma que o fornecedor manda e como é o entendimento no supermercado diante a legislação vigente, se analisa nesse momento desde a alíquota até a NCM do produto. O setor de compras quando compra um produto novo já passa para a contabilidade com as informações necessárias, para que quando o produto chegue no mercado não fique esperando para a recepção. O cadastro de produtos é único para a rede de supermercados do grupo, isso significa que cadastrando um produto na matriz também vai aparecer, por exemplo, em Canoinhas.

Esse cadastro de produto traz vários campos e através deles são calculados preço de venda, impostos na saída e na entrada, PIS e COFINS, entre outras informações. Como se pode observar na figura 01- Estrutura do setor contabilidade, o cadastro é dividido em algumas etapas, comercial, logística, e controladoria onde constam as informações tributárias. Porém, está se pensando em mudar esse serviço de consultoria, pois até o momento é desenvolvido um serviço de 31 revisão, conferência e a empresa observa a necessidade de um acompanhamento de consultoria, para que sejam disponibilizadas novas soluções para os acontecimentos diários e não apenas de conferência. A empresa já necessita da visão de gerenciamento diferencial e isso vem se desenvolvendo dentro das rotinas.

PROCEDIMENTOS MANUAIS E EQUIPAMENTOS Todos os procedimentos da contabilidade se desenvolvem a partir do sistema Sysmo, é através dele que se obtêm as informações para o desenvolvimento dos trabalhos, o sistema apresenta todas as informações necessárias, informações contábeis, fiscais, financeiras. A maioria dos relatórios são desenvolvidas por ele porém, existem algumas etapas que são feitas em planilhas no excel para ver se realmente os dados informados são fiéis e compatíveis. Na planilha do Excel mantemos um controle interno, ou seja, é lançado todo e qualquer movimento feito por data e valores, informando todas as entradas e saídas de estoques como. Conforme Crepaldi (2012, p. A Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.

É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuados por um sistema de informação gerencial. Buscando auxiliar os administradores, diretores em suas tomadas de decisões, a contabilidade gerencial pode ser desenvolvida de acordo com a necessidade da cada área ou empresa. Conforme Warren (2001, p. Essas informações são levadas a dois diretores, comercial/gerencial e administrativo. Direto Comercial/Gerencial. Este cargo foi implantado, quando a diretoria viu a necessidade do gerenciamento dentro da empresa. O diretor comercial está totalmente focado no resultado final, passa o dia buscando novas soluções e avaliando as atividades do supermercado tentando diminuir custos e aumentar as receitas. Busca novas ideias, promoções, algo que movimente o supermercado e chame a atenção do consumidor, está sempre atento aos concorrentes e o que pode inovar para passar a ser sempre a primeira opção pelo consumidor.

Foi identificado também que apouco tempo a empresa começou a perceber a importância do gerenciamento em suas ações, devido a isso, se tem grandes dificuldades a serem superadas, e conforme o dia a dia vão sendo trabalhadas e melhoradas. Fica evidente a importância do Diretor Comercial, com um enfoque diferente de toda a equipe, sua dedicação e trabalho é desenvolvido totalmente em busca de melhoras, com uma visão ampla ele busca soluções através das informações gerenciais e das rotinas do dia a dia. Observa-se a necessidade de um sistema gerencial mais eficiente que possa aperfeiçoar as informações necessárias para os administradores na tomada de decisões. Cabe ressaltar que o sistema utilizado pela empresa tem um módulo gerencial, porém, é um pacote extra que é comprado separadamente, cabe então analisar o seu custo benefício.

DEPARTAMENTO PESSOAL O Departamento Pessoal, é a área da empresa que organiza, gerencia coordena e prepara as informações e a documentação dos colaboradores da empresa atendendo às necessidades pertinentes à legislação previdenciária e trabalhista. O acesso não autorizado, a disponibilização voluntária ou acidental da senha de acesso 38 ou de informações e a quebra do sigilo constituem infrações ou ilícitos que sujeitam o usuário a responsabilidade administrativa, penal e civil. ESOCIAL, 2019). Através do e-Social, as informações serão eletronicamente unificadas. A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas substituindo o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada entidade.

FUNCIONAMENTO, ESTRUTURA E ROTINAS. Grande parte das empresas no mercado brasileiro trabalha com o sistema de custeio básico que traduz de uma forma simplificada de apuração os valores efetivamente gastos no processo produtivo, o custeio por absorção. Isto é, trabalha apenas com os custos gerais e não em cima de uma análise apurada das atividades, e utilizando, na maioria das vezes, o rateio na apuração das informações. Especialistas desta área reforçam essa afirmação, como Santos (2006, pag. Quando precisava, o homem se via obrigado a contar e controlar seu rebanho quando o recolhia do pasto, isso já mostra que a importância deste gesto se refletia numa apuração de dados que seria necessário para uma tomada de decisão caso faltasse ou ocorresse algum problema com seu rebanho.

Desde que o homem sentiu a necessidade de ter informações econômicas, patrimoniais e financeiras a respeito de seus negócios que surgiu a contabilidade de custos com o objetivo de gerar informações para os subsídios na tomada de decisões. ” De acordo com Bornia (2002, p. “o sistema de custos faz parte de um sistema mais amplo: o de gestão”. Dessa forma, o sistema de custo irá adaptar-se de acordo com o que é recomendado no modelo de gestão da empresa Hoje em dia os métodos mais conhecidos são: a) CUSTEIO POR ABSORÇÃO – é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção. Meglioni (2001) define que o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta.

b) Método Do custeio baseado em atividades (ABC)– Activity Based Costing permite mensurar com mais propriedade a quantidade de recursos consumidos por cada produto ou serviço durante o processo analisando suas atividades. c) Custo Padrão – tem como função principal, fornecer suporte para controlar os custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos. Dutra, 1992, p. diz que: “O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes com validade para determinado espaço de tempo”. d) Unidade de esforço de produção (UEP) - segundo Bornia (2010), o método da UEP está pautado na unificação da produção, visando simplificar o processo de controle de gestão, e, com isso, as análises de desempenho de uma empresa são realizadas a partir de custos e medidas físicas de eficiência, eficácia e produtividade.

É altamente recomendado que os gestores analisem e verifiquem junto ao seu sistema de custeamento utilizado se este atende as necessidades da organização. O princípio da Entidade Conforme CFC Nº1. o Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. No entanto sendo revogado pela Resolução CFC Nº1. NBC TG, “Entidade que Reporta a Informação Contábil – Setor Público 4.

Para ser útil, a informação contábilfinanceira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível. ” 47 7 FINANÇAS O estudo de Finanças compreende o registro e análise da vida econômica das organizações, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Por isso surge a necessidade de sua prática dentro das empresas, pois dessa forma o gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades.

É muito importante aplicar finanças em nossas empresas, de modo que elas realmente interfiram na composição de lucros, analisando suas obrigações a curto e longo prazo, seus investimentos, seus custos e despesas, transformando isso em uma rotina diária, observando através de suas demonstrações como e quando investir, bem como, analisar o que está acontecendo na economia, mostrando o mercado, suas variações e o que ela demanda para futuros investimentos. A área de finanças é considerada ampla e pode ser aplicada nas empresas e na vida pessoal, sendo possível analisar e controlar fluxo de caixas, DRE e seus Índices e também reconhecer que sua análise pode ser instrumento para tomadas de decisões. No entanto, as demonstrações financeiras precisam ser exatas. Segundo Hugo Roche Braga (2012, p.

A análise das demonstrações financeiras tem por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando ao conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual e, também, a servir de ponto de partida para delinear o comportamento futuro da empresa. A análise das demonstrações contábeis, é amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial, é dividida em duas categorias distintas: Análise Financeira, que possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade se solvência. Análise Econômica, que possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação.

Tanto a análise financeira quanto a econômica são elaboradas e 49 avaliadas sob vários pontos de vistas distintos, conforme a necessidade e amplitude de cada usuário. ATIVO CIRCULANTE 1. Caixa 1. Caixa Geral 50. Bancos C/Movimento 1. Banco Alfa 1. Clientes 1. Outras Contas 1. INVESTIMENTOS 1. Participações Societárias 1. IMOBILIZADO 1. Amortização Acumulada 2 PASSIVO 2. CIRCULANTE 2. Impostos e Contribuições a Recolher 51 2. Simples a Recolher 2. INSS 2. Capital Social 2. Capital Social Subscrito 2. Capital Social a Realizar 2. Reservas 2. Reservas de Capital 2. Custo das Mercadorias Vendidas 52 3. Custo das Mercadorias 3. Custo das Mercadorias Vendidas 3. Custo dos Serviços Prestados 3. Custo dos Serviços 3. Custos de Alienação de Investimentos 3. Custos de Alienação do Imobilizado 4 RECEITAS 4. Receita Líquida 4. Receita Bruta de Vendas 4. De Mercadorias 4. No encerramento do ano de 2018 a empresa Queluz Supermercados Ltda apresentou as seguintes demonstrações (dados fictícios): Tabela 1 – Balanço Patrimonial Fonte: A Autora 54 Tabela 2 – Demonstração de resultados Queluz Supermercados Ltda DEMONSTRAÇAO DE RESULTADOS POSIÇÃO EM 31/12/2018 RECEITA OPERACIONAL BRUTA (-) DEDUCOES DA RECEITA BRUTA DEVOLUCAO DE VENDAS (-) IMPOSTOS S/ VENDAS Saldo Final 166.

RECEITA LÍQUIDA COM VENDAS 147. CUSTOS PRODUTOS VENDIDOS CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS 120. LUCRO BRUTO 27. DESPESAS OPERACIONAIS ENTREGAS ARMAZÉM ADMINISTRAÇÃO VENDAS TRANSPORTES DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO 21. O ponto de equilíbrio é o momento em que não há lucro, mas também não há perda para a empresa. Para calcular esse valor é necessário levar em conta os custos fixos e variáveis, sendo que o custo fixo são todos os custos que é pago mensalmente independente da venda ou não do produto. Ex: folha de pagamento, contador, convênio médico, entre outros. E os custos variáveis são todos aquele que provém da venda. Ex: imposto, comissões, fretes. R$ 26. P. E. P. E. AT. REAL. A L. P. PAS. PASSIVO TOTAL 24. PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL PROPRIO PATRIMONIO LÍQUIDO 17.

PASSIVO TOTAL 24. CAPITAL DE TERCEIROS X CAPITAL PROPRIO P. CIRCULANTE + EXIGÍGEL A L. Quanto ao endividamento a empresa possui 100% de suas obrigações a curto prazo e 31% de participação de capital de terceiros. A margem operacional está positiva em 4%, ou seja, para cada R$ 1,00 vendido, obtém-se R$ 0,04 de lucro, o que representa um resultado favorável. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Além da Demonstração de Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, foi apresentada a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, nela pode ser verificado toda a movimentação ocorrida no Patrimônio Líquido no ano de 2018 e como o saldo final foi composto. Tabela 4 – Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido QUELUZ SUPERMERCADOS LTDA Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Em 31 de Dezembro de 2018, 31 de dezembro de 2017 (em milhares de reais) Capital Social Integralizado Saldo em 31.

Capital Social Subscrito Capital a Integralizar AFAC Resultado do Exercício Distribuição de Lucros Ajuste de Ex. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução. Este tipo de análise é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo. Começando com a Análise Vertical, que ajuda a verificar quanto, percentualmente, cada conta de Custos ou Despesas representa quando comparada a Receita Bruta. Com a Análise Vertical, o gestor pode monitorar longo do tempo se os percentuais permanecem estáveis e de acordo com o esperado. Tabela 5 – Demonstração De Resultado Queluz Supermercados Ltda DEMONSTRAÇAO DE RESULTADOS POSIÇÃO EM 31/12/2018 2018 166.

A. V 2018 100% A. H 2018 8,9% 18. RECEITA LÍQUIDA COM VENDAS 147. Fonte: A Autora 60 Na Análise Vertical do Balanço Patrimonial nota-se com mais clareza quem em 2018 a empresa possui somente 13,7% do seu Ativo disponível para uso imediato e um Imobilizado que representa 41,9% do Ativo Total, esse é um indicador de uma situação de emergência a empresa não possui recursos suficientes para agir com rapidez e na liquidação das dívidas. Em uma Análise Horizontal apresenta uma melhora em 8,3% no ativo disponível, dado esse que demonstra uma evolução, mas ainda não é suficiente diante do fato da empresa possuir todas as suas obrigações no curto prazo. A Análise Vertical do Passivo mostra que a empresa possui 68,7% do Passivo total (Passivo + PL) em recursos próprios.

Esse indicador é positivo, pois, apesar das obrigações serem todas a curto prazo, elas representam apenas 31,3% do Passivo Total. Na Análise Horizontal mostra que o Passivo Circulante aumentou 37,3% em relação ao ano anterior, causado principalmente pelo aumento das obrigações tributárias, uma vez que o lucro de 2018 foi maior que o ano de 2017. ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO DEPÓSITOS JUDICIAIS TRABALHISTAS INVESTIMENTOS IMOBILIZADO 10. DISPONÍVEL CAIXA BANCO CONTA MOVIMENTO BANCO C/ APLICAÇÃO BANCO C/ GARANTIDA - APLICAÇÃO CRÉDITOS E DIREITOS REALIZÁVEIS CRÉDITOS: CHS PREDATADOS CLIENTES - DUPL A RECEBER (-) PERDAS NO RECBTO DE CRÉDITO CRÉDITOS RECUP E P/ ADIANTAMENTOS: CRÉDITOS RECUPERÁVEIS CRÉDITOS P/ ADIANTAMENTOS Fonte: A Autora 61 Tabela 7 – Análise Passivo PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE FORNECEDORES OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS PROVISÕES E ENCARGOS OBRIGAÇÕES TRIBUTARIAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS VALORES A REALIZAR EMPRESTIMOS BANCÁRIOS EMPRESTIMOS BANCÁRIOS - GTDA 2018 24.

A. V 2018 100% A. V 2017 100% A. LIVROS CONTÁBEIS E FISCAIS Os Livros fiscais compreendem ao registro fiscal das atividades desenvolvidas no exercício anual das empresas. Segundo o Decreto de Lei 486/1969, Artigo 5ª “Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa” A empresa Queluz Supermercados Ltda mantém a escrituração contábil e fiscal de acordo com o Decreto-lei 1598/1997, artigo 7º, e esta é entregue em arquivo digital ao Sistema Público de Escrituração Digial – SPED, o que foi determinado na lei 12. de 2014.

Todos os registros são feitos no livro diário, onde demonstra todos lançamentos, dia a dia, dos fatos contábeis. Toda a movimentação contábil é enviada na ECD (Escrituração Contábil Digital) anualmente, que posteriormente é autenticada pelo órgão competente. O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento de sua área de atuação. A realização de estágios é considerada uma forma de impulso da aprendizagem para que os acadêmicos onde aproximam as necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de contabilidade. A realização deste estágio possibilitou compreender melhor cada área relatada e seus processos diários, fica claro que cada ação pode interferir em vários setores, e que um erro pode causar várias consequências.

Com o acompanhamento das rotinas diárias consegue-se fazer uma crítica, de cada atividade e sua relevância para o desenvolvimento de todo o grupo. No desenvolver do trabalho consegui perceber ainda mais a importância dos impostos incidentes, como eles podem interferir em vários pontos, a partir do preço de venda do produto até sua apuração final, fica evidente a importância de cada processo e também de cada atividade desenvolvida pelos colaboradores da empresa, pois ela depende do trabalho consciente e conjunto de todos, para atingir seus objetivos. br/artigos-rh/as-diferenas-entre-departamento-de-recursoshumanos-e-departamento-pessoal/ > Acesso em 12 mar. ANDRADE, Eurídice Mamede de. Contabilidade comercial: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2001. AZZOLIM, Jose Laudelino. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. ed.

são Paulo: atlas, 2010. BRAGA, Hugo Rocha. php?id=14>. Acesso em: 05 de janeiro de 2019. CONTÁBEIS. O portal da profissão contábil. contabeis. C. BATISTA, A. E. Contabilidade geral. São Paulo: Atlas, 1996. org. br/mostraOrientacao. php?id=29>. Acesso em: 25 janeiro de 2019. E-SOCIAL. S. G. Custos: planejamento, implementação e controle. São Paulo: atlas, 1997. MEGLIORINI, e. br/arte/fac/publicacoes/pdfs/ricardo_alessandro. pdf>. Acesso em: 05 fev. OLIVEIRA, Luis Martins de CHIREGATO, Renato, PEREZ, José Hernandez, FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. br/dePeso/16,MI285558,91041Entendendo+a+substituicao+tributaria>. Acesso em: 01 fev. SOUZA, Site Portal Tributário: http:www. portaltributario. com. htm > Acesso em: 13 mar. ANEXOS Anexo 01 – Escritório Contábil Grupo Queluz Anexo 02 – Sistema Sysmo 69 Anexo 03 – Eventos variáveis folha de pagamento.

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