A importância da brincadeira na alfabetização

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

                                      SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 7 2- CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DAS BRINCADEIRAS ------------------------ 9 2. RESGATANDO A HISTÓRIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO ------------- 11 2. OS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO -------------------------------------------------------- 13 3 PERSPECTIVAS PSICOLÓGICAS SOBRE A BRINCADEIRA ---------------------- 17 4 A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM- 20 5 O AMBIENTE ALFABETIZADOR ------------------------------------------------------------ 22 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------------- 30 8 REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------------ 32 ANEXOS ----------------------------------------------------------------------------------------------- 34 ANEXO A ----------------------------------------------------------------------------------------------- 35 ANEXO B ----------------------------------------------------------------------------------------------- 37 ANEXO C ---------------------------------------------------------------------------------------------- 39 1 – INTRODUÇÃO A alfabetização escolar é de extrema importância para o sucesso escolar da criança, desta forma compreender como o processo ocorre e de forma a criança alcança êxito no processo é importante. Associar a brincadeira ao processo de alfabetização fazer com que a criança adote a ludicidade que já é presente em seu contexto pode trazer benefícios na alfabetização.

A aprendizagem deve ser um processo contínuo, o qual deve ser realizado sem um modelo pré-estabelecido, uma vez que a criança passa por momentos diferentes de aprendizado. A brincadeira e o jogo são as melhores maneiras de a criança comunicar-se sendo um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. É através das atividades lúdicas que a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos se conhecendo melhor e aceitando a existência dos outros, estabelecendo suas relações sociais. Um aspecto muito presente na brincadeira é a ludicidade, um exemplo disso é quando um bebê é estimulado a interagir com pessoas próximas a ele com sons, cores, movimentos e brinquedos, tudo isso é a iniciação espontânea a brincadeira, ao lúdico.

Cada vez mais reconhecidas como fonte de benefícios para as crianças, às brincadeiras tradicionais vêm recebendo a valorização de pais, e educadores no geral. Do ponto de vista histórico, a análise do jogo é feita a partir da imagem da criança presente no cotidiano de uma determinada época. O lugar da criança ocupa num contexto social específico, a educação a que está submetida e o conjunto de relações sociais que mantém com personagens do seu mundo, tudo isto permite compreender melhor o cotidiano infantil – é nesse cotidiano que se forma a imagem da criança e do seu brincar. KISHIMOTO. p. A partir do século XVIII foi inserido e, com certa importância, no ambiente escolar o espaço para atividades lúdicas.

A alfabetização inicia-se muito cedo na vida da criança, uma vez que desde os primeiros anos de vida a criança passa por experiências que desencadeiam o seu aprendizado, e de acordo com Lima (1999) toda criança possui um esquema de assimilação que a propicia ser alfabetizada desde muito pequena. E que é necessário à existência de uma base sólida anterior para que esse processo ocorra, uma vez que a alfabetização é uma etapa do desenvolvimento da criança. A alfabetização como já foi falado, é um processo que passa por várias esferas, por isso falar em ludicidade é importante, principalmente considerando que para as crianças que saem da educação infantil e vão ser alfabetizadas este contexto está muito presente. No processo de alfabetização é necessário que o lúdico seja associado a alfabetização.

Para Vygotsky (1987), a escrita é a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade, onde a brincadeira tem o papel de representar a realidade. A formação da linguagem é estimulada com a utilização dos jogos e brincadeiras e como defende Santos (2000): Ganha espaço, como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de sua experiência pessoal e social, ajuda-o a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Santos, 2000, p. O jogo é em si muito importante para o desenvolvimento da criança e para seu processo de alfabetização também, uma vez que a utilização do lúdico por meio de brincadeiras permite o contato com a linguagem.

A brincadeira em si não está presente como um componente curricular, mas deve ser utilizada de forma a proporcionar a criatividade e a interação dos alunos, bem como forma de estimular o desenvolvimento da criança e com isto o desenvolvimento da alfabetização. PERSPECTIVAS PSICOLÓGICAS SOBRE A BRINCADEIRA Para a criança, a brincadeira vai se tornando complexa conforme ela vai adquirindo capacidades diferenciadas, ou seja, a partir do momento que a criança é capaz de realizar ações mais complexas a brincadeiras vão tornando-se mais complexas também. O jogo é, portanto, sob suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu.

Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente a fim de que jogando, elas cheguem a assimilar às realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores a inteligência infantil. PIAGET. p. Enfim, Piaget vê na brincadeira uma forma da criança, buscar compreender melhor as questões que lhe são propostas, assimilando e acomodando, assim, o novo conhecimento. Adotar a brincadeira e toda a ludicidade que ela traz consigo proporciona a alfabetização a criação de situações de aprendizagens através da intersecção entre o irreal e o real, e com isto possibilita que a criança construa o significado dos vários símbolos e formule por si só os processos da alfabetização.

Neste contexto a alfabetização é mais bem estimulada quando há a criação de um ambiente alfabetizador, o qual pode ser perfeitamente realizado através de brincadeiras. A brincadeira não ocorre ao acaso, ela é a primeira forma da criança se comunicar consigo mesma e com o mundo, é uma maneira eficiente de ensiná-la, através do jogo envolvente proporcionado pela brincadeira, à criança aprende conceitos, pois é através dele que esta executa ações da forma mais natural possível, uma vez que a ela é envolvida em um contexto maior. O AMBIENTE ALFABETIZADOR A criança é estimulada de diferentes maneiras a aprendizagem, desde o seu nascimento ela é induzida a desenvolver habilidades variadas, quando a criança está inserida no contexto escolar a aprendizagem é tida como principal enfoque da instituição educacional, por isto o ambiente alfabetizador é aquele que estimula a criança, sem haver um excesso por parte do educador.

Todo o material a ser exposto pelo educador deve ser escolhido de forma a respeitar o desenvolvimento da criança, porém a apresentação de materiais escritos deve fazer parte do cotidiano escolar, com a finalidade de que o aluno se familiarize com o mesmo. A percepção da importância da brincadeira no contexto escolar é devidamente dimensionada quando se tem a plena visão do cotidiano escolar, e desta forma a realização da pesquisa na instituição de ensino, bem como, a metodologia praticada contribui positivamente para a avaliação da necessidade do brincar no contexto da alfabetização. Enfim, todo o aprendizado que uma brincadeira permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida. Além de conhecer melhor a si própria através das brincadeiras, a criança, quando se relaciona com outras crianças experimenta situações de vida, ela se socializa, compreende o que é ser ela mesma e fazer parte de um grupo.

  8 REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997. BROUGERE, Guilhermo. Jogo e educação. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC. MORTATTI, Mª. do Rosário Longo. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar. SANTOS, A. F de O. Rio de Janeiro: Imago Editora. ANEXOS ANEXO A QUESTIONÁRIO PARA A PROFESSORA DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO QUESTIONÁRIO PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ALFABETIZAÇÃO E MÉTODO: COMO ESCOLHER UM MÉTODO PARA ALFABETIZAR Senhores (as) professores (as) solicito a sua contribuição para o preenchimento do questionário abaixo, o qual será utilizado para a elaboração de um estudo monográfico.

A identificação do professor e da escola serão ocultados no trabalho.  PARTE 1: DADOS PESSOAIS. Tempo e Atuação na Área: _________________________________________ Série que Leciona: _______________ Formação: ( ) Médio ( ) Superior Cursando ( ) Superior Completo Graduado.

534 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download