Universidades corporativas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Para a obtenção dos resultados, foram analisadas dezenas de obras e artigos de autores que debruçam-se sobre o tema e também pesquisas de mercado atuais. O referencial teórico constante deste artigo é composto de obras publicadas entre os anos 1999 à 2010. Os resultados apontaram significativas vantagens na implantação de centros de UC pelas empresas, tanto no que se refere ao desempenho do negócio, como sob a ótica dos colaboradores beneficiados com a qualificação profissional facilitada proporcionada pelo EAD, mostrando-se, portanto, resultados satisfatórios validando a pesquisa apresentada. Palavras-chave: Educação corporativa a Distância, Universidade Corporativa, EAD, UniBB. INTRODUÇÃO Esse tema procurará mostrar a importância e impactos que o ensino a distância representa, tanto na qualificação profissional de indivíduos, quanto nas estratégias de crescimento e competitividade de organizações empresariais.

a define como um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”. De forma complementar, Maria Pereira Eboli, professora e coordenadora de projetos no programa de estudos em gestão de pessoas (PROGEP) da FEA/USP, define a missão da educação corporativa da seguinte maneira: Consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação) através de um processo de aprendizagem ativa e contínua. A utilização de tecnologia de ponta acoplada a uma nova metodologia de trabalho permite que todos dentro da empresa usem as informações disponíveis e atuem como fornecedores de novas informações, alimentando o sistema.

EBOLI, 1999, p. Ainda de acordo com (EBOLI M. Concernente às suas características, a UC pode ser estruturada tanto física quanto virtualmente, ainda que a estrutura virtual seja a mais comumente utilizada, há também as empresas que disponibilizam espaços físicos próprios ou em parceira com espaços acadêmicos tradicionais. Martins (2004) à esse respeito, conclui que as unidades de educação corporativa possuem o espaço físico mais como um conceito do que uma realidade. As atividades pedagógicas podem ocorrer à distância, presencialmente ou de forma mista, semipresencial. A modalidade à distância, foco do presente estudo, proporciona aprendizado e interação através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Cerca de 70% do corpo docente é formado pelos próprios gerentes e executivos das instituições corporativas, Martins (2004) enfatiza que tal fato, agrega valor à cadeia produtiva.

Tal observação poderá se mostrar útil no sentido evolutivo das UCs e será devidamente analisada no decorrer deste estudo, à partir de obras publicadas e pesquisas de mercado. MÉTODO DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS Para atingir o objetivo proposto neste artigo foi realizada pesquisa bibliográfica e exploratória à partir de publicações existentes, a qual proporcionou uma visão ampliada do atual panorama dos aspectos e impactos proporcionados aos indivíduos e empresas, através da implementação de UCs em suas rotinas profissionais. Buscou-se, ainda, identificar a natureza, relações, causas, características e conexões entre os dados apresentados, utilizando-se das metodologias de pesquisa descritiva e qualitativa. CONCEITO E PANORAMA DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Eficaz estratégia de desenvolvimento, principalmente para os colaboradores, mas também para outros profissionais envolvidos nos processos de trabalho de uma empresa, como fornecedores ou parceiros estratégicos, as UCs visam ensinar técnicas que melhoram o desempenho organizacional como um todo.

São universidades custeadas por empresas onde o ensino é voltado ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos colaboradores para com a organização. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) trouxe o panorama de dados relativos à educação corporativa no Brasil (ABTD, 2015). A pesquisa demonstrou que cada trabalhador brasileiro recebe em média 16 horas anuais de treinamento pela empresa, foi citado ainda, como forma de comparação, que nos Estados Unidos essa média é de 31,5 horas. A pesquisa levantou ainda que embora 86% das empresas pesquisadas tenham um orçamento dedicado à educação corporativa, apenas 17% delas têm UC implantada e, ainda, 13% não realizam qualquer investimento em treinamento e desenvolvimento de funcionários. O EAD, ou também chamado e-Learning, hoje é uma realidade bastante presente nas grandes empresas, sua eficácia se dá pela eliminação das barreiras de tempo e distância, potencializando assim, os recursos investidos em treinamento de pessoal e, ainda, o acesso dos funcionários aos programas de educação e treinamento da organização se difunde com os valores e cultura da empresa, agregando-lhe valor de mercado.

Em termos de desenvolvimento de pessoas, há diferenças substanciais entre os centros de treinamento (T&D) tradicionais e as UCs. Brauer e Albertin (2010), destacam algumas limitações possivelmente originárias da proposta pedagógica elaborada para o modelo de ensino tradicional e que se mostra em desacordo com o EAD e que esse pode ser motivo de frustrações por parte dos alunos, desencadeando resistências, desistências ou até mesmo o encerramento de cursos. Os mesmos autores afirmam, ainda, que há uma certa resistência por parte dos funcionários-alunos na utilização total das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, devido à muitos não serem familiarizados com os recursos e ferramentas desse modelo de educação. CASE UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO DO BRASIL (UniBB) O Banco do Brasil, uma das maiores empresas estatais do país que emprega milhares de funcionários, possui uma das maiores UCs plenamente implementadas, eleita a melhor do mundo3, e que é atualmente, considerada modelo na formação de funcionários, auxiliando-os a aprimorar seus talentos, crescer profissionalmente e contribuir para a realização dos negócios da empresa.

A Universidade Corporativa do Banco do Brasil (UniBB), criada em 2002, e que segundo relato institucional do próprio banco4, possui o papel de desenvolver a excelência humana e profissional, por meio da criação de valor em soluções educacionais, contribuindo assim, para a melhoria do desempenho organizacional e o fortalecimento da imagem da estatal. De acordo com levantamento feito pela Ciatech, empresa especializada em soluções de aprendizagem digital e referência no mercado de educação corporativa (Ciatech, 2016), a UniBB, atualmente, se dedica ao desenvolvimento de seus 112 mil funcionários. No segmento de educação continuada, milhares de bolsas de estudos são ofertadas anualmente, desde cursos de idiomas, graduação, especialização, até MBA, mestrado e doutorado. Sobre a capacitação de líderes, o executivo do banco, Carlos Netto, afirma: Para a capacitação de líderes e futuros líderes do BB, contamos com parcerias com instituições de renome internacional, como as universidades de Chicago e Columbia, nos Estados Unidos, e o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, referência mundial entre as escolas de negócios2.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES Tendo como base o referencial teórico, é possível afirmar que a partir do ano 2000 iniciou-se um forte interesse das empresas brasileiras em implantarem a UC como principal meio de treinamento de recursos humanos. Esse interesse vêm sendo largamente demonstrado com os altos percentuais de crescimento das UCs no país, conforme demonstra pesquisa realizada pela Consultoria Deloitte (Deloitte & DM, 2016). Considerando as vantagens investigadas nesse estudo, UC mostrou-se um conceito de significativa relevância para os colaboradores da empresa, que têm à sua disposição oportunidade de qualificação e crescimento profissional, conjuntamente ao aumento de desempenho nos processos e negócios da empresa, a partir do investimento em seu capital humano, onde ficou demonstrado a capacidade de agregar valor e maior competitividade às organizações empresariais.

A modelo de ensino mostrou mais vantagens que desvantagens, e estas últimas, por sua vez, ao observar alguns fatores que podem influenciar na eficácia do processo de ensino e aprendizagem, os resultados demonstraram serem desafios passíveis de contorno e/ou superação, segundo apontam Teperino et. al (2006). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. O panorama do treinamento no Brasil. ABTD, 2015. BRAUER, M. ALBERTIN, A. L. Resistência à educação a distância na educação. Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Administração. deloitte. com/content/dam/Deloitte/br/Documents/deloitte-educacao/educa%C3%A7%C3%A3o_corporativa. pdf>. Acesso em 16 de fevereiro de 2018. EBOLI, M. MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.

MORAN, J. Disponível em <https://www. unibb. com. br/>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2018. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação dos CEADs para a escolha de modelos adequados, Julho, 2007. CINTED-UFRGS. v. n. TEPERINO, A.

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