EDUCAÇÃO INFANTIL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão, deficiência, educação infantil. SUMÁRIO 1-INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………. DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………………. História da Educação Inclusiva no Brasil e no Mundo …………………. Educação Infantil e Inclusão ……………………………………………………08 2. Desta forma destacasse neste trabalho algumas de suas dificuldades e formas de serem resolvidas. DESENVOLVIMENTO 2. História da Educação Inclusiva no Brasil e no Mundo Desde muitos anos no mundo as pessoas com deficiências são tratadas com indiferenças por serem consideradas desiguais dos demais seres humanos, em alguns lugares do mundo essas pessoas eram mortas, lançadas ao mar, em precipícios, tiradas de suas famílias por não fazerem parte de uma forma consideradas perfeita para o restante de seu povo. Mas será que sempre foi assim? No início da humanidade, na época de homens primitivos, eles também tinham esse preconceito com os seus por terem algum tipo de deficiência? Não, encontramos pesquisadores, historiadores que nos revelam que existiam pessoas com deficiências e que faziam parte de uma sociedade, claro que não podemos afirmar como eram tratadas, mas através dos fatos sabemos que viviam trabalhando e praticando suas culturas junto com seu povo.

Na Pré história nos são apresentados alguns povos que ao serem estudas seus ossos foram encontradas anomalias que definem deficiências no caso de: Homem Cro-Magnon, Pythecantropus erectus, Homem de Neandertal, em cavernas foram encontradas em suas pinturas mãos faltando dedos, isto nos revelam que já existiam pessoas deficientes. Dar o direito de viver da forma que mais lhe seja adequada é não somente aceitar a pessoa como ela é, mas também respeitar o outro para que o seu respeito seja mútuo. Que bom seria se todos descem ao próximo o direito de viver como nos foi apresentado no trecho de Vinicius Gaspar Garcia (2011) quando nos fala sobre o respeito dado as pessoas com deficiência na Filadélfia nos EUA. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, pág.

vem nos falar sobre as leis, mais precisamente sobre a Lei nº 853/89, que nos fala: Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais. A lei nos apresenta de forma clara e objetiva o direito que essas pessoas têm em uma sociedade, que é o direito de viver como outros cidadãos, podendo estudar, trabalhar, comprar, vender ter seus direitos individuais e sociais garantidos e respeitados, tomando como exemplo os EUA. Não basta sonhar. É preciso saber como construir o sonho. Diante de tanta dificuldade crianças com necessidades educacionais especiais como deficientes físicos não encontram escolas que sejam adaptadas para o seu ir e vir, deficientes visuais tendo as mesmas dificuldades e as poucas escolas adaptadas são caras, sendo desta forma muitos não podem pagar ou então se barram nos tão conhecidos sistemas de cotas sendo difícil de conseguir uma vaga.

Já no caso de outras deficiências não se encontram nas escolas de Educação Infantil profissionais preparados para atender adequadamente essas crianças e desta forma as mesmas optam por não aceitarem alunos deficientes. Sendo que a lei nos é clara quando diz: Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência, comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos. “Buscamos também promover o desenvolvimento das famílias, pois acreditamos que pais em processo de emancipação têm mais possibilidades de escolha e são mais preparados para favorecer a inclusão familiar e social dos seus filhos. ” APAE – SP Trabalhar a inclusão com a família é algo primordial para que crianças desde muito pequenas saibam o seu lugar no mundo, não em um mundo cheio de restrições, de barreiras, mas em um mundo aberto para sua inclusão e que seu lugar como cidadão seja garantindo, e sempre tendo a família por perto faz com que seja mais fácil esse processo.

Não nos deixemos levar pela generalização de que tudo na vida dessas crianças deficientes nem tudo é dificuldades e problemas, claro que muita coisa está sendo feita, muitas mudanças estão sendo realizadas para que melhor sejam suas vidas escolares. Vivenciando o dia a dia das crianças na educação infantil nos faz pensar que muitos de nossos problemas para garantir uma vida melhor a essas crianças é cada vez mais importantes, por que para o pensar infantil de cada um é um conto de fadas que os levam a viajar em um mundo de aventuras, desejos, imaginação, mas para garantirmos que tudo isso se torne um final feliz é necessário que profissionais seja qualificados, o mercado de trabalho seja rígidos em suas contratações, que não se deixem cair pelo conto de que na pratica se aprende, sim na pratica adquirimos conhecimentos e melhoras o que já nos foi ensinado, que profissionais da educação vivam em constante busca pelo conhecimento para que tudo isso seja feito a diferença quando na pratica teremos que usar.

que a crianças na educação infantil não sejam tratadas como um simples momento de diversão, diversão sim, brincadeiras sim, mas com fundamentos, com bases, com alicerce que os levarão ao conhecimento. deficiencia. no. comunidades. net/, que nos traz informações de forma clara e objetiva. • Deficiência visual O site nos fala que deficiência visual é: [. Este tipo de deficiência pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de mal formação. Diferente das outras deficiências a deficiência motora afeta o individua em sua mobilidade, sendo assim será necessário que a escola esteja adaptada em sua estrutura para cadeira de rodas, por exemplo. • Deficiência mental Segundo o site deficiência: Deficiência mental é a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afectam outras regiões ou áreas cerebrais.

Deficiente mental não terá o mesmo rendimento por ter problemas que ocorrem no cérebro desta forma está deficiência pode ser diagnostica como profunda, grave/severa, moderada/média e leve/ligeira, só para nível de conhecimento, não entraremos aqui na descrição profunda da deficiência. Para uma pessoa com deficiência mental na educação infantil é necessário que lhe seja trabalho os seguintes parâmetros: • Actuação pedagógica orientada: • Estimulação e motivação para a aprendizagem e para actividades relacionais; • Educação sensoriomotora e psicomotora; • Treino de autonomia e hábitos de higiene; • Educação rítmica; • Iniciação à comunicação social; • Educação verbal elementar. Infelizmente muito preconceito em relação às crianças com deficiência existe, seja por falta de informação, isso tem que ser mudado uma criança com deficiência física, por exemplo, não significa que não seja capaz de viver no meio das crianças ditas como “normais”, claro que precisa de uma atenção maior, mas para isso existe a inclusão.

Verificamos neste pequeno artigo que muito se há a fazer mas, com força de vontade e dedicação resultados aparecerão muito rápido. A deficiência está naqueles que não conseguem enxergar as suas verdadeiras eficiências. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS • APAE – SP- Acesso em 26/05/2017– 20h14min, Disponível em: http://www. apaesp. gov. br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes. pdf • Declaração de Salamanca – Acesso em 26/05/2017 – 18h40min, Disponível em: http://portal. mec. gov. comunidades. net/index. php?pagina=1343040183_04 • http://revista. fundacaoaprender. org. br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1. pdf • Vinícius Gaspar Garcia - As pessoas com deficiência na história do mundo - Acesso em: 24/05/2017 – 15h20min, Disponível em: http://www. bengalalegal. com/pcd-mundial • ZÓRTEA, Ana M. Inclusão na Educação Infantil: as crianças nos (des) encontros com seus pares.

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