OS PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS PARA NOVA ERA TECNOLÓGICA?

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Um professor que não acompanha a era tecnológica, não será capaz de formar cidadãos em condições de acompanhar tais avanços. Também será trabalhado no laboratório de informática do Paraná Digital, os aplicativos do Linux como: processador de texto, slides, planilhas eletrônicas, acesso a internet, dentre outros. Espera-se que ao final do trabalho, os professores estejam aptos na utilização do computador, bem como, preparados para inovar suas práticas pedagógicas Palavras-chave: Computador. Aprendizagem. Educação. Methodology. Technology. Computer. Sumário 1 INTRODUÇÃO. FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA. TIPO DE ESTUDO E ABORDAGEM. QUESTÕES NORTEADORES DA PESQUISA. O LOCAL/CONTEXTO. OS INFORMANTES/SUJEITOS. A COLETA DE DADOS OCORREU EM DUAS ETAPAS:. No entanto, a questão é: como os professores estão se apropriando dessas novas ferramentas tecnológicas disponíveis na escola? Se faz necessário não somente saber manusear, mas principalmente saber utilizar de forma pedagógica, para que estas possam provocar impactos positivos na escola.

Neste trabalho serão apresentadas algumas possibilidades e limitações do uso do computador na prática pedagógica dos professores, em que que “o impacto não depende da tecnologia, mas do que é feito com ela. ” Sendo assim, vemos que o computador também tem suas limitações na educação. VALENTE, 2005, p. Salientaremos as inúmeras possibilidades que o computador oferece na prática pedagógica do professor, desde que seja utilizado de forma adequada e responsável pelos profissionais da educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS − Conhecer o computador como ferramenta pedagógica na prática docente; − Demonstrar o uso das diferentes linguagens de mídias na escola; − Refletir sua prática pedagógica e perceber o potencial das mídias disponíveis na escola; - Articular os conhecimentos com as novas metodologias; − Facilitar o processo ensino/aprendizagem.

JUSTICATIVA A escolha do tema foi motivada em função de observar a dificuldade de muitos professores em utilizar as mídias disponíveis na escola, especificamente o computador. A compreensão do processo educativo mediado pelo computador irá oportunizar a instrumentação nas diversas possibilidades de uso das novas tecnologias com vistas a desenvolver novos meios de orientar a aprendizagem dos estudantes. Este estudo contribuirá no sentido de ampliação do conhecimento dos professores sobre ser educador, como também na reflexividade de atuação em sala de aula, principalmente, instigando-os a pensar novas alternativas por meio dessas novas tecnologias, visto que na aquisição da aprendizagem os computadores serão somente ferramentas de apoio nesse processo. O bom uso do computador na escola será garantido a partir de propostas que coloquem os estudantes como sujeitos ativos no processo de interação, busca de informações e construção do conhecimento.

Os professores que afirmam que o uso do computador desumaniza o ensino, sem se dar conta de que os instrumentos que utilizam (do livro ao quadro de giz), as tecnologias simbólicas que medeiam a sua comunicação com os alunos ou fazem parte da mesma (linguagem, representações icônicas, o próprio conteúdo do currículo) e as tecnologias organizadas (gestão e controle da aprendizagem, disciplina. estão configurando a sua própria visão e relação com o mundo e seus estudantes. A pergunta que poucas vezes é feita é se a tecnologia mais adequada para responder aos problemas atuais do ensino é a escola. Pessoas que sustentam apaixonadas discussões sobre os perigos da informática, mas usam todos os aparelhos (do carro ao telefone, passando pelos eletrodomésticos) que possam tornar a vida mais confortável, sem se perguntar como tais tecnologias modelam as suas vidas, nem os custos sociais e ecológicos que sustentam o seu conforto.

SANCHO, SANCHO, 1998, p. Necessitamos repensar os meios de ensino e a atualização dos mesmos, na prática pedagógica dos professores neste contexto atual. Procurar utilizar todas as possibilidades, das mais antigas até as atuais. Nesse sentido, inovar a forma de ensinar e inserir o sujeito cidadão no seu tempo, no seu momento. Nesse novo contexto, o papel do professor está mudando, agora seu maior desafio é reaprender a aprender. Compreender que ele não é o único transmissor do conhecimento, mas sim aquele que ensina e que faz aprender, sendo o mediador entre conhecimento e realidade. O computador e principalmente a internet, são recursos riquíssimos que vem contribuir na melhoria da aprendizagem, mas para isso é necessário mudanças no currículo escolar, ou seja, que seja criada uma nova metodologia, repensando assim qual o verdadeiro significado da aprendizagem.

Uma aprendizagem que tenha espaço para a promoção da construção do conhecimento. O conhecimento não é algo que se recebe, mas concebido como relação, ou produto da relação entre o sujeito e seu conhecimento, onde esse sujeito descobre, constrói e modifica, de forma criativa seu próprio conhecimento. Hoje o grande desafio é trazer para a sala de aula uma nova realidade, mas para isso devemos estar prontos para mudanças, quebras paradigmas no processo educacional. A escola é responsável pelo ensino aprendizagem, portanto cabe a ela também introduzir a utilização do computador nesse processo, utilizar as tecnologias disponíveis, permitindo assim a inclusão social, integrando diferentes iniciativas metodológicas. ou entramos nesse processo de busca, de investigação, de aprendizado do novo, ou esperamos para que sejamos ensinados o já então não novo, ou então adaptados ao papel de subordinado e de opressor, como foram as velhas tecnologias do período colonial e da implementação de uma industrialização subserviente provocando as grandes distorções hoje sentidas.

D’ AMBRÓSIO, 1994, p. Portanto, a formação do professor para a essa nova era tecnológica, ou seja, para o novo paradigma emergente, necessita ser revista cuidadosamente, no sentido de redimensionar dignamente seu papel na escola e na sociedade. Sabemos que o professor não é o dono do saber; ele aprende com o aluno. Essa é uma afirmativa bastante sábia, se for sabiamente compreendida. Uma coisa é o professor reconhecer que pode estar aprendendo com o aluno algo de extrema importância para ele, outra coisa, é que esse argumento pode servir para disfarçar resistências que o professor possa ter diante de uma nova situação de aprendizagem. Essa é uma questão um tanto sutil. Mas pode ser clareada quando o entendimento dessa afirmação, é o de acolher de maneira louvável a atitude do uso do computador, onde o professor precisa estar sempre aprendendo.

Podemos apresentar o seguinte mapa conceitual representando o processo educativo entre tecnologia, professor e aluno da seguinte forma: FIGURA 1 – MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO FONTE: LUCIA GRANDE CONRADO O mapa conceitual acima estabelece as relações para a efetivação de uma aprendizagem significativa que atinja a excelência na construção do conhecimento 14 através da tecnologia. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO Através da inserção das tecnologias digitais na educação, as políticas sociais vêm transformando as relações de trabalho de forma significativa no dia a dia dos profissionais da educação, bem como, em todas as áreas. Para isso, é fundamental a consciência crítica, o questionamento para a construção ou para a realização de intervenção alternativa. O professor ao organizar seu Plano de Trabalho Docente, utilizando as novas tecnologias, estará inovando sua prática pedagógicas, qualificando o processo de ensino aprendizagem.

RELAÇÃO PROFESSOR X TECNOLOGIA Devemos lembrar que o professor com vinte anos de magistério, não pode de uma hora para outra parar de usar o seu velho e eficaz amigo giz, ressaltando que o mesmo não deixa de ser uma tecnologia. Portanto, como cobrar que ele use o laboratório de informática com a mesma agilidade de um adolescente que já esta habituado ao uso do computador desde pequeno, seja para jogar ou para “bater um papo”? O uso em sala de aula do computador pode ser muito sucedido desde que bem usado, ou seja, com objetivos definidos e planejamento das ações que serão desenvolvidas. Antes do professor levar o aluno para o laboratório de informática, ele necessita de capacitação para se sentir seguro e confiante ao utilizá-lo.

Assim, ele assume o papel de mediador do conhecimento, bem como, da interação entre 16 os sujeitos, auxiliando no processo da construção do conhecimento desses sujeitos. O professor, sendo mediador e facilitador do processo de ensino aprendizagem, utilizando as ferramentas pedagógicas eletrônicas, irá desenvolver em sua prática pedagógica as novas tecnologias de ensino utilizando as tecnologias digitais. Assim, o aluno terá uma sustentação mental, a qual dará suporte para o uso da ferramenta tecnológica em qualquer situação de seu cotidiano. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A utilização do computador se dá através da tecnologia na Educação. No entanto, não podemos restringi-la apenas ao uso do computador, precisamos incluir nesse processo, todas as mídias disponíveis na escola como: uso de televisão, do vídeo, do rádio e do cinema na promoção da educação.

A sociedade de informação vem significar uma quebra de paradigmas em relação a 17 trajetória de evolução social, econômica e educacional da nova sociedade, moldada a partir da rápida evolução das tecnologias de comunicação e informação, pois a sociedade da informação está apoiada num cenário pós-moderno, informático, onde o indivíduo percebe uma certa angústia diante do impacto gerado pela velocidade com que a tecnologia tem evoluído e disponibilizado a informação, através dos meios de comunicação. Podemos perceber que em todos os segmentos da sociedade, a informação passou a ser elemento-chave e sua disponibilidade tem crescido muito. Os avanços tecnológicos, na grande realidade estão aliados às mudanças dos paradigmas econômicos e produtivos, levando-nos a um amplo questionamento educacional, o qual envolve questionar não somente os estabelecimentos de ensino como também as práticas pedagógicas executadas por seus professores.

A visão educacional historicamente instável, baseada no conceito de que o professor transmite um conjunto fixo de informações aos educandos, vem sendo substituída por um enfoque educacional voltado aos processos de construção, gestão e disseminação do conhecimento, com ênfase no “aprender a aprender” e no aprendizado ao longo da vida. DUDZIAK, 2003, p. Para que aconteça essa formação continuada, se faz necessário um diagnóstico da realidade de cada escola, através de pesquisa, a qual fornece subsídios necessários para sua realização. No ano de 2009, através do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Governo Federal pelo Programa PROINFO, foram implantados Núcleos Tecnológicos Municipais (NTMs), nos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga.

Com a implantação dos NTMs, cada Secretaria Municipal de Educação recebeu laboratórios de informática, assim como algumas escolas municipais. Os assessores do NTM foram capacitados pelos assessores pedagógicos das 19 CRTEs para dar início ao trabalho de cpacitação tecnológica com os professores municipais. Estes professores, receberam orientações de como utilizar as ferramentas disponíveis nos computadores, como também saber utilizar de forma pedagógica este novo recurso disponível na escola. • segundo caso foi direcionado aos professores da rede estadual que estão no final da carreira. A COLETA DE DADOS OCORREU EM DUAS ETAPAS: 1ª ETAPA: Nesta etapa foram realizadas entrevistas com professores que contou com um roteiro tendo como finalidade desvendar como estes estão sendo preparados para utilizar as novas tecnologias em sua prática pedagógica.

Seguido de aulas práticas no laboratório de informática, onde foram abordados vários conteúdos como: aplicativos do BrOffice, utilização da TV multimídia em suas aulas, utilização TV Paulo Freire, utilização do Portal dia a dia educação. a ETAPA: Foi feito um levantamento onde os professores especificaram quais eram suas dificuldades diante do computador e as mídias presentes na escola, tendo como finalidade subsidiar o trabalho das aulas práticas. Nessa etapa, foi trabalhado principalmente com os aplicativos do BrOffice, baixadores de vídeos e música, TV multimídia. Precisamos ter claro que uma prática pedagógica, não atenda apenas às exigências curriculares, mas que esta esteja comprometida com demandas prévias a qualquer currículo e intenção do professor.

Constamos que professores que já trabalham a mais tempo, não conseguem quebrar alguns paradigmas, dificultando assim a inovação em sua prática, ao contrário dos professores mais novos, em início de carreira, que já conseguem ver além das fronteiras, pois vivenciam com mais facilidade todo esse processo. Certamente, neste contexto, as TIC’s, principalmente o computador, deve ser meio e recurso importante na prática pedagógica do professor. Não é remédio para os problemas educacionais, mas podem ser caminhos que tornam os ambientes de aprendizagem informatizados, proporcionando a utilização de recursos que auxiliam na formação de alunos aprendizes e pesquisadores, capazes de identificar caminhos, tomar decisões de forma autônoma e seguir sua própria jornada. Percebemos na pesquisa também a capacidade que o computador tem como instrumento pedagógico para a elaboração de atividades, o qual permite ao aluno passar pelo processo de construção do conhecimento.

p. DINIZ, Melissa, Formação para trabalhar com tecnologia: o grande desafio de quem ensina, Nova Escola, São Paulo, dezembro/2009,. Disponível em: <http://revistaescola. abril. com. abr. FREIRE, Wendel, Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente, Rio de Janeiro, Wak Editora, outubro/2008. FRÓES,Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição – também disponível em <http://www. V. C. org. Educadores Rumo ao Século XXI: Uma Visão Multidisciplinar. São Paulo, UNESP, 1992. p. MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Artigo disponível online http://www. eca. overmundo. com. br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-aliancanecessaria. Acesso em 22/11/2010. SANCHO, Juana M. htm>. Acesso em 12 agosto 2010. VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação.

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