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AFETIVIDADE NO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO: a importância inerente do afeto no processo de ensino aprendizagem., Educação, TCC - 290

Número do pedido
290
Disciplina
Tipo
Processando
11 Outubro 2017
COMPLETO EM
13 Outubro 2017
Preço
R$1.176,00
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Escritor
Páginas: 55
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O desenvolvimento afetivo é a base para os demais desenvolvimentos da pessoa. Enquanto as emoções podem se referir tanto a pessoas quanto as coisas, fatos ou situações, os afetos constituem a classe restrita de emoções que acompanham algumas relações interpessoais, indicada pelo adjetivo “afetuoso”.
A necessidade de afeto é a necessidade de ser compreendido, assistido, ajudado nas dificuldades, seguido com olhar benévolo e confiante. Essa é a responsabilidade do educador: aprender esse olhar e ter disponibilidade para utilizá-lo no contato com o aprendente.
Uma modificação intervém na organização afetiva de um ser humano, ela repercute em todo o indivíduo, alterando a sua eficácia intelectual, suas atitudes e seu comportamento.
O trabalho está dividido em 4 capítulos: 1) O conceito de a Mostrar todos
Enquanto as emoções podem se referir tanto a pessoas quanto as coisas, fatos ou situações, os afetos constituem a classe restrita de emoções que acompanham algumas relações interpessoais, indicada pelo adjetivo “afetuoso”. A necessidade de afeto é a necessidade de ser compreendido, assistido, ajudado nas dificuldades, seguido com olhar benévolo e confiante. Essa é a responsabilidade do educador: aprender esse olhar e ter disponibilidade para utilizá-lo no contato com o aprendente.
O conceito de aprendizagem é muito amplo e sua definição permeia diversas teorias . É muito corrente o uso dos substantivos “ensino” e “aprendizagem” para fazer referência aos processos “ensinar” e “aprender”. Mas nem sempre fica claro que as palavras referem-se a um “processo” e não a “coisas estáticas” ou fixas. Nem sequer pode ser dito que correspondam a dois processos independentes ou separados. As respostas tradicionais não satisfazem. Definições como as de dicionário (ensinar é “dar instrução a”, “doutrinar”, “mostrar com ensinamento”, “demonstrar”, “instruir” etc.) são meros sinônimos ou redundâncias e não diferem muito das definições entre profissionais da Educação (“transmitir conhecimento ou conteúdo”, “informar”, “preparar”, “dar consciência” etc.).
Paulo Freire denunciou qu Mostrar todos
ALMEIDA, L. R de; MAHONEY, A. A. A Afetividade e a aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

ALVES. R. A Alegria de ensinar. São Paulo: Papirus, 2012.

ARCURI, I. G. Arte terapia: um novo campo do conhecimento. São Paulo: Vetor, 2006.

ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

FERNANDÉZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.

___________. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

SOUZA, I. Sá. Psicologia: a aprendizagem e seus problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olimpyo, 1970.

VASCONCELLOS; Mostrar todos
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