REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Fulano de Tal Local Ano do depósito SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 05 2. CONTEXTO HISTÓRICO DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. UMA BREVE LEITURA SOBRE PAPEL DOS GESTORES ESCOLARES EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. REFLEXÃO SOBRE OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. Objetivos. Surgiu para solucionar os problemas do sistema educacional, embora perceba-se que ocorre uma dicotomia entre a teoria e a prática, a gestão não é verdadeiramente democrática, encontrando-se assim em um processo de construção. Palavras chave: Educação Brasileira, Desigualdade Social, Políticas Públicas, Gestão Escolar, Ensino Público. Abstract This paper presents a reflection of the possible elements of the classification of the Brazilian education management, where it goes through a process of disruption with old paradigms, mainly in relation to the administration of public schools.

Democratic Educational Management emerges as a viable management model for Brazilian education and is in the process of being implemented in our schools. The participation of the school community, the autonomy of the school, its managers and the School Council. Antes da Constituição Federal de 1988, até era possível que os gestores dos sistemas e das escolas públicas pudessem optar por desenvolver ou não um tipo de gestão que se baseasse nas relações democráticas. A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. Atualmente, é mais comum ouvir falar em gestão democrática na escola do que em gestão democrática nos sistemas de ensino. Esta particularização, no entanto, parece não ter respaldo nem na Constituição Federal de 1988, que indica a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, como um dos princípios básicos que devem nortear o ensino.

Para o desenvolvimento deste trabalho foram implementadas estratégias de investigações como: aplicação levantamento de material bibliográfico e análise desses registros documentados (programas, políticas, leis e outros). A partir da segunda eleição de Getúlio Vargas, passando pela Era JK e pelo período subsequente e mesmo durante os anos da ditadura militar, seus discursos, obrigatoriamente, traziam alguma crítica ao subdesenvolvimento e uma promessa de superá-lo. A rapidez das transformações provocou brutais desequilíbrios de ordem regional, social e cultural, dos quais resultaram problemas que se converteram em ações políticas, as quais colaboraram e xeque as estruturas do poder. Ainda que numa conjuntura ditada pelo colapso do comunismo e pelo fim da velha ordem mundial da Guerra Fria, a história futura da nação brasileira continuará sendo definida com base nesse legado de reiterada capacidade de retomada dos anseios mais justos e mais nobres, realização que será tarefa das gerações vindouras.

Tarefa para o futuro. Coleção Brasil 500 anos, São Paulo. Deve proporcionar ações em que todos participem e compartilhem e ainda garantir a formação continuada aos seus profissionais para contribuir na qualificação da prática pedagógica. O diretor da escola tem uma importância fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos: físico, sociopolítico, relacional, material, financeiro e pedagógico. Cabe aos profissionais da educação fazerem valer o seu papel de educador, dando ênfase a um ensino mais democrático, com diálogos abertos, com informações que provoquem reflexões a respsociais existentes. É importante que se trabalhe sempre com o concreto, assim o educando se sentirá estimulado a criar situações como todo o processo democrático, que é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação.

PARO, 1997, p. Dessa forma, o responsável último pela escola deixaria de ser o diretor, passando a ser o próprio conselho, em corresponsabilidade com o diretor, que dele também faz parte. Com isso, conclui-se que é desejável que o diretor tem de dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condição para alcançá-la. REFLEXÃO SOBRE OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. Para ingressar nesse capitulo, é válido enfatizar, o mais sintetizadamente o possível, a respeito do importante trabalho Projeto Político Pedagógico, ou PPP, como também é conhecido, é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade através da reflexão das ações necessárias a construção de uma nova realidade.

É antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. Objetivo Geral Contextualizar fatores históricos, sociais e econômicos que contribuíram para o desenvolvimento da atual gestão educacional no Brasil identificando a realidade e os problemas educacionais impulsionadores do Projeto Político Pedagógico. Objetivos Específicos. • Estudar os fatores que ocasionam ano Projeto Político Pedagógico brasileiro; • Conhecer a realidade administração educacional e as mudanças positivas ou negativas que ocorrem nos últimos anos; • Realizar uma análise crítica sobre os conhecimentos obtidos na pesquisa bibliográfica e documental, chegando a conclusões sobre algumas possibilidades que podem levar o país a educação mais qualificada via conselhos, gestores e sociedade, para minimização dos problemas educacionais. Justificativa O presente estudo apresenta a importância social da pesquisa bibliográfica e documental como contributiva para próximas consultas acadêmicas e principalmente em construir uma análise crítica acerca da atual administração da educação pública brasileira.

Pretende assim, possibilitar a ampliação dos estudos sobre a concepção Gestão Escolar Democrática, uma vez que a participação efetiva de pais, alunos, funcionários, professores e gestores é um dos requisitos para o processo de tomada de efetivar que todos os segmentos construam. Assim o método se caracteriza por uma abordagem ampla dos fenômenos da natureza e da sociedade (LAKATOS E MARCONI, 1991). Esta pesquisa foi baseada no método de pesquisa bibliográfica, com o objetivo mais de entender algumas questões de desigualdades social no Brasil e estudar a realidade social do País. Segundo Gil (1999, p. a principal vantagem de uma pesquisa bibliográfica é “o fato de exigir do pesquisador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”, além de poder ser realizada a partir de um material já elaborado, facilitando a pesquisa.

Além da pesquisa bibliográfica também se realizou a pesquisa documental, com objetivo de coletar dados sobre o Brasil. Nesta parte da pesquisa o trabalho de coleta foi mais restrito a informações extraídas de sites das secretarias federais e programas com o objetivo de encontrar informações sobre quais foram os principais programas educacionais desenvolvido. Como última parte do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental junto sites governamentais brasileiros. Na parte documental foram pesquisadas leis de Instituição e formação nacional, relatórios do PDE - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL e afins com o objetivo de investigar atuais informações sobre as características da gestão escolar brasileira. Através deste plano metodológico foi possível desenvolver o trabalho de pesquisa, pois acredita-se que os métodos empregados estão de acordo com a propostas a ser desenvolvida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Com as pesquisas realizadas para o desenvolvimento desse trabalho pode-se concluir que Falar em Gestão Democrática é acreditar em uma educação com relevância social e, logo, em uma escola construída a partir da ação coletiva. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996. ESCOLA, Brasil. Meu Artigo. O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS. Disponível em: https://meuartigo. brasilescola. ed: Atlas, 1991. LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis/RS: Vozes, 2006. Série Cadernos de Gestão). diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_gestao_pdp_luciana_paulista_da_silva. pdf> Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

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