A capoeira na educação fisica

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. ” Rubens Alves RESUMO Esta averiguação busca uma abordagem bibliográfica através de um ponto de vista nos fatores pedagógicos do caráter da capoeira na educação física escolar, com o apoio dos PCN’s e sua aplicação e começos pedagógicos do uso da capoeira na educação física escolar, despontando as aptidões motoras adquiridas pelos alunos durante a participação nas aulas de capoeira na escola. Abordamos ainda da importância da concepção do professor de capoeira e sua didática de ensino, dando ênfase a concepção acadêmica e sua contribuição no ensino da capoeira no ambiente escolar. E alçamos a importância da capoeira como meio de inclusão social e resgate da cidadania, como utilizar a prática da capoeira na educação física escolar e sua taxa para a aplicação da Lei 10.

o reconhecimento da capoeira como forma de desempenho dos valores de nossa sociedade, a cultura corporal da oscilação a partir da visão afro-brasileira e sua influência na sociedade contemporânea, e finalmente a capoeira como instrumento promotor da inclusão social e fomentadora da cidadania. Objetivos Específicos ou Secundários 10 3. JUSTIFICATIVA 11 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12 5. Metodologia 16 6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 17 7. Foi neste argumento em que se iniciou uma crítica das circulações sociais sob a ótica do direito social grupal e da cidadania em coletividade de grupos sociais oprimidos e/ou discriminados. Os conhecimentos de ações coletivas mais atualizadas apontam duas inovações principais: uma quanto ao formato organizacional (redes, parcerias, iniciativas, campanhas de solidariedade, etc. e outra tudo quanto ao conteúdo da ação (sentido da cidadania, justiça social, qualidade de vida, etc.

GOHN, 1997). A escola depara-se nesta relação, a partir do período em que foi convidada a assumir a responsabilidade pelo processo de contenção e efetivação da cidadania. “Capoeira é para homem, menino e mulher” Mestre Pastinha (1988). O praticante de capoeira encanta-se com tantas probabilidades ao seu alcance de crescimento individual e coletivo. Para que se conserve o axé (energia positiva que envolve a dinâmica da roda) todos necessitam participar respondendo em coro, batendo palmas, tocando utensílios (Berimbau, pandeiro, reco-reco, atabaque e agogô), relacionando-se fixamente uns com os outros. Em Maceió a capoeira já se deparou-se com sua maior utilidade que é a de participar no processo de “formação para a cidadania”, trabalhando com pessoas de várias classes sociais: pessoas de todas as idades, menores na rua, portadores de obrigações especiais 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

Confinamos do entrosamento que o homem é um ser de acordo com a história construído e culturalmente modificado dentro de uma sociedade, dotado se um senso criativo capaz de interferir na cultura a qual incumbe e por ela também ser modificado.

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