A Neurociência no Ensino Superior

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os resultados e conclusão deste estudo, foram de grande valia e êxito, trazendo a certeza de que o educador que utiliza a Neurociência como ferramenta em seu dia a dia enriquece o ambiente escolar, facilita o ensino aprendizagem, compreende cada aprendiz que passa por sua vida e está qualificado e preparado para o ensino, e dificuldades diversas que surgirem em seu caminho. Palavras Chave: Relevância, Neurociência, Educador. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema principal a Neurociência na Formação Superior. Portanto, através dos estudos e pesquisas aqui realizadas buscaremos encontrar dicas diante do problema descrito neste trabalho como :Qual é a relevância da Neurociência para o educador? Nosso objetivo primordial é conscientizar o mesmo, em sua formação, da necessidade de preparo para lidar, com sabedoria e conhecimento no dia a dia em sala de aula.

E, especificamente, ampliar conhecimentos e atividades educacionais para o educador; qualificar e capacitar os profissionais da educação com a ajuda da Neurociência. Por isso, Guerra traz uma abordagem cientifica, com a finalidade de mostrar, a cada educador, o quanto é importante conhecer a realidade e dificuldades de cada aluno, a fim de tornar o processo ensino aprendizagem mais facilitador. Por conseguinte, para compreendermos melhor a Neurociência e seus efeitos na Educação, com êxito, revela ser necessário a compreensão de parte do cérebro denominada córtex e suas funções, o que é de grande importância para o educador. No córtex cerebral estão os lobos cerebrais de acordo com ossos que cobrem a cabeça; onde percebe-se os lobos frontal, parietal, temporal e occipital, cortical e área das informações sensoriais.

Assim, aqui está o centro das sensações, conduzidas até ao cérebro através dos neurônios, com isso é possível entender que para cada sensação corporal e dos membros de nosso corpo, há uma área responsável no córtex cerebral. É como se fosse a cabine de comando de nosso viver, onde seus informantes são os neurônios e quando ocorre uma lesão, por menor que seja, em um desses neurônios há então uma perda significativa de movimento ou outra sequela; como no caso de uma lesão medular; que ocorre quando os neurônios ligados a medula são feridos e há uma interrupção na rede de informação ao córtex e como resultado o indivíduo perde a sensibilidade e estimulo do movimento dos membros.

A Neurociência na Educação. O desafio da Neurociência na educação é instigar o educador á exercer métodos didáticos que estimulam o cérebro e suas funções, assim sendo, o educador terá a possibilidade de conhecer seu aprendiz e diagnosticar com precisão suas necessidades especiais e ir direto ao ponto, com assertividade. Isso leva o docente, em suas mais variadas atuações, respeitar as limitações de cada aprendiz e a precisão de um ensino apropriado as suas necessidades. Entretanto, a Neurociência na formação superior ainda está aquém do que poderia ser, é importante a adesão desta ciência na grade curricular dos cursos de licenciatura. A parceria entre educador e Neurociência contribui para o preparo de cada docente, no lidar com situações especiais como a dislexia, TDAH e outras necessidades especiais tão presentes na educação moderna e atual.

Segundo as técnicas da Neurociência, o docente necessita redirecionar suas atividades, ensino e método; propondo uma forma criativa, estimulante, interativa; focando sempre no dia a dia do discente, a fim de facilitar seu processo educacional. Portanto, para que isso aconteça, é sugerido um ambiente agradável e descontraído, rico em novidade e criatividade, para a educação de todos principalmente do ensino superior, por isso é aconselhável os intervalos de descanso, distração e relaxamento a fim de tornar a aprendizagem e atenção mais fáceis e de qualidade; poupando assim, o cérebro de desgastes; e desenvolver comportamentos saudáveis no ambiente de ensino. Pensando nisso, Muniz (2012, pág. e 27) diz “ Professores, cultivem no ambiente de ensino emoções positivas, promovam uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando os aprendentes abertos a novas ideias e experiências novas de aprendizagem.

O aluno é responsável pelo que aprende e nós, o professores educadores, os principais estimuladores e facilitadores, transformando aula em orientação, transmissão em construção, cópia em participação, prova em elaboração própria verdade em apropriação, o ambiente de sala de aula em laboratório de aprendizagens cientificas, emocionais e sociais, tornando o sujeito aprendente um exigente consumidor de conhecimento. É preciso desenvolver técnicas saudáveis e desafiadoras, cabíveis à história de vida e capacidades de cada discente e docente. Percebe-se que esta ciência prepara educadores para mudanças funcionais, enriquecendo sua inteligência e genialidade pessoal; é uma mudança segura, crescente, repleta de ideias, influenciando comportamentos, pensamentos, aquisição e produção de conhecimentos. Além disso, gera um excelente desenvolvimento cerebral, tornando o ato de ensinar algo prazeroso, interessante, fácil e fascinante.

Entretanto, é uma busca constante, extensa, em pesquisas; visando sempre um futuro de qualidade, com soluções fundamentadas na multidisciplinaridade, e com conquistas positivas ao longo do tempo. Considerações finais Diante do exposto nesta pesquisa, conclui-se que a contribuição da Neurociência no Ensino Superior é preparar o educador e profissionais da Educação inovadores para que sejam criativos, versáteis, que entendam as funções e estímulos cerebrais, oferecendo um ensino de qualidade; uma vez que seu objeto de trabalho é humano. Cosenza e Leonor B. Guerra. Porto Alegre: Artmed 2011. COSETE, Ramos.  Despertar de um gênio, aprendendo com o cérebro. out. Disponível em: Acesso em: 29/01/2015. LENT, Roberto.  Cem Bilhões de Neurônios: Conceito Fundamental da Neurociência. Rio de Janeiro: Vieira & Lent Casa Editorial, 2002.

2001 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download