COORDENAÇÃO MOTORA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre a aprendizagem motora para as crianças de 6 a 8 anos e as atividades voltadas para esta faixa etária. Para isso a metodologia utilizada estará pautada na intervenção de atividades físicas a partir de jogos e brincadeiras, onde será avaliado, analisado e auxiliado para alcançar os objetivos específicos de estimular as capacidades motoras e superar os conflitos, oportunizar a melhoria da coordenação motora ampla e global, identificar as crianças com dificuldade motoras e proporcionar momentos de atividades físicas e saudáveis. Esta pesquisa é fundamentada na reflexão e na compreensão de que trabalhar a coordenação motora desenvolve diversos aspectos e ao utilizar jogos e brincadeiras à criança aprende brincando promovendo o prazer pelo conhecimento.

Palavras-chave: Educação Física, Coordenação Motora, Desenvolvimento, Jogos e Brincadeiras. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 1. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamado de coordenação motora, classificada de duas maneiras: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Na coordenação motora grossa são usados os músculos maiores o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir descer, podendo ser desenvolvidas pelos exercícios de atividades esportivas, quando a criança tem um déficit nessas habilidades apresentam dificuldades em praticar atividades esportivas causando baixa autoestima. Na coordenação motora fina são usados os músculos pequenos como os das mãos e dos pés ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos e escrever, a criança realiza movimentos mais precisos desenvolvendo habilidades que acompanharão por toda a vida.

Desde pequeno é possível observar a coordenação motora, a criança responde a estímulos de diversas formas e cabe ao professor, nas primeiras séries iniciais, trabalhar a motricidade do aluno, desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades com movimentos precisos, fortes e rápidos. Neste contexto o projeto foi pensado para que as crianças desenvolvam a coordenação motora de forma geral. Segundo Paulo Freire (2003, p. “o papel do professor e da professora é ajudar o aluno e a aluna a descobrirem que dentro das dificuldades há o momento de prazer, de alegria”. Portanto o professor deve preparar atividades ligadas ao lúdico onde a criança além d aprender se diverte e brinca. Devido a este conceito de aprender brincando que este projeto foi elaborado visando a inclusão de jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem.

TEMA Intervenções na aula de Educação Física através de jogos e brincadeiras para promover o desenvolvimento da coordenação motora. Segundo BETTI & ZULIANI (2002): “A Educação Física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento. A Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica deve assumir então outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la e reproduzi-la e transformá-la”. p. PÚBLICO ALVO Este projeto será destinado aos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. PROBLEMATIZAÇÃO A falta de coordenação motora é um problema comum que vem desde a infância se não forem trabalhados adequadamente, os alunos apresentam certas dificuldades no que diz respeito ao rendimento motor.

Nesta época foram criados os Jogos Olímpicos. A Educação Física no Brasil teve origem devido à mistura de raças e culturas, desde os índios até os imigrantes, foi aprimorada de acordo com a necessidade de seu tempo. Tornou-se disciplina apenas na metade do século XIX, no tempo do Brasil Império, as leis da época incluíam a ginástica na grade curricular dos estudantes. Os primeiros professores de Educação Física foram os soldados que aplicavam a ginástica. Em 1846 a Escola Normal da Praça da República já tinha aulas de Educação Física, mas só em 1971 que ela foi reconhecida como importante prática educativa. Segundo SOARES (2003) será destacado os passos que auxiliará na busca do conhecimento da realidade para alcançar os objetivos propostos deste projeto.

Segundo GIL (2012) “os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem”. Os métodos e metodologias de ensino são destinados a efetivar o processo de ensino. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Primeira aula será feito uma roda de conversa explicando os benefícios de fazer exercícios físicos para a saúde e para a vida. O professor irá mediar os assuntos para que todas participem, interagindo e expondo suas ideias em forma de comunicação verbal e oral, é importante demonstrar imagens ou filmes/desenhos após a discussão para a melhor internalizarem o aprendizado. Na sexta aula será realizado “jogo de queima”, são dois times na quadra cada um de um lado, usando uma bola leve cada equipe deve acertar o adversário, onde a bola tocar em qualquer parte do corpo estará “queimado” e este deverá sair do jogo sentando-se no banco, com exceção da mão que é a única parte que pode tocar na bola tanto para jogar quanto para defender-se.

Alertar as crianças sobre o cuidado com o rosto para não machucar. Ganha a equipe que “queimar” todos os adversários. Na sétima aula será feito um “circuito”, o qual o professor deve preparar com os objetos e materiais disponível na escola (bambolê, fita crepe, giz de lousa, cadeira, caixa, corda, etc. tudo aquilo que pode favorecer um obstáculo para o circuito. ª Jogo Boliche Derrubar os pinos com a bola, trabalhar a atenção, concentração, praticar esportes de lazer. CONSIDERAÇÕES FINAIS A escola deve oferecer a oportunidade de aulas práticas e motoras, bem elaboradas e aplicadas por meio do lúdico, pois é essencial ao desenvolvimento integral da criança. O professor por sua vez deve planejar, elaborar e executar essas aulas com coerência, objetivos e determinação, respeitando a idade e o tempo das crianças e promovendo o aprendizado de forma significativa e qualitativa.

Podemos observar que a Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental I constitui-se me uma prática importante para o desenvolvimento da criança, diante disso o professor e a escola devem conhecer os objetivos e os conteúdos a serem trabalhados para alcançar o real desenvolvimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação (PCN – 1997) são orientações colaboradoras que auxiliam os professores e a escola a atingir estas metas. cookie. com. br/site/wp-content/uploads/2014/06/Caderno-de-Refer%C3%AAncia-Esporte-Aprendizagem-Motora. pdf. Acessado em 01 de Maio de 2018. Cadernos PDE. Volume 1, 2013. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/seb/arquivos/pdf/livro07. pdf. Acessado em 01 de Maio de 2018. FREIRE, Paulo. seed. pr. gov. br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=173. Coordenação Motora. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.

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