ArchiCAD

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Para o funcionamento destas cadeiras recorremos aos softwares que desenham, apenas para referenciar que os estudantes do curso de educação visual usam o software ArchiCAD que aparece nas suas variasversões do menos evoluído ao mais evoluído. Durante o curso, concretamente no segundo semestre do 3º ano, quando chegou a vez desta cadeira DAC1 opta se pelo uso do software ArchiCAD, onde maior número de estudantes não sabem como instalar este software no computador e é difícil possuir o seu Setup. Alguns estudantes deste cursam já instalados o aplicativo a anos atrás principalmente aqueles que já têmnoção partindo de estudantes do curso de engenharia, de arquitectura, familiares e amigos. Na última hora, preste a findar o semestre surgem colegas da turma podiam instalar este aplicativo por uma condição financeira.

Houve então esta oportunidade devido a maior procura de pessoal que podiam instalar aquele aplicativo. O importante é conhecer o máximo possível de todas ferramentas e o seu comportamento quando elas desaparecem no ambiente de trabalho e faze las aparece las de volta. A relação Softwares, Hardwares, DAC e Estudantes do Curso de Educação Visual não são saudáveis; Porque não existem condições para encontrar os possíveis meios legais para a cadeira. • Área geográfica de investigação – O trabalho será realizada com os estudantes do curso de Educação Visual do 4º ano da UPQ, Campus de Coalane Bloco 1. • Universo Populacional: Para a materialização deste trabalho, vai se trabalhar com todos os estudantes do Curso de Educação Visual do 4ºAno envolvidos com a situação em estudo para melhoria e familiarização com os softwares usados para o DAC, onde os estudantes deparam pela primeira vez ao ingressarem no curso de Educação Visual com recursos informáticos.

• Tipo e tamanho de amostra- Com este projecto pretende - se estudar os estudantes do curso de Educação visual de forma aleatória para perceber o que está por detrás do não domínio do software, em particular o ArchiCAD nos trabalhos executados com recurso ao software. Por outro, a falta de condições na compra de um dispositivo devido a falta de um recurso financeiro compromete a esta nova tecnologia que hoje em dia o nosso País está apostando. A nova tecnologia deve acompanhar a situações de cada estudante para conceber qualidades esperadas no final do curso, onde o seu rendimento depende da real situação que vivencia. Tudo aquilo que, podemos, visualizar em uma tela de um computador pode sertambém projectado por um DATASHOW.

E isso nos permite uma flexibilidade de uso). As aulas deveriam ser ministradas por meio de um DATASHOW, onde todos os estudantes tomem notas e se possível um estudante de cada vez para demonstrar o seu domínio na concepção de certas figuras tridimensionais, e não faz sentido o orientador da aula fazer se ia sozinho aos teclados do hardware, visto que, os teclados possuem um grande segredo. • Dependência do computador a colega e não ser disponibilizar na hora certa; • Congelamento frequente no computador por não possuir capacidade compatível com o programa. • Pedido de explicação do programa CAD ocorrido durante a execução de um trabalho, onde o companheiro que percebe encontra se ocupado e por vezes distante, caso seja noite dispensar o programa esperando alguém que possa ajudar.

• Custo associado a aquisição do computador: Existem no mercado diversas soluções, umas económicas, outras nem por isso. O seu custo vai depender das necessidades específicas de cada Empresa. • - Custo associado a aquisição do Hardware especifica que estas aplicações requerem: Normalmente estão associadas máquinas com características especiais, como por exemplo: Grande velocidade de processamento, placas gráficas com bastante memória e velocidade de processamento elevada e monitor mínimo recomendado de 17’ Justificativa Com base no tema dado, pretende melhorar as qualidades de uso e manuseio de programas que são usados para desenhar por meio de um computador, no outrora, os estudantes encarram pela primeira vez, com este recurso informático. É por ai que muitos estudantes possuem computadores na medida que já estão na faculdade como necessidade para atender o curso.

São destes e outros factores que levam os estudantes a não lidar se com certos programas do software e entre outros. Mas tudo isto, também tem a ver com a pobreza que afecta o País, onde do princípio cada estudante devia ter um computador e um técnico na superação do caso. • Olhando para este problema levanta se a seguinte questão: O que está por detrás do não domínio do software ArchiCAD, quanto a sua instalação manuseamento na Cadeira de DAC em particular para os estudantes do curso de Educação. Visual da UPQ? OBJECTIVOS DE PESQUISA • GERAL: Conhecer as dificuldades que os estudantes do curso de Educação visual enfrentam na Cadeira de DAC/CAD depois de se ingressar no ensino superior.

Hipóteses: H1 -Os estudantes do curso de Edu cação Visual do 4º ano, enfrentam dificuldades na instalação, uso correcto e manuseio adequado do Software ArchiCAD na Cadeira de Desenho Assistido ao Computador (DAC)? H2 - Os estudantes do curso de Edu cação Visual do 4º ano, não enfrentam dificuldades na instalação, uso correcto e manuseio adequado do Software ArchiCAD na Cadeira de Desenho Assistido ao Computador (DAC Referencial Teórico: ArchiCAD é um software de arquitetura CAD BIM para Macintosh e Windows desenvolvido pela companhia Húngara Graphisoft. ArchiCAD oferece soluções auxiliadas por computador para lidar com todos os aspectos comuns de estética e engenharia durante todo o processo de design do ambiente construindo - edifícios, interiores, áreas urbanas. Fig1ArchiCAD ArchiCAD (Características) Permite ao usuário trabalhar com objectos paramétricos com dados aprimoráveis (ou seja, permite ao usuário inserir ou modificar as informações já existentes do objecto), muitas vezes chamado de "objectos inteligentes" pelos usuários.

Isso difere do estilo operacional de outros programas de CAD criados na década de 1980. O produto permite que o usuário crie um "edifício virtual" com elementos estruturais virtuais como paredes, lajes, telhados, portas, janelas e móveis. Esta foi uma constatação da revista CADesign, que é uma referência e uma das poucas publicações na área de CAD/CAE/CAM no Brasil. A pesquisa foi no sentido de conferir como estão sendo formados os engenheiros e arquitectos da USP (Universidade de São Paulo), FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Faculdade de Belas Artes de São Paulo no que se refere ao uso dos computadores nas áreas de CAD/CAE/CAM. Para PFAFFENBERGEr (1992), CAD se refere ao uso do computador e de um programade projecto auxiliado por computador como ambiente de desenvolvimento de uma grande variedade de objectos e que possuem recursos complementares que permitem ao técnico produzir desenhos de acordo com as convenções de engenharia e arquitectura.

Assim, sistemas CAD nada mais são do que programas de computador que automatizam, facilitam e optimizam o projecto de produtos Computador na maioria dos sistemas CAD são usados computadores mais poderosos que permitem interacção bastante eficiente com os periféricos para produção de desenhos em larga escala. Computador - é uma máquina criada para facilitar as nossas vidas. ArchiCAD é um softwareCAD completo, que atende perfeitamente às demandas de projecto de estudantes, profissionais e escritórios de arquitectura de todos os tamanhos. Com os avanços tecnológicos e a busca por aprimorar a qualidade nos processos e serviços, há que melhorar a formação técnica a fim de obter-se valorização profissional e maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Assim, é preciso saber manipular ferramentas maleáveis, como o software gráfico ArchiCAD, capaz de optimizar os recursos disponíveis para o desenvolvimento das ideias e a elaboração de projectos técnicos viabilizando o Desenho Assistido por Computador, conforme BALDAM & COSTA (2008).

Nesse sentido, é importante disponibilizar à comunidade académica e à externa uma capacitação presencial na área de computação gráfica com a actividade “Desenho técnico sem prancheta, assistido por computador – Módulo básico (30h) e Módulo Avançado (30h) ”. Os benefícios do uso do sistema CAD - A disseminação dessas novas tecnologias vêm atender às demandas regionais e locais por cursos nesta área que, além de possuírem um custo relativamente alto, são pouco frequentes no interior. Do mesmo modo também pode aplicar para as aulas do DAC como quem diz“BALDAM & COSTA (2008), BUGAY (2010), Lima (2009), TEIXEIRA & AYMONE (2001), VENDITTI (2010). Isto contribui para que haja resultados satisfatórios. A interacção docente estudante não pode ser fechada para existir uma comunicação saudável para além de recorrer as fontes bibliográficas na busca de informações necessárias para poder se familiarizar com os softwares.

Conforme explana CASTRO (2004), em sua dissertação de mestrado, a realidade virtual (RV) se caracteriza pela preocupação com a parte gráfica de visualização realista em três dimensões, enquanto as ferramentas CAD (Computer Aided Design) primam pela precisão e exactidão das medidas, utilizadas largamente na representação de projectos convencionais de engenharia Requisitos de software: Requisito é descrito como uma condição ou capacidade necessitada por um usuário pararesolver um problema ou alcançar um objectivo, ou seja, é uma condição necessária para aobtenção decertoobjectivo, ou para o preenchimento de certo fim. Em um software, requisito é o que o sistema tem que ter para atender plenamente ao propósito para o qual foicriado (FERNANDES, 2005). Descreve o que faz o --software, quando e como -Adequação: presença das funções requisitadas; -Acurácia: o produto gera resultados dentro do esperado;-Interoperabilidade: capacidade de interagir dentro de outros programas; -Conformidade: dentro dos padrões ou convenções estabelecidas;-Segurança: prever o acesso não autorizado.

Confiabilidade: Capacidade de um software de manter o nível de desempenho dentro de algumas condições do usuário; -Maturidade: baixa frequência de falhas;-Tolerância a Falhas: manter o desempenho mesmo na presença de falhas; -Recuperabilidade: facilidade de recuperação de dados. Usabilidade: Facilidade de uso do programa são medidas da quantidade de esforço necessário para o uso do software, por um usuário ou um determinado perfil; -Inteligibilidade: facilidade de o usuário conhecer o funcionamento;-Apreensibilidade: facilidade de o usuário aprender a utilizar; -Operacionalidade: facilidade para operar o produto. Manutenibilidade: Facilidade para que possa ser realizadas manutenções ou alterações no produto de software; -Analisabilidade: Medida de reconhecimento de falhas; -Modificabilidade: facilidade de realizar alterações ou remover falha; -Estabilidade: Risco de efeitos inesperados por causa das alterações; -Testabilidade: esforço necessário para testar o produto.

Eficiência: Relação de desempenho, entre o nível de desempenho e a quantidade de recursos utilizados e necessários; -Comportamento temporal: tempo de resposta de processamento; -Comportamento em relação aos recursos: medida da quantidade de recursos necessários para a execução do software. Autocad 2011: da modelagem à renderização em 3D. Florianópolis: Visual Books, 2010, 445p. LIMA, C. C. N. São Paulo: ArtLiber Editora, 2001, 195p. VENDITTI, M. V. dos R. Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010. br/edutec/qualsoft. php> Data do acesso: 06 set. • CASTRO, T. A. L. Autocad 2011: da modelagem à renderização em 3D. Florianópolis: Visual Books, 2010, 445p. CASTRO, T. A. L. Gerenciando a Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002 GARVIN, David A. Gerenciando a Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GARVIN, Qualidade, palavra derivada do Latim, Brasil, 2004 LIMA, C.

p. OLIVEIRA, José L. SANTILLI JR. Luiz. Uma nova ferramenta para quem estuda Desenho Técnico. L. F. AutoCad 3D: Modelamento e Rendering. São Paulo: ArtLiber Editora, 2001, 195p. VASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de. website//Downloads/Informática Básica - O que são hardware e software. htm as 16h:53 Data: 15/03/2018.

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