TCC- Qualidade- Estudo de Caso

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) Campinas, de dezembro de 2017 4 Dedico este trabalho a Deus que me deu a oportunidade de viver, e que em sua presença me sustentou, e me encorajou a propor e a viver um mundo melhor e a nunca desistir dos meus sonhos. AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus, por me propor uma vida com saúde para que eu pudesse buscar os meus sonhos. A minha família por me ouvir, por me dar força e motivação. Conclui-se que para a produção ou para o processo de algo é necessário que o mesmo deve ser analisado desde a matéria prima até o consumidor final, pois as exigências do cliente final vem crescendo junto ao mercado e para que as empresas não tenham perda é necessário a análise do processo interno.

Palavras-chave: Qualidade; Processo; Ferramentas; Materiais. SANTOS, Vaniquelle Andrade. Sintering Process, Prevention of Oxidation of Sintered Parts: 2017. Número total de folhas. CONCEITO DE QUALIDADE. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQM). A Importância Da TQM Em Uma Organização. CUSTO DA NÃO QUALIDADE. Refugo. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O processo de sinterização é um procedimento de aglomeração a quente, mais conhecido como metalurgia do pó. Esse processo é pouco conhecido no mercado, mas é um procedimento de muita qualidade, tempo e custo mais adequado até o processo de finalização. O objetivo é encontrar a causa raiz do problema, utilizando as ferramentas da qualidade com o objetivo de reduzir refugo e otimizar o uso da matéria prima, garantindo que não haja outros problemas que leve a falta de qualidade do produto e que haja uma redução do custo da não qualidade.

A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica em artigos, dissertações e livros, com o objetivo de alcançar maiores informações e técnicas sobre o assunto que está sendo tratado. Com as pesquisas realizadas entende-se que o avanço da qualidade com os diferentes autores que desenvolveram estudos relacionados as ferramentas da qualidade e como elas podem influenciar no dia- dia de uma instituição que busca aprimorar o seu processo produtivo, sempre buscando a melhoria contínua do processo envolvido, ela nos ajuda a analisar o presente para melhorar o futuro. A IMPORTANCIA DA QUALIDADE EM UM PROCESSO 2. CONCEITO DE QUALIDADE Para entender sobre qualidade, é necessário entender o seu significado. Qualidade vem do latin “qualitate”, a NBR ISO (International Organization for Standardization) 9000 a qualidade é um conjunto de características inerentes (com propriedades diferenciadoras) que satisfaz aos requisitos (necessidades ou expectativas que são expressas, geralmente de forma implícita ou obrigatória)”.

A gestão da qualidade cria nas organizações uma cultura voltada para atendimento às especificações e, principalmente, satisfação dos clientes, garantindo assim uma imagem positiva perante os clientes e seus fornecedores. A gestão da Qualidade Total (PQM), tem como objetivo descentralizar o processo, sendo assim a responsabilidade é de todos em determinada organização, dessa forma todos os funcionários da empresa são direcionados a promover qualidade interna. MIRSHAWKA, 1990, p. Em 1987, em meio a expansão da globalização, surgiu o modelo normativo da ISSO (International Organization for Standardization), para a área de Gestão da qualidade, a série 9000, Sistemas de Garantia de Qualidade. A ISO 9000 difundiu rapidamente em diretrizes adicionais. A Importância Da TQM Em Uma Organização A TQM (Controle da Qualidade Total) é de suma importância nas empresas e organizações, pois com o sistema implantado de forma correta a empresa pode encontrar soluções com relação ao processo ou custos interno ou externo.

Com o desenvolvimento tecnológico a garantia de sobrevivência das empresas com relação a outros setores, exige que as pessoas façam o melhor que puderem, buscando apenas resultados cada vez melhor. AUGUSTO, 2006 p. Esse processo requer que todos os funcionários conheçam e desenvolvam as atividades necessárias para que o objetivo principal seja atingido. Para que os objetivos sejam definidos é necessário conhecer o mercado e o cliente com suas necessidades, por esse motivo algumas empresas implantam um sistema onde o cliente tem a possibilidade de expor suas opiniões, isso ajuda as empresas a buscarem sempre melhorias e adequações para o cliente. Esses custos serão necessários para a utilização de mecanismos que recolham os produtos com defeitos no mercado, custos com a perda de possíveis negócios pela a falha ocorrida ou pela falta de credibilidade gerada e o custo com programas para informar o cliente sobre a falha, (anúncios na TV).

MEDEIROS, 2016, p. O benefício econômico é geralmente atingido por intermédio da gestão eficaz de recursos e da implementação de processos aplicáveis para melhorar o valor e a saúde global da organização. Para que essas falhas não ocorram é necessário um investimento adequado e necessário no início do projeto. PAULA, 2011, p. Em alguns casos, existe o problema de fazer determinada entrega no prazo, e muitas vezes o projeto tem um curto prazo e os responsáveis por delegar o processo não encontram os possíveis problemas, mas existe também aquele problema que ninguém imaginava que pudesse acontecer ou até mesmo falhas externas e algumas estratégias equivocadas ou erros individuais ou incompletos pode gerar uma pequena falha que a longo prazo pode gerar um retrabalho.

ARAUJO, 2002, p. É necessário fazer um planejamento eficiente, planejar tende a diminuir o tempo de execução da tarefa e evitar falhas, é necessário ter a certeza de um prazo adequado de entrega, é importante se certificar de que o trabalho está sendo feito de forma correta, é preciso pressupor que pode ocorrer esquecimento, problemas, erros e falhas de atuação ou de comunicação. Uma das maiores causas de retrabalho é a falta de comunicação entre a equipe dentro de uma empresa, pode ser algo que não foi escrito ou não foi repassado, se certificar que o que foi enviado foi lido ou visto por determinada pessoa. É importante não se pressupor, mas buscar a informação correta, principalmente se tiver alguma dúvida. Se baseando em pesquisas pode-se perceber que o movimento da qualidade passa a não ser mais uma escolha, mas sendo obrigatória, pois as empresas que não trabalham com o sistema, ficam fora do mercado.

A qualidade do processo é importante para as empresas e para seus clientes, que buscam a melhor qualidade com o menor custo possível, para que ocorra o processo de verificação do produto e do desenvolvimento do mesmo foram desenvolvidas ferramentas de qualidade que coletam dados ou informações, que podem ser analisadas no processo ou após o termino do processo, e assim se adequar melhor com relação ao tempo, custo, produto e qualidade do processo. GONÇALVES, 2012, p. PDCA (PLANING, DO, CHECK, ACT) O PDCA é um método interativo de gestão em quatro passos, utilizado para controle e melhoria contínua de algum processo ou produto, criado por Shewart, tendo como maior divulgador Edward Deming, Trata- se de um método que cada sigla em questão corresponde a um verbo da língua inglesa, sendo elas: Planing (planejar); Do (fazer); Check (checar); Act (agir).

MIRSHAWKA, 1990, p. PESSOA, 2010, p. No ciclo PDCA existe dois tipos de metas: 1) Metas para manter: nesse momento o mesmo é utilizado para manter metas já existentes, ou para manter dados já existentes. Metas para melhorar: tem como objetivo aplicar melhorias, com novas metas e novos objetivos. MASP/ 8D A ferramenta MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é de denominação que o QC-Story, de origem japonesa e que foi atribuída no Brasil. Um processo de melhoria que apresenta oito etapas, com uma sequência de passos para a solução dos problemas internos e externos, que auxilia a formação do raciocínio lógico para facilitar a conclusão da real causa do problema. PROBLEMA: Identificar o problema; 2. OBSERVAÇÃO: Apreciar as características do problema; 21 3.

ANÁLISE: Determinar as causas principais; 4. PLANO DE AÇÃO: Conceber um plano para eliminar as causas; 5. AÇÃO: Agir para eliminar as causas; 6. É composto por três elementos: efeito (consequência que a falha pode causar ao cliente), causa (indica a razão da falha ter ocorrido) e detecção (forma utilizada no controle do processo para evitar as falhas potenciais). PALADY, 2006, p. A ferramenta serve para reduzir custos para a empresa, sendo que a metodologia pode também reduzir a quantidade de matéria prima empregada em um processo e vai tornar todo o procedimento mais eficaz. HENRIQUE, 2013) Perguntas que podem ser feitas quanto a construção de um FEMEA  De que maneira um componente pode falhar?  Que tipos de falhas podem ser observadas?  Que partes do sistema são afetadas?  Quais os efeitos da falha sobre o sistema?  Qual a importância da falha?  Como preveni-la? Passos para a elaboração do FEMEA:  Levantamento de dados do Sistema  Definição do item e da função  Levantamento dos modos de falha  Consequência do modo de falha  Causa da falha  Avaliação da severidade da falha  Ocorrência da falha  Detecção da falha  Calculo do RPN (Risk Priority Number)  Ações recomendadas  Responsável/ Prazo  Resultado das ações (PEDROSA, 2014, p.

Já que o FEMEA tem o objetivo de diminuir as chances de um produto final falhar, quem é beneficiado também é o consumidor. YVAN, 2007, p. Para produzir algumas peças o procedimento é longo e delicado, mas a sinterização é uma alternativa de tecnologia com uma produção rápida, com maior aproveitamento da matéria prima e um processo em massa, com a finalização do molde desejado e acabamento superficial da peça projetada. Os pós-metálicos são configurados em ferramental adequado e com posterior aquecimento sob condições controladas e abaixo do ponto de fusão do metal base, para promover difusão entre as partículas do pó, houve uma maior motivação de toda comunidade cientifica para aperfeiçoar as técnicas envolvidas no processo, em busca de melhor aproveitamento da matéria prima utilizada.

YVAN, 2007, p. Vantagens e desvantagens do processo • Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima; • Facilita o controle exato da composição química desejada; • Elimina ou reduz operações de usinagem; • Possibilita bom acabamento superficial; • Processo produtivo de fácil automação; • Produtos obtidos de alta pureza; • A facilidade de uma massa de pó atravessar orifício tem também grande importância no enchimento das cavidades de moldes ou matizes. Eletrolise A fabricação de pós metálicos a partir da eletrolise é outro processo comumente utilizado para a produção de pós de cobre. É conhecido dois tipos de eletrólise, a eletrólise ígnea e eletrólise aquosa, a diferença entre elas é que uma ocorre em substâncias iônica no estado de fusão e outra em solução aquosa.

Esse processo ocorre em celas eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. No processo de eletrólise ígnea a substância pura está liquefeita (fundida) onde não existe água no sistema. Esse sistema é submetido a uma corrente elétrica, por meio de dois eletrodos. Checagem: avaliação da etapa de execução, fazendo comparações com os dados coletados no processo, isso é verificado após a finalização do produto. Verificase os resultados com as predições que foram feitas na execução do planejamento. Ação: Tem como objetivo aplicar ações corretivas, visando as correções da falha encontradas durante o processo, após a correção ser realizada,se repete o ciclo, com o objetivo de diminuir o refugo do processo em cada etapa que for desenvolvida.

O processo do PDCA tem o objetivo de analisar e coletar os dados para serem verificados. Para que os resultados sejam conhecidos da melhor forma, é necessário aplicar outras ferramentas para que se complementem as etapas do processo para um melhor resultado. Para que uma empresa possa se destacar entre as outras ela deve estar na busca constante pelo seu desenvolvimento com a qualidade necessária, para que assim o cliente e fornecedor estejam satisfeitos. A utilização do Ciclo PDCA tem o intuito de melhoria no processo, que revela a busca constante por meios de melhoria no processo, o MASP ou 8D desenvolve de forma clara passos sequenciais de como pode ser analisado o problema, desenvolvendo resultados mais relevantes e o FEMEA é a ferramenta capaz de analisar a falha do produto após a entrega, e encontrar quais os impactos o erro causaria para o cliente final, os motivos que levaram o erro, encontrando uma solução do possível problema.

Contudo, podemos concluir a importância que ferramentas aplicadas em um processo pode gerar no desenvolvimento de métodos de melhoria na empresa, não só em um processo tão importante como o de sinterização, mas em todo o processo que esteja se desenvolvendo. REFERÊNCIAS ARAUJO, Renato. Perdas num Processo Produtivo. php/HOLOS/article/viewFile /139/129>. Acesso em: 15 de out. GONÇALVES, Bento. MASP no Controle de Desperdício: Um estudo de Caso em Uma Gráfica, 2012. Disponível em: <http://www. br/fmea >. Acesso em: 05 de abr. MEDEIROS, Julian, 2016. Custo da Não Qualidade. Disponível em: http://www. Ed. São Paulo: Atlas, 2006 30 PALADY, Paul. FEMEA: Análise dos Modos de Falha e Efeitos. São Paulo: IMAM, 2004 PAULA, Ana; SIMÕES, Thiago. O Custo da Não Qualidade: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Ramo Automobilístico, 2011.

Disserta%C3%A7%C3%A3o. pdf>. Acesso em: 05 de abr. PESSOA, Gerisval. As Notas de aula da disciplina PDCA e Seis sigma: metodologia e ferramentas da qualidade. Disponível em: <https://www. treasy. com. br/blog/sgq-sistemade-gestao-da-qualidade-total>. Acesso em: 03 de set. Gerenciando a Manutenção Produtiva, Nova Lima; INDG, 2004. YVAN, Daniel. Metalurgia do Pó. Disponível em: <http://www. scielo.

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