A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Trazendo sempre uma forma atrativa de chamar atenção dos alunos para o conhecimento e o que pode realmente agregar valores. Sempre lembrando que não supondo isso do meu ponto de vista, e sim de grandes filósofos como Marilena Chauí, Michel Tozzi, Jorge Larossa Bondía, entre outros. Como material para estudo, usou-se artigos de sites específicos da filosofia no ensino médio, vídeos e reflexões sobre estudo de alguns filósofos que deu uma visão mais ampla e abrangente sobre o tema e em qual problemática atuar. São varias as problemáticas encontradas desde a não devida importância da matéria como as demais, sendo tida como uma matéria extracurricular, a falta de docentes capacitados e com formações especializadas como também a forma que é exposta todo o conteúdo sobre uma aula de filosofia.

Depois da reforma do ensino médio que recebeu 567 emendas, filosofia deixou de ser uma matéria obrigatória nos três anos do ensino médio, o que antes era relevante pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases). E com a nova reforma no ensino médio, prevista para 2018 a permissão para que professores sem diplomas específicos ministrem aulas, se a diplomacia dos docentes não é reconhecida, tão pouco será a importância de aprendizado para os alunos. Outro problema encontrado refere-se à retirada da filosofia para o inicio do perfil tecnicista, onde se deve moldar a sociedade a demanda industrial e a tecnologia da época, fazendo com que de fato você tenha a diminuição de disciplinas na área de humanas. Justificativa Com o fim da banalização após a ditadura militar, sendo reconhecida a matéria de filosofia no ensino médio, o MEC também trouxe o reconhecimento no Programa Nacional dos Livros Didáticos3 com livros trazendo o material para ensino em sala de aula com um reconhecimento e importância devida a cada autor e o que poderia tomar como aprendizado daquele material.

Tendo grandes influencias e uma abordagem diferenciada em sala de aula, os alunos começaram a ter uma noção do que é estudar filosofia totalmente diferenciada, estimulando o poder de reflexão e conceito proposto por cada livro e texto. Mas nunca se deve eliminar a leitura filosófica e certa frequência a textos que sejam fragmentos. com. br/ensino-de-filosofia-por-uma-mediacao-pedagogica/>. Acesso em: 28 de set. J. T, Renê. Zahar, 2010. p. MORIN, Edgar (2001). Os sete saberes necessários a educação do futuro. Disponível em: http://portal.

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