Projeto de ensino em geografia

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1970 dividiu o Brasil em regiões de acordo com as características especificas de cada uma delas. Em 1988, esta divisão sofreu uma modificação. Do Estado de Goiás surgiu o Estado do Tocantins, quando uma parte do Estado de Goiás, foi desmembrado para a formação do Estado do Tocantins. O Estado do Tocantins, que passou a integrar a região norte do Brasil. O conteúdo sobre as regiões brasileiras será ministrado e explorado em sala de aula, com os alunos da 5ª série do ensino fundamental. Justificativa________________________________________________9 2. Problematização____________________________________________9 2. Objetivos_________________________________________________10 2. Conteúdos________________________________________________10 2. Sequência Didática_________________________________________10 2. Aula 09 - Como é formada a Região Sudeste. Suas culturas e costumes_______________________________________________19 2. Aula 10 - Como é formada a Região Sul.

Suas culturas e costumes_______________________________________________20 2. Cronograma____________________________________________________21 2. Os processos de ensinar e aprender são fundamentais para a educação onde se constrói o aprendizado e se transmite valores e conteúdos. A ciência geográfica reflete e discute o pensamento regional, tornando-se a região um conceito importantíssimo para a disciplina de geografia, então o conteúdo onde se estuda as regiões torna-se importante no ensino-aprendizado dentro de sala de aula. Este projeto tem como temática a geografia regional, ensino e práticas docentes do professor de geografia, visando transmitir o conceito e conhecimento das regiões brasileiras. O ensino de geografia envolve a vivência dos alunos juntamente com os raciocínios concepções de forma que o aluno aprenda a ler os acontecimentos vividos, problematizando com os saberes adquiridos.

O Brasil é composto por cinco regiões e estas cinco regiões são formadas por Unidades Federativas Brasileiras, que são os Estados de cada região. Buscou-se também apoio para a elaboração do projeto de ensino em livros, artigos de periódicos e revistas especializadas, material disponível na internet, em sites de busca científica como o Google Acadêmico e o Scielo, além do que se encontra também disponível no acervo da Biblioteca Digital da Unopar Virtual. A Educação engloba os processos de ensinar e aprender, sendo uma construção de conhecimentos por parte do educador e aluno. O processo de ensino-aprendizagem não significa apenas uma transferência de conteúdo, mas um desenvolvimento que perpassa as experiências vividas e aprendidas ao longo do tempo, consistindo numa aquisição de conhecimentos.

Neste processo de ensino-aprendizagem, o professor é um agente que atua em conjunto com seus alunos, onde há uma troca constante de conhecimento e informações. Se o professor é um mediador do processo para afirmação do aluno e se a qualidade desta “mediação interfere nos processos intelectuais, afetivos e sociais do aluno, ele tem tarefas importantes a cumprir”. coloca que “a escola é um lugar de encontro de culturas, de saberes, de saberes científicos e de saberes cotidianos, ainda que o seu trabalho tenha como referência básica os saberes científicos”. Dessa forma, a escola é um espaço de miscigenação e mediação a diferentes manifestações culturais e sociais, envolvendo várias realidades distintas, que através da geografia escola e práticas desenvolvidas por docentes as especialidades cotidianas em seu mundo vivido tornam-se mais amplas e constroem assim, os conhecimentos de caráter científico.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 2. Tema Através deste projeto de ensino abordar-se-á o tema “Conhecendo as regiões territoriais brasileiras”. Justificativa O tema escolhido é justificável para atualização e contextualização da nova divisão geográfica brasileira, que ocorreu no ano de 1988. Conteúdos O conteúdo que será trabalhado é a divisão geográfica brasileira. Utilizar-se-á atlas geográfico, livros didáticos, mapas políticos e data show para transmitir e explorar o conteúdo proposto no projeto que é a divisão geopolítica brasileira. Sequencia Didática Segue a sequência didática que será utilizada para desenvolver-se este projeto. Plano de Aula 01 I. Plano de Aula: Data:__/__/___ Duração da aula: 01 aula de 50 minutos II. Avaliação: A avaliação será contínua no decorrer da aula, levando em consideração a participação em sala com pontualidade na realização das atividades para reforçar o conteúdo.

IX. Bibliografia Básica: Livro didático Plano de Aula 02 I. Plano de Aula: Data:__/__/___ Duração da aula: 01 aula de 50 minutos II. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Recursos didáticos: • Conteúdo do livro • Mapas VIII. Avaliação: A avaliação será contínua no decorrer da aula, levando em consideração a participação em sala com pontualidade na realização das atividades para reforçar o conteúdo. IX. Bibliografia Básica: Livro didático Plano de Aula 03 I. Plano de Aula: Data:__/__/___ Duração da aula: 01 aula de 50 minutos II. Avaliação: A avaliação será contínua no decorrer da aula, levando em consideração a participação em sala com pontualidade na realização das atividades para reforçar o conteúdo.

IX. Bibliografia Básica: Livro didático Plano de Aula 04 I. Plano de Aula: Data:__/__/___ Duração da aula: 01 aula de 50 minutos II. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Bibliografia Básica: Livro didático Plano de Aula 05 I. Plano de Aula: Data:__/__/___ Duração da aula: 01 aula de 50 minutos II. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais Compreender a nova divisão geográfica do Brasil que ocorreu em 1988. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais • Mapa político da Região Norte. Apresentar a região norte, seus Estados (AM, PA, AC, RO, RR, AP e TO) e suas capitais.

V. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais • Mapa político da Região Nordeste. Apresentar a Região Nordeste, seus Estados(BA, SE, PE, AL, PB, RE, CE, PI e MA) e suas capitais. V. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais • Mapa político da Região Centro-Oeste. Apresentar a Região Centro-Oeste seus Estados (GO, DF, MT e MS) e suas capitais. V. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais • Mapa político da Região Sudeste.

Apresentar a Região Sudeste, seus Estados (SP, RJ, MG e ES) e suas capitais. V. Dados de Identificação: Professora: Disciplina: Geografia Escola: Turma: 5º ano Professor (a) Supervisor (a): III. Tema: Regiões Territoriais Brasileiras IV. Objetivos • Objetivos gerais • Mapa político da Região Sul. Apresentar a Região Sul, seus Estados (RS, SC e PR) e suas capitais. V. Aula 02 Regionalização (conceitos) Região (conceito) A importância de se regionalizar. Aula 03 Divisão geográfica brasileira feita pelo IBGE em 1970. Aula 04 Estado do Tocantins, inserido na Região Norte. Aula 05 Explicar a diferença que existe na nova regionalização brasileira. Aula 06 Como é formada a Região Norte. Em 1988 com a divisão do Estado de Goiás, a demarcação territorial sofreu uma modificação, o novo Estado do Tocantins foi incorporado a Região Norte do país.

Estes dados tornam-se relevantes para a disciplina de Geografia juntamente com a disciplina de Educação Artística, porque esta interdisciplinaridade irá fazer com que os alunos assimilem o conteúdo não só através de aulas, aulas expositivas, livros, atlas geográfico e vídeos. A aula de Educação Artística contribuirá para a assimilação do conteúdo de Geografia, estimulando os discentes a produzirem mapas das regiões e Estados que a compõem para que o objetivo de cada aula seja obtido e concretizado durante as aulas de Geografia e Educação Artística. Conclui-se que todo cidadão brasileiro deveria conhecer o mapa político detalhadamente, porque só assim poderão compreender e solucionar os problemas, conhecer as suas culturas, valores e costumes vivenciados pelos habitantes de cada região.

Só assim, serão formados estes futuros cidadãos com pleno conhecimento e entendimento do seu país. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: MEC/SEF, 2001. CALLAI, H. C. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. CAVALCANTI, L. de S. gov. br>. Acesso em: 17 mar. Mapas. Disponível em: <http://www. M. As correntes da Geografia e o movimento de idéias em torno da região. Geografias, 2005, Belo Horizonte, v. n. p. Disponível em: <http://www. geo. uel. br/revista>. Acesso em: 23 fev. PEREIRA, Z. dos R. PAULA, F. M. de. Geocrítica- Geopolítica. Seção Ensino e Texto, 2000. Disponível em: < http://www. geocritica. com. km², sendo seu território dividido em Regiões.

Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. A divisão do território brasileiro foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que levou em consideração os seguintes aspectos: proximidade territorial e condições naturais. No quesito condições naturais o que definiu essa divisão foi o clima, o relevo, a vegetação e a hidrografia de cada região. Por conta disso, essas regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Depois escreva os nomes desses estados, abaixo: 3. Localize Brasília, a capital federal, e escreva o nome no seu caderno.

467 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download