TCC - LIDERANDO EQUIPES PARA O SUCESSO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Por várias razões o sucesso de uma empresa está associado a essa capacidade “Liderança”. Tendo como objetivo resultados satisfatório com atitudes que influenciam diretamente ou indiretamente nas ações de sua equipe levando ao crescimento coletivo. Justifica-se o empreendimento da pesquisa devido à contribuição do tema e a necessidade de discuti-la como forma de processo do estudo da liderança motivadora nas organizações influenciando as pessoas (equipes) em obter resultados com objetivos definidos agindo com competência atingindo a expectativa do mercado de trabalho. Pessoas líder ou aprendem a desenvolver essa função ou nascem verdadeiros líderes. PALAVRAS - CHAVE: Líder. Séculos XXI Sabe- se que o surgimento da globalização, as empresas passaram a ter que adotar perfil diferenciado, devido à disputa que movimenta o mercado de trabalho na divulgação dos mesmos tipos de produtos e serviços, a importância de formar líderes e funcionários motivados e criativos se tornou uma busca incansável.

A criatividade tem sido o maior diferencial, na formação dessas equipes, e para preservar funcionários criativos, muitas empresas estão valorizando-os através de participações nos lucros, capacitações, programas motivacionais entre outros. Partindo desse princípio os investimentos realizados para manter funcionários motivados e criativos favorece o trabalho com mais potencialidade. Deve ser dada atenção de como está sendo ministrados esses programas de incentivos, pois em muitos momentos as empresas não conseguem ser eficaz na transmissão dessa informação conduzindo-os para pura competição individual levando os funcionários a conflitos com competição negativa, a empresa que tem equipes/funcionários competentes com disposição crescente num todo e conseguir mantê-los, será muito mais difícil perde-los para o mercado de trabalho concorrente, o que acaba acontecendo quando a empresa não sabe desenvolver trabalhos para manter motivados ou acreditam que um único líder e o bastante para o crescimento da empresa, por isso que muitas empresas não conseguem se manter e acabam fechando ou falindo.

Segundo Wagner III (2006), afirma que no campo do comportamento organizacional a administração de Recursos Humanos é, por tanto, um recurso essencial com o qual é possível criar e manter vantagem competitiva mediante a aplicação de conhecimento. Segundo Kannane (1999), este enfoque considera o sujeito como centro do processo de trabalho, pois, é através dele que a tarefa é executada, indicando também aspectos reforçados e facilitadores do desempenho individual e grupal. Já para Montana, Patrick J. Charnov, Bruce H. p. Os empregos estão se tornando mais técnicos e exigirão mais qualificações dos trabalhadores. Liderança Liderança, esse tema tem despertado o interesse de vários estudiosos, pois tem grande influência no comportamento das pessoas. Muitos acham que o líder nasce líder, mas com muito estudo constatou-se que a liderança pode sim ser ensinada e influenciada.

Alguns lideres ficam preocupados em parecer autoritários, em vez de expor para sua equipe que cada um tem responsabilidade nas tarefas dentro da empresa, bons lideres constroem tudo em equipe. Liderança não é para qualquer um, pois exige, entre outras coisas, uma enorme integridade pessoal. Integridade tem custo. HOOVER (2006, p. diz que: “Liderança não deveria ser sinônimo de pagamento mais elevado, mais poder ou uma sala suntuosa. Em vez de retratar a liderança como uma exceção para alguns poucos ungidos, ela deve ser reconhecida como a expectativa de cada um, independentemente de sua posição. Sua cultura organizacional deve dar apoio de forma consistente e inalterável a essa percepção". O papel do líder perante a equipe é difícil, pois todos têm personalidade e perfil diferenciado, trazê-los para perto do líder é uma tarefa minuciosa, pois para que a equipe obtenha o sucesso esperado é preciso o máximo de aproximação dos funcionários.

Conforme figura 1. Segundo Curry (1990, p. dá o “entendimento que o comportamento do homem pode ser analisado em função das necessidades que ele sente”. Baseia-se em alguns pressupostos citados por Maslow (1954, apud SILVA, 1999), entre os quais citam-se:8 • Cada ato humano pode possuir mais de uma motivação. Qualquer comportamento motivado é um canal pelo qual, muitas necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas concomitantemente. Porém apresentou duas sugestões, evitar os fatores de insatisfação e apresentar os fatores de satisfação, a semelhanças entre as duas é a satisfação das necessidades. Conforme quadro abaixo. A teoria dos dois fatores de Frederik Herzberg. Fatores que levam à insatisfação (Fatores Higiênicos) Fatores que levam à satisfação (Fatores Motivacionais) Política da Empresa Crescimento Condição do Ambiente de trabalho Desenvolvimento Relacionamento com outros funcionários Responsabilidade Segurança Reconhecimento Salário Realização Herzberg psicólogo estudou a motivação baseado em experiência com soldado da segunda guerra mundial.

Acredita que além do dinheiro o que motivava também os trabalhadores era as condições e horários de trabalho com responsabilidade e realizações com ambiente desafiador e crescimento pessoal. Em alguns momentos, para desenvolver esse tipo de trabalho tem-se experimentado os meios motivacionais como veículo capaz de vencer obstáculos e suprir às necessidades de grupos (equipes) de funcionários dentro das empresas.  No âmbito deste trabalho, a inclusão de funcionários de menor função a formação continuada é um meio de incentivo motivacional que está relacionada a uma organização empresarial de sucesso, pois todos devem ser incentivados dentro da empresa a poderem ter crescimento e sonhos, e assim motivando lideres dentro das empresas, bem como à integração de todos direcionada para o mesmo objetivo.

Partindo desse caminho a pesquisa proposta visa produzir conhecimentos com base em fontes bibliográficas de alguns autores que estudaram sobre o tema Líder Motivadores. A fundamentação teórica contempla os conceitos e especificidades relacionadas à motivação de formação de lideres dentro das empresas, com base na pesquisa de obras com conteúdo correlato. Foi possível através desse tipo de pesquisa confirmar o tema proposto por meio de informações de como um líder pode influenciar motivando equipes para alcançar o sucesso. REFERÊNCIAS COHEN, editora Campos 3ª edição- Rio de Janeiro, Campos 1999. Administração/ Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov – São Paulo: Saraiva, 2000. CURY, Antonio. CHIAVENATO, Idalberto.  Recursos Humanos. ª ed. São Paulo: Atlas, 1995. FURUCHO, Natal. pdf - acesso em 24 de maio de 2017.

HOOVER, John; VALENTI, Ângelo. Liderança Compartilhada: como alinhar o que as pessoas fazem melhor com o que as empresas precisam. São Paulo: E. Futura, 2006. MONTANA, Patrick, J. CHARNOV, Bruce, H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2001. NÓBREGA, Clemente. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2006. p. wordpress. com – acesso em 03 de junho 2017.

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