TCC de Marketing

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Razão de ser do plano de marketing 4 1. Ambiente político, econômico e social 4 1. O produto e os objetivos estratégicos da empresa 4 1. Missão, visão, valores e política 5 1. Missão 5 1. Tamanho do mercado 9 4. Sazonalidade 9 4. Impacto da tecnologia 10 4. Segmentação de mercado 10 4. Participação de mercado das principais marcas 10 4. POSICIONAMENTO 14 6. Segmentação proposta 15 6. Mercado-alvo proposto 15 6. Posicionamento proposto 15 6. Posicionamento dos concorrentes 15 6. Marca 21 7. Embalagens 21 7. Especificações 23 7. Manual de instruções 23 7. testes de qualidade 23 7. Previsão de vendas 26 9. PROMOÇÃO 27 9. Público alvo 27 9. Propaganda 27 9. Agência de Propaganda 27 9. Estrutura de preços e custos 29 12. RESULTADOS FINANCEIROS 30 12. Demonstração de resultados do exercício 30 13. ANÁLISE DE EQUILÍBRIO 31 14. PROGRAMAÇÃO 34 Fonte de Pesquisas 36 1. O produto e os objetivos estratégicos da empresa Sabonete Rexona tem Vitamina E combina a proteção antibacteriana prolongada extrato de algodão e proteína do leite.

Sua fórmula ajuda a manter a pele saudável, protegida e com sensação hidratante. Elimina 99,9% das bactérias de sua pele. Cria uma barreira de proteção que ajuda a prevenir a proliferação de vírus e bactérias na sua pele. Nossas ações estão ligadas diretamente as exigências do consumidor e do mercado, dessa forma estamos em constante movimento e sinergia com eles, para que possamos trazer saúde e bem estar vitalizando o corpo provocando identificação do público com a marca. Resultados de Marketing 15,01 20,12 35,8 37,02 39,07 53 Participação no Mercado em % 5% 5% 5% 5% 5% 5% Volume físico (unidades) 64. PERFIL DO CONSUMIDOR A classe social que queremos atingir em teste é o público A e B. Pelo fato de que esses públicos procuram basicamente a mesma coisa saúde, estética e beleza sendo o maior desejo de ambos a proteção e eficácia do produto contra vírus e bactérias e o nosso produto oferece o que essas classes querem.

Desejos e necessidades De acordo com nossas pesquisas de mercado contatamos que o consumidor necessita de um produto que dê proteção a sua pele e qualidade e o seu maior desejo é economizar tempo na hora de comprar, e um produto 3 em 1 como o nosso traz tudo que ele precisa. Proteção - Nós oferecemos proteção a ele desde o primeiro contato dele com o produto, além de perfumar e hidratar a pele presentes num só produto atribuindo ao consumidor o fator tempo e qualidade. Num estudo profundo acompanhado por profissionais do ABIHPEC, Banco Central do Brasil e análises realizadas pelo Instituto Boozaco. Onde temos um mercado que vem crescendo deste período até os dias atuais. Decisão de compra Normalmente são todas as pessoas que utilizam o sabonete antibacteriano, porem quem sempre acaba escolhendo o melhor para sua família é a mãe, muitas vezes ela também é compradora do produto.

MERCADO Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, a Unilever com seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas. Tamanho do mercado Nossas marcas inspiram confiança em todos os lugares e, por fazer com que nossas marcas encontrem pessoas, nós nos tornamos uma das empresas de produtos de consumo mais bem sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém, em algum lugar, escolhe um produto da Unilever. Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, tem seus produtos vendidos em mais de 150 países ao redor do mundo.

E podemos crescer muito mais do que isso, já que o mercado está aquecido, as pessoas estão consumindo mais produtos e o governo oferecendo cada vez mais créditos. Assim com facilidades para comprar, as pessoas estão também mais exigentes e não querem qualquer produto e nem aceitam produtos menos sofisticados. • Dettol – Atrás do Protex espera conquistar um público com poder aquisitivo melhor. • LifeBuoy – tem um fatia considerável no mercado, sua marca é voltada para os casais jovens com um filho. • Granado, Biocrema Protect, Albany, Protege e Cetaphil todas essas marcam juntas possuem uma fatia pequena no mercado, algumas pessoas consomem este produto de maneira esporádica, seu público de um mordo geral são pessoas acima dos 50 anos que consomem essas marcas. Análise Swot da Concorrência Oportunidades • O homem está cada vez mais preocupado com a beleza; • A mulher procura mais proteção para sua família; • População com padrão de vida elevado, disponibilizando maior quantidade da renda para adquirir produtos cosméticos.

Também, existem consumidores das classes de menor renda dispostos a comprar produtos que se enquadrem no seu orçamento, devendo ser considerado como fator importante; • Investimentos devido à estabilidade econômica e política do Brasil nos últimos anos, em especial, para o setor de produtos cosméticos; • Elevada capacidade de disponibilidade de recursos financeiros por órgãos oficiais (BNDES) para as empresas do setor cosmético. Somente esse órgão pode autorizar atividades como extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar, expedir, transportar e distribuir produtos enquadrados na categoria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Rotulagem do sabonete antibacteriano Rexona Apresenta todos os dados dentro dos parâmetros da lei, como validade, código de barras, lote, SAC entre outras informações necessárias para o cliente e consumidor ficar ciente do produto.

Registro de marcas e patentes Para proteger a marca é necessário o Registro de marca interno no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com a vigência de 10 anos, prorrogável por demais períodos, desde que sejam pagas as retribuições decenais, dentro dos prazos de Lei, assim garante-se contra o uso desautorizado. E a Rexona tem sua marca registrada neste órgão de fiscalização. Código de defesa do consumidor O Código de Defesa do Consumidor brasileiro prevê uma proteção ao consumidor bastante forte e consistente, baseada em princípios e direitos básicos, que protegem além da esfera econômica, a esfera da personalidade do consumidor. Posicionamento dos concorrentes PRINCIPAIS CONCORRENTES     MARCA POSICIONAMENTO Protex Estimule o potencial do seu filho para que sua imaginação não tenha limites.

Dettol Em um mundo de germes proteger só com um braço não é o bastante Life Buoy Diga não aos germes. Proposta de posicionamento para o produto O Sabonete Antibacteriano Rexona será percebido pelo mercado-alvo como o mais adequado e eficaz contra vírus e bactérias. Suas características mais marcantes serão a alta qualidade padronizada no produto, o preço médio e a facilidade compra. Ciclo de vida e estratégia de marketing Como nosso produto é um novo entrante e inovador no mercado, ele se passa da fase de introdução sendo um menino prodígio e passa a ser um produto estrela, sendo posicionado nas lojas de varejos de todo país. Adultos 25 a 50 anos de idade 682. Total 1. R$ Total Estimado 25. Projeções de participação de mercado Projeção de participação de mercado para as principais marcas nos próximo 6 anos.

PRODUTO Tangível, não durável segmentado na área de HPPC. • 1981 O alto desempenho dos desodorantes Rexona reduz o consumo do talco da marca, que deixa de ser produzido. • 1983 O desodorante Floral e Lavanda são relançados. No mesmo período, Rexona apresenta novidades: a versão Fresh e a embalagem pump. • 1990 Os sabonetes Rexona são relançados, com novas fragrâncias e apresentação, nas variantes Herb, Classique e Sport. A marca troca o foco familiar pela associação com pessoas jovens e dinâmicas. Cria uma barreira de proteção que ajuda a prevenir a proliferação de vírus e bactérias na sua pele. Níveis do produto O Rexona antibacteriano que 3 em oferece: • Limpeza de todas as impurezas da pele dando perfume ao corpo; • Hidratação por mais tempo trazendo o bem estar para a pele, mesmo ela sendo ressecada ou não, toda pele precisa ser hidratada por causa do calor do clima do tempo, pelos raios UV, e por toda poluição que estamos expostos; • Proteção da pele que está exposta a todos os tipos de vírus e bactérias que causam: endocardite, furúnculo, doenças respiratórias, doenças de pele, intoxicação alimentar, diarréia, terçol, eczema e pneumonia.

Análise de benefícios • O consumo do produto traz todos os benefícios para a pele, no que diz respeito à hidratação, limpeza, proteção e combate a doenças causadas pelas bactérias; • O antibacteriano tem um poder de detergência maior, removendo mais impurezas e mais germes da superfície da pele do que qualquer outro sabonete; 7. Marca Nós reconhecemos que o mundo está mudando e o gosto dos consumidores também, que procuram algo novo que façam ele se sentir bem e se identificar com a marca, inspirando a confiança, vitalidade provocando o bem estar das pessoas, nossa marca nunca foi relacionada a aspectos negativos. Embalagens A embalagem de um produto cosmético tem papel importante no que se refere à atratividade, modernidade, funcionalidade e praticidade de aplicação.

Quanto à participação por volume (toneladas), o varejo tradicional é responsável por 50% do consumo, a venda direta por 46% e a franquia por 4%. A participação por canal de distribuição, dos produtos de perfumaria (em valor) correspondeu a 75% pela venda direta, 17% pela franquia e 8% no varejo tradicional. Canais de distribuição Optamos então com base nessa pesquisa, fazer a distribuição do sabonete antibacteriano Rexona, pela rede de varejo tradicional que são as lojas de supermercados e hipermercados de todo Brasil. Relacionamento com canais As ferramentas de Marketing serão utilizadas no relacionamento com os canais de distribuição, são elas: • Promotoras no PDV • Exposições do produto dentro dos pontos de venda com materiais adequados a marca. Logística de Mercado Usaremos o método Supply Chain (gestão da cadeia de fornecimento) que atende mais eficaz nossas necessidades.

Março R$ 110. Abril R$ 91. Maio R$ 91. Junho R$ 45. Julho R$ 45. Propaganda Considerando que o brasileiro gasta mais tempo na TV do que em outras mídias, a nossa promoção de venda será realizada através dessa mídia. E para deixar nossa marca ainda mais lembrada pelo público, traçamos também uma segunda opção de mídia que está em alto poder de impacto, que é a Internet. Essa mídia está em expansão, criamos um site onde o público pode tirar suas dúvidas, fazer perguntas, conhecer mais detalhes dos produtos além de ter dicas de saúde, estética e beleza, entre outros itens que aproximam mais o cliente de nossa marca, este é um serviço que desenvolvemos para agregar mais valor ao produto e para que o público sinta mais confiança em nossa marca.

Outra estratégia que traçamos para nosso produto foi à propaganda na internet também interligada com links de redes sociais, dentro de toda coerência e respeito possível aos usuários para que os mesmo não se sintam invadidos pelo nosso produto. Agência de Propaganda A agência D9 Propagandas é responsável pela comunicação das campanhas de divulgação da marca Rexona a longo prazo. Nosso objetivo é popularizar a marca deixando ela conhecida entre as pessoas, e alcançando assim uma fatia maior do mercado. Comparação com a concorrência A tabela abaixo mostra o nicho de preços e onde estamos em relação a concorrência. Marca Preço Preço ao Varejo Protex R$ 1,89 1,32 Dettol R$ 1,79 1,25 LifeBuoy R$ 1,69 1,18 Sabonete Rexona R$ 1,79 0,84 Média 1,79 1,15 11.

Controle de preços De acordo com a política praticada hoje pelo mercado, não há previsão para que seja exercido um controle de preços pelo governo cada empresa aplica o preço que desejar tornando o mercado mais competitivo do que ele já é. Margens de comercialização dos canais de venda O sabonete antibacteriano Rexona está disponível nas lojas de varejo de todo país, para que o público alvo tenha acesso livremente do produto nas pelo menos 514 lojas da cidade. Pesquisa 5% 1. Despesas Totais de MKT 32. Contribuição de MKT 202. Administração, Etc. Lucro Líquido Antes do IR 121. • Falta de difusão das informações/conhecimento sobre as barreiras técnicas existentes nos mercados nacionais; • Imagem do setor cosmético como produtor de bens supérfluos, o que gera alíquota de impostos elevada.

• Precariedade das malhas rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária; • Os sistemas de informação para regularização dos produtos é ineficiente para atender a demanda do setor; Ameaças • Estabilidade da economia brasileira é fator estimulante ao crescimento das empresas nacionais e transnacionais em investir no país, considerando, adicionalmente, os aspectos culturais, sociais e ambientais do país; • Procedimentos empregados pelos profissionais médicos e da estética podem substituir o uso de produtos cosméticos; • Burocracia e dificuldade na importação de insumos/princípios ativos, matérias-primas e equipamentos para realizar pesquisas; • Oscilação dos investimentos devido à flutuação da taxa cambial e outros fatores tributários. • Dificuldades burocráticas para a regulamentação das atividades relacionadas ao setor, tornando os procedimentos menos ágeis; • Política de acesso aos recursos naturais cada vez mais rigorosos, o que inviabilizaria o processo; • Insegurança no transporte de cargas no Brasil, que enfrenta problemas de roubo e adulterações; • As ações socioambientais, também são fatores de ameaças por meio dos grupos de trabalho de meio ambiente que realizam conjuntos de ações ao mercado, as inovações e a área da cosmética, e vale destacar que estes componentes fazem parte da cadeia produtiva e estão integrados com projetos de ação global ao não uso de animais na formulação.

PROGRAMAÇÃO A implementação do plano de marketing será orientada por trimestre através da programação apresentada abaixo. ATIVIDADE RESPONSÁVEL JAN FEV MAR     1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª Promoção Mônica                         Propaganda | Marketing Paula                         Pesquisa Sonia                         Aprovação Mônica | Sonia                         Aprovação Mônica | Paula                         ATIVIDADE RESPONSÁVEL ABR MAI JUN     1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª Promoção Mônica                         Propaganda | Marketing Paula                         Pesquisa Sonia                         Aprovação Mônica | Sonia                         Aprovação Mônica | Paula                         ATIVIDADE RESPONSÁVEL JUL AGO SET     1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª Promoção Mônica                         Propaganda | Marketing Paula                         Pesquisa Sonia                         Aprovação Mônica | Sonia                         Aprovação Mônica | Paula                         ATIVIDADE RESPONSÁVEL OUT NOV DEZ     1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª Promoção Mônica                         Propaganda | Marketing Paula                         Pesquisa Sonia                         Aprovação Mônica | Sonia                         Aprovação Mônica | Paula                         Fonte de Pesquisas KOTLER, Philip. com. br/pyxis www. unilever. com.

br/ rexona. html http://invertia. terra. com. br/empreendedor/noticias/0,,OI5625791-EI19586,00-MetroSP+adapta+pontos+comerciais+para+atrair+franquias. html http://www. gov. br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Cidadao/Assunto+de+Interesse/Defesa+do+Consumidor http://universodocosmetico. blogspot. com. br/2012/02/hppc-25-passos-para-regularizar-sua.

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