Endomarketing como estratégia de gestão

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a) Cidade, diade mês de ano (Fonte Arial 12) Dedico este trabalho. OPCIONAL)(Fonte Arial 12) AGRADECIMENTOS(OPCIONAL) Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles quecontribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Fonte Arial 12) SOUZA, Ronilson Richardson Fragoso de. SOUZA, Ronilson Richardson Fragoso de. Título do trabalho: ENDOMARKETING AS A MANAGEMENT STRATEGY. folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Pitágoras, Belo Horizonte, 2017. ABSTRACT This study is aimed at analyzing if Endomarketing, when used as a management strategy, can contribute to organizational growth. Acomunicação interna 32 2. Apropaganda interna 34 2. Outras ferramentas utilizadas no processo de endomarketing 35 3A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA GESTÃO 38 3. Implementando o Endomarketing 39 3. Empresas que alcançaram o sucesso com a aplicação do Endomarketing escrito por MELISSA, mariana 40 3.

Justifica-se também pela sua relevância em contribuir no auxilio as empresas tanto de grande, médio e pequeno porte na utilização das ferramentas do Endomarketing, potencializando o desempenho de seus funcionários. Também se justifica pela curiosidade do autor em entender os processos do Endomarketing, suas ferramentas e a maneira correta de aplicá-las para o crescimento da organização. Levando-se em conta os aspectos anteriormente apresentados, pode-se definir como problema deste trabalho: Endomarketing como estratégia de gestão pode contribuir para o crescimento organizacional? O objetivo deste trabalho é analisar a importância do Endomarketing e de suas ferramentas para o crescimento organizacional. Objetiva-se também, conceituar Endomarketing, descrever as suas principais ferramentas e descrever os benefícios que o Endomarketing traz para as organizações.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado como método à revisão literária, utilizando como base os autores Bekin, Kotler, Grönroos, Giuliani e por último, mas não menos importante Cerqueira, por meio de consulta a livros, artigos e sites confiáveis. De acordo com AMA (Nova definição de 2005), o Marketing pode ser definido como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e também a entrega de valor para os clientes, assim como a administração de relacionamento com eles, trazendo benefícios para a organização e o público interessado. É um conjunto de processos que podem envolver a criação, comunicação e entrega de valor aos clientes, que cuida do relacionamento com os mesmos trazendo benefícios para as organizações e para todos os interessados.

KOTLER e KELLER (2006), diz que é um processo social no qual as pessoas e grupos de pessoas encontram o que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. São processos sociais em que as pessoas podem encontrar o que necessitam e o que desejam na criação e está livre para negociações de produtos/serviços em troca de outros valores. O Marketing é um estudo comercial que é feito através do conhecimento das necessidades e da psicológica do consumidor, dirige a produção, fazendo com que ela se adapte melhor ao mercado (RICHERS, 1986). – 1970), o período em que o Marketing começou a crescer, passando a sua ênfase também para o planejamento do produto, devido à baixa concorrência.

– 1980), surgiu o Marketing voltado para os produtos devido à modernização das indústrias e o Marketing de exportação, com a ocorrência na alta da exportação. – 1995), o país teve uma das inflações mais altas daquela época, assim as empresas precisaram investir ainda mais no Marketing, com a finalidade de derrotar a concorrência com preços cada vez mais baixos. até hoje), a partir da implantação do plano real, forçou as empresas a enfatizar mais no seu Marketing, foi nesse período que o país entrou na era da competitividade, pois a abertura econômica forçou os fabricantes a ter uma preocupação continua na qualidade e redução de custos dos seus produtos. Hoje em dia, pode-se perceber que as ferramentas de Marketing podem ser encontradas em quase todas as atividades da humanidade, tendo um papel de fundamental importância na relação entre empresa/cliente, além de trazer novo valor, criar satisfação, fazendo com que o cliente goste do que vê e que não seja apenas um cliente assíduo, mas que possa arrecadar mais clientes, indicando-os o produto.

O conceito de Marketing vem mudando já há muito tempo até ter como objetivo as necessidades dos clientes, que incluiu novos processos para fidelização e satisfação (KOTLER, 2000). Esta revolução dividiu entre Marketing interno e Marketing externo. Enquanto o foco do Marketing interno está no colaborador, o Marketing externo aproveita do interno para agregar valor ao seu produto ou serviço, criando assim a estratégia. O Endomarketing considera os funcionários como responsáveis pela prestação de serviços, pelos produtos oferecidos devido a isto cobram dos colaboradores os padrões de qualidade. Percebe-se também a necessidade de criarem mecanismos para atender as necessidades dos funcionários, e assim criar uma imagem positiva da empresa com os colaboradores e melhorar a comunicação. Kotler (2000, p. traz as principais diferenças entre Marketing interno e Marketing externo.

Segundo Kotler o Marketing interno deve ser analisado antes do Marketing externo. Por que, não faz o menor sentido divulgar a essência de um produto ou serviço antes de capacitar os profissionais para produzi-lo. Para o autor Marketing interno tem como principais tarefas contratações acertadas, treinamento e motivar os funcionários para atender os seus clientes bem. Sua finalidade é desenvolver entre os funcionários e os departamentos das empresas o valor de servir o cliente. BEKIN, 2004, p. Analisando neste sentido se pode encontrar qualquer ação de marketing que tem como foco no público interno buscando melhor atender o cliente externo ou consumidor. Segundo Grönroos (2003, p. os funcionários são considerados o mercado interno que devem ser atendidos em primeiro lugar, não deve ser enxergado somente como subordinado, mas sim considerados uma parceira em que os dois lados iram ganhar.

O apoio a este conceito acredita que não se pode fazer o Marketing externo sem o compromisso dos funcionários com o objetivo principal de criar e manter clientes. O fator de manutenção de clientes reforça a ideia de destaque do processo de gestão estratégica das organizações. A maior função do Endomarketing é criar e reter seus clientes internos, com o interesse de promover resultados positivos para as organizações (BEKIN, 1995 apud BRUM, 2000). Assim não se muda a cultura, a única diferença é que aonde as ações ocorrem tem um contexto mais positivo e desafiador. Diferentemente de Cerqueira (1999), para Bekin (1995) o Endomarketing é apenas uma forma de manter a relação entre a empresa e o funcionário assim não muda a cultura organizacional.

Autores como Bekin (1995), Kotler (2000), Grönroos (2003) e Giuliani (2003). Mas também não se pode deixar de registrar que alguns autores como Cerqueira (1999) não compartilham desta opinião, estes pensam que o Endomarketing traz para a organização uma nova cultura. O Endomarketing é caracterizado como uma evolução do Marketing, que foi definido por Saul Bekin em 1990 no seu livro “Fundamentos do Endomarketing” “Endo”, uma palavra originaria grega, que significa ação interior, sendo assim, um movimento para dentro. Portanto o Endomarketing é um conjunto de ações de Marketing institucional dirigida para o público interno da organização. Apesar de ser correlacionado, o Marketing possui o foco diferente do Endomarketing. “Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho a garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo para obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores.

” (DANIEL, 2010, p. O que é necessário que as organizações entendam é que o Endomarketing é uma ferramenta tão importante quanto o Marketing, sendo que o mesmo também é um processo gerencial, cíclico e continuo que pode garantir a motivação dos funcionários a partir de algumas estratégias especificas de gestão que tem os mesmos objetivos da empresa. O primeiro passo na vantagem competitiva e do crescimento organizacional é esse. Quando a organização percebe a necessidade de integrar o funcionário como o público-alvo mais importante, os colaboradores passam a ser vistos como grandes aliados para o sucesso do negócio, e não apenas como funcionários que devem fazer certo tipo de serviço. Conforme Brum (1998), quando a empresa aplica um processo de Endomarketing a mesma deve criar, de diversas formas práticas de valorização do colaborador, trazendo um sentimento de orgulho na relação entre funcionário-empresa.

Para qualquer pratica de Endomarketing a comunicação é a chave para o sucesso e desenvolvimento do mesmo. É necessário que a empresa estabeleça canais de comunicação para orientar os funcionários para os objetivos propostos. Percebe-se que para uma boa implantação do Endomarketing dentro da organização a chave é a comunicação. Devem-se criar mecanismos para a valorização do colaborador, fazendo com que o mesmo tenho o sentimento de orgulha e o mesmo para a empresa. Desta forma, é possível perceber que fica evidente que é necessário que as empresas buscarem cada vez mais um quadro de pessoal motivado e feliz. Só desta forma, as empresas podem atingir o público externo de maneira eficiente e competitiva. Para isso, é necessário conquistar a confiança dos colaboradores, fazendo com que o mesmo se sintam importantes na organização.

Concordar com os objetivos da empresa, fazer com que se sintam como fundamentais para a tomada de decisões e principalmente ter orgulho de trabalhar na empresa pode ser mais importante para os mesmos do que um bom salário no final do mês ou até mesmo um bom plano de saúde. Já para Bekin (2004) a motivação é um processo global que tem como objetivo comprometer os funcionários com as causas e objetivos da empresa procurando integrá-lo na cultura organizacional. Porém, Brum (2010), afirma que é papel da empresa fazer as pessoas se sentirem parte importante do processo, oferecendo para isto, oportunidade de: aprender a se desenvolver; utilizar a criatividade; ter autonomia; assumir maiores responsabilidades; conviver com pessoas que admira; usufruir de benefícios e incentivos; participar de programas de integração; e receber um alto e bom nível de informação.

Percebe-se que é função da empresa fazer seus colaboradores se sentirem importantes para o processo, e para isso lhes oferece diversas oportunidades tanto para melhorar as suas funções (promoção) quanto melhorar os seus conhecimentos (auxilio faculdade, treinamento, etc. De acordo com Bekin (2004), é importante dizer que a remuneração adequada ou aumento salarial é um critério de motivação, mas não é apenas isso, é necessário ser acompanhada de outros estímulos. Não são apenas os salários que motivam. Muitas das vezes os objetivos e necessidades das pessoas que as motiva. COSTA, 2010, p. Gráfico 02 – Funcionários amplamente engajados Fonte: adaptado de Costa, 2010, p. Gráfico 03 – Funcionários amplamente engajados no Brasil Fonte: adaptado de Costa, 2010, p. Gráfico 04 – Funcionários moderadamente engajados pelo mundo Fonte: adaptado de Costa, 2010, p.

Mediante as informações trazidas por Costa pode-se perceber que mesmo tendo um público interno já bem engajado existe uma grande possibilidade de crescimento nesse número, ainda existem 50% de profissionais procurando se engajar, mas o mercado não atende completamente a esta demanda, às vezes devido à falta de qualificação dos mesmos ou por falta de oportunidade. Para se alcançar uma estratégia que seja eficiente, é preciso que as organizações lancem mão das pesquisas de clima organizacional, mas nem sempre esses resultados são eficazes, por trazer apenas resultados quantitativos além de só analisar o relato daquele momento exato, não demonstrando para a empresa um modo ideal para satisfazer as necessidades referentes a gestão de clima organizacional. O mais importante é o Endomarketing conseguir ver através da visão do colaborador pelo seu ponto de vista, independentemente da avaliação do clima organizacional, se colocando no lugar do colaborador na pratica do dia a dia.

Uma das maneiras de trabalhar com o Endomarketing são trabalhando o ambiente da organização, ou seja, o clima organizacional, para isso pode-se utilizar da pesquisa de clima organizacional para te dar os resultados para o trabalho, mas é preciso lembrar que nem sempre os resultados apontados são eficazes, pois analisa o momento exato em que foi feita a pesquisa não trazendo resultados que poderão ser utilizados em todos os momentos. A informação Para Meira e Oliveira (2004), é impossível que qualquer empresa tenha funcionários motivados se não tiverem acesso as informações. Sem dúvidas existem várias formas para se motivar as pessoas, por exemplo, através do reconhecimento de um trabalho bem feito, procurando analisar se realmente o funcionário possui as condições necessárias para desenvolver seu trabalho, trabalhar com o desempenho do funcionário como uma forma de estudo para promoção, oferecer a participação dos lucros, utilizando a remuneração das pessoas de forma competitiva, resumindo, em função do talento de cada funcionário.

Sendo assim, é preciso considerar adequar-se à linguagem dos diferentes públicos interno, pois é necessário que a informação seja compreendida na sua essência e ainda ser considerada como fator fundamental para o relacionamento empresa/funcionário. De acordo com Cavernalli e Tófani (2008), quando as empresas buscam compartilhar informações a respeito da sua situação atual, metas corporativas, possibilidades de ganhos e outros assuntos relevantes ao mundo corporativo, não existe nada mais compensador. Faz com que os funcionários se sintam valorizados e também responsáveis pelo sucesso do negócio. Pode-se perceber que não existe nada mais compensador para uma empresa do que quando a mesma procura compartilhar as informações de sua situação com seus funcionários, pois os mesmo se sentem valorizados e parte importante para tomada de decisão, que os faz ser responsáveis pelo sucesso da organização.

A comunicação interna Pode-se dizer que a comunicação interna é o mais importante item da comunicação, que se dirige diretamente ao público interno das organizações. O principal objetivo de uma organização é obter sucesso, posicionando as suas atenções para a necessidade de comunicação de seus funcionários. As necessidades e desejos tanto das organizações quanto dos funcionários mudaram com o tempo e por isso houve a necessidade de sofisticar a comunicação para cumprir seus papeis. No ambiente organizacional local onde se pode encontrar abertura para expor as suas ideias e opiniões de forma transparente e sem o medo de ser repreendido é considerado favorável. A comunicação interna tem como objetivo facilitar o diálogo da empresa com seus funcionários.

Oferecendo-lhes oportunidades para estimulá-los utilizando a troca de informações independentemente do nível hierárquico da pirâmide organizacional, buscando qualidades nas relações humanas. O sucesso de uma empresa depende totalmente do seu nível de comunicação interna. A propaganda interna A propaganda interna é um instrumento altamente eficaz devido se tratar de um público que já é conhecido, os colaboradores, também por poder avaliar os resultados no curto prazo da empresa. O Endomarketing trabalha com um grande número de informações acerca de seus colaboradores, o que prefere, o que precisa e também suas expectativas. A propaganda interna tem pouca diferença quando a avalia com a propaganda tradicional, a sua maior diferença é o grau de conhecimento do público e ter um menor tempo para avaliar seus resultados, mesmo assim, a propaganda interna também não disputa com outros anunciantes, é apenas uma não tem concorrência.

Sua finalidade é encontrar formas adequadas para essas campanhas chegarem até os colaboradores. Percebe-se que além da comunicação interna, existem outros fatores que podem e devem ser trabalhados como ferramentas de Endomarketing, muitos até simples e outros não, mas, devem ser vistos como meio de alcançar o público interno e o fazer sentir-se importante para a empresa. De acordo com Kotler e Keller (2006), outra ferramenta do Endomarketing é a pesquisa de clima organizacional, considerada um indicador de avaliação do processo de comunicação empresarial, é muito relevante para o processo de Endomarketing, justamente por poder identificar a necessidade de uma empresa investir ou na comunicação interna ou na comunicação externa. Pode-se perceber que a pesquisa de clima organizacional faz a empresa ter ciência do nível de satisfação de seus colaboradores, com base nas informações coletadas, podem-se elaborar planos de ações para sanar, diminuir e muitas vezes precaver de possíveis problemas.

É uma ferramenta utilizada para provocar a mudança na cultura organizacional com a finalidade de melhorar a competitividade empresarial. Outra ferramenta muito utilizada no processo do Endomarketing é a avaliação de desempenho através do método de avaliação 360 graus. Mas, muitas das vezes acabam deixando de lado os seus clientes internos (colaboradores/funcionários), que são os primordiais das organizações. O Marketing externo só trará bons resultados para a empresa se a mesma tiver um Marketing interno bem desenvolvido e estruturado. Se o pensamento da empresa é conquistar cada vez mais clientes é necessário dar ouvidos aos seus funcionários. Sendo assim, o Endomarketing se torna uma estratégia fundamental para a organização. Conforme Costa (2012), o Endomarketing tem uma influência muito grande sobre todas as áreas da empresa, sendo que as atitudes das pessoas que nela trabalham é que geram repercussões para as organizações.

De acordo com Costa (2012), o terceiro passo é a programação de ação, ou seja, o projeto propriamente dito. Percebe-se que é fase está ligada a realização em si do processo de Endomarketing, cria diretrizes procurando estabelecer um processo continuo orientando as pessoas a focar na empresa e na sua imagem no mercado de trabalho, fazendo com que o programa consiga sintetizar a relação da organização com o seu público interno. Ainda para o autor, o objetivo é construir um ambiente de trabalho cooperativo, inovador e propicio ao cumprimento das metas, em que os funcionários possam ver de outra forma o seu trabalho, por consequência, gerar inovadoras interações no ambiente em que estão inseridos. Mas, é importante dizer que para o Endomarketing ser implantado de forma eficiente é necessário que o programa esteja adaptado a realidade da empresa.

Além disso, é necessário envolver toda a empresa no processo, unindo esforços na busca de um programa de Endomarketing realmente produtivo e eficiente. Além dos funcionários serem os beneficiados pelas ações e a empresa com os resultados, o Endomarketing também faz da vida da família dos funcionários Fiat. A empresa oferece festas de bodas de aniversário de casamento e de debutantes para as filhas de seus colaboradores como forma de incentivo. E ainda não acaba por aqui. A empresa dispõe de uma plataforma tecnológica que auxilia na comunicação interna, disponibilizando vagas, lista telefônica, promoções e um link “Fale com o presidente”, possibilitando que qualquer funcionário se comunique diretamente com o chefe. Caso GOLDEN CROSS disponível em: <http://www.

Para concluir, é importante pontuar que Endomarketing deve ter como princípio o planejamento. Não espere que os problemas venham à tona para que depois seja feita alguma ação de agrado para o colaborador e dessa forma redimir a situação. Pesquise e analise o seu cliente interno, descubra seus pontos positivos e negativos para que assim seja possível elaborar boas e produtivas campanhas de Endomarketing capazes de trazerem ótimos resultados tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Caso TOYOTA disponível em: <http://www. ideiademarketing. Foi realizado devido à curiosidade do autor em entender e aprender mais sobre os processos do Endomarketing, suas ferramentas e a maneira correta de aplicá-las para o crescimento da organização. É possível perceber que o Endomarketing não é nada mais do que uma evolução do Marketing, são ações de Marketing voltadas diretamente para o interior da organização, que de um tempo pra cá começou a ser visto como uma estratégia de gestão altamente importante para as empresas, ainda por ter como prioridade a função de dar voz ao colaborador, buscando fortalecer a relação entre a empresa e o colaborador para que ambos compartilhem da mesma visão e busquem alcançar os mesmos objetivos.

O Endomarketing utiliza como a sua principal ferramenta a comunicação interna buscando fazer a ligação entre os funcionários e os gestores uma ferramenta que tem a necessidade de ser bem monitorada, com a intenção de atingir todos os públicos de interesse e também possibilitar a transmissão das informações de maneira compreensiva, criando através destas ações uma estratégia empresarial que esteja diretamente ligada aos objetivos organizacionais, tornando todos os colaboradores responsáveis pelo sucesso da organização. Somente quando as estratégias de gestão estão bem elaboradas que o colaborador se esforça para a realização das suas funções, as atividades realizadas pelos colaboradores devem ter o intuito de criar um clima organizacional favorável, fazendo a união entre os colaboradores e os gestores, criando uma estabilidade e clima favorável dentro das organizações, o que contribui para o aumento do desempenho, produtividade e ainda reforça a parceria entre os profissionais, o que pode ser visto nos estudos de caso da FIAT, GOLDEN CROSS e TOYOTA.

REFERÊNCIAS American Marketing Association (AMA) (2005). São Paulo: Makron Books, 1995. BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing, como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Person Education, 2004. BENITE, Anderson Glauco. Porto Alegre: ABRP-RS/SC, 1995. BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o Marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000. CAVERNALLI, Viviane Mendes Leal; TÓFANI, Flávio. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999. COBRA, Marcos; RIBEIRO, Áurea. Marketing: magia e sedução. São Paulo: Cobra, 2000. Marketing: gerenciamento e serviços - a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1995. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice-Hall, 2000. MATOS, Francisco Gomes. Estratégia de Empresa. São Paulo: Editora Makron Books,2004. MEIRA, Paulo; OLIVEIRA, Renato. O Endomarketing. Acesso em: 18 de Setembro de 2017.

OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignácio de. Desmistificando o Marketing. São Paulo: Novatec, 2007, p. RICHERS, Raimar. Introdução clara e coerente com o trabalho. Considerações finais coerentes com os objetivos propostos. Desenvolvimento (Capítulo 1, 2 e 3) de forma clara e estruturada ao longo de todo o trabalho (0-20) 20 Apresentou coerência, linguagem formal e impessoal, respeita as regras ortogramaticais. As referências contemplam todas as obras e autores que foram citados no trabalho, atendendo a formatação correta de acordo com ABNT.       Nota Total (0-40) 40.

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