A INTEGRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Outro

Documento 1

Através do uso dos jogos e do divertimento auxiliam as crianças a aprenderem e estimularem sua criatividade para determinadas ações, assim como uma forma de despertar a atenção das mesmas para uma forma mais simples e divertida na busca do conhecimento. Apresenta dentro do contexto relacionado a este artigo a importância do uso de jogos lúdicos na educação infantil, o desenvolvimento que o mesmo acarreta para as crianças durante sua realização e demonstra as ações e o uso dos mesmos dentro do processo de aprendizagem para os profissionais de pedagogia. Este conteúdo visa reafirmar a capacidade de desenvolvimento existente no uso dessa prática com a finalidade única de garantir o crescimento saudável e essencial para as crianças.

Palavra-Chave: Lúdica, Aprendizagem, Jogos e Educação Infantil. ABSTRACT The playful word in its concept refers to an entertainment activity, which has as objective to give pleasure and fun people involved and are fully centered in the games use context to the search for an apprenticeship. O uso de jogos atrelados ao processo do conhecimento dentro da educação infantil garante que os saberes sejam repassados sem a seriedade impostas pelo seu conteúdo, mas se utilizando do entretenimento para repassar tal conhecimento às crianças, que conseguiram desenvolver sua capacidade de assimilar as brincadeiras com o conteúdo pedagógico apresentado. As atividades lúdicas são de grande importância neste processo e indispensáveis para um crescimento saudável de uma criança. O mesmo garante e possibilita o desenvolvimento infantil através dos jogos lúdicos estimulando as crianças a se comunicarem, se utilizarem de sua imaginação e desenvolverem seus sentimentos.

Todo ser humano no decorrer de sua vida sempre se encontra com diversas formas de aprendizagem. A infância é caracterizada pelas brincadeiras, e durante esta fase grande parte dos conhecimentos é adquirida, desta forma o uso de atividades lúdicas possui como finalidade. um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula à crítica, a criatividade, a sociabilização. Sendo, portanto reconhecido. como uma das atividades mais significativas – senão a mais significativa – pelo seu conteúdo pedagógico social. O uso dos jogos lúdicos garantem na educação infantil os benefícios de aspecto intelectual, físico e social das crianças. Segundo Kishimoto (2002, p. O renascimento vê a brincadeira como conduta livre que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo. Por isso, foi adotada como instrumento de aprendizagem de conteúdos escolares.

Para se contrapor aos processos verbalistas de ensino, à palmatória vigente, o pedagogo deveria dar forma lúdica aos conteúdos. Ou seja, o mesmo afirma que no período do Renascimento os jogos serviram para auxiliarem na formação ética, moral e intelectual das crianças, tendo o objetivo do desenvolvimento da inteligência e facilitando o processo de estudo. É possível negar, se se quiser quase todas as abstrações: a justiça, a beleza, a verdade, o bem, Deus. É possível negar-se a seriedade, mas não o jogo. O autor cita assim a importância à inclusão de jogos e como inegável os benefícios e ações que movem o objetivo a sua execução no meio da aprendizagem. Para que as atividades lúdicas possam se aprofundar a necessidade que hoje se encontra na educação, e se tornar um beneficio válido para tal, é preciso que compreenda este instrumento pedagógico de ensino e a sua contribuição no ensino.

A utilização do lúdico nas disciplinas matemáticas embora bem utilizado em diversas épocas obtivesse sua força nos estudos e pesquisas das áreas da 6 ciências humanas que trata-se do desenvolvimento cognitivo da criança. Sendo assim, sempre que se aprende algo novo há um universo de significações que passam pela cognitiva, afetiva, motora e social. Desta forma toda a aprendizagem evoca uma problemática e uma necessidade de superação. Segundo Kishimoto (2008, p. o jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre, que engloba uma significação. Analisando estas perspectivas, o papel da escola com o uso desta metodologia visa às intervenções necessárias no processo de aprender que garantam dentro das qualificações das atividades lúdicas o comprometimento que o desenvolvimento da criança seja por completo e eficazes.

Os usos da educação lúdica nas salas de aula garantem uma experiência educativa estimulante e atrativa às crianças, devido às mesmas neste período da vida possuir dificuldade de aprender de forma explicativa, sendo o melhor método para que as mesmas consigam despertar a atenção e obterem um aprendizado de maneira mais simples, mas eficaz. O uso do lúdico favorece a autoestima da criança e a interação propiciando as situações de aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, através dos jogos educacionais, as crianças aprenderem a agir e exercita sua autonomia. Desta forma o uso dos jogos e dos brinquedos é importante, não só porque a crianças se alegram ao vivenciá-lo, mas se utilizam da simbologia para associar o aprendizado através do entretenimento para a sua vida.

Através do uso do método com jogos e brinquedos, os educadores conseguem uma ferramenta essencial para o cotidiano e aprendizagem dos alunos. Desta forma, a capacitação adequada ao professor contribui para que muitas dificuldades possam ser sanadas no âmbito da escola e o processo educativo possa ser feito de maneira facilitadora e de qualidade. Outro ponto de importância para o desenvolvimento da educação lúdica é a necessidade de um espaço que permita que a criança possa ter maior liberdade e diferentes movimentos, como por exemplo, salas de jogos e espaços livres das escolas, tais como pátios, quadras, recreação entre outros. Os mesmos podem ser dispostos de maneira que não atrapalhem o aprendizado ou a circulação dos espaços e as salas de atividades.

Segundo este sentido a utilização do lúdico como um recurso pedagógico deve não ser direcionado somente com o intuito de brincar, mas sim um sistema bem planejado e espontâneo ao mesmo tempo, que vise à busca pelo conhecimento e agregue juntamente em seu objetivo o uso e adequação das disciplinas de matemática, línguas, escrita, ciências, histórias, educação física entre outros. É muito importante que o educador consiga agregar as necessidades e a finalidade de ensinar dentro do contexto do lúdico não se abstraindo dos principais motivos pelo qual se utiliza este método. Estes desenvolvimentos podem ser classificados em moral, cognitivo, afetivo ou físico-motor. Através dos jogos ocorrem estímulos de desenvolvimento tais como: • Desenvolvimento Moral: trata-se do processo de construção de regras numa relação de confiança e respeito; Desenvolvimento Cognitivo: trata-se do acesso ao uso das informações de maneira que possam ser utilizadas em diferentes situações; • Desenvolvimento Afetivo: Garante a facilidade de expressão e seus afetos e emoções; • Desenvolvimento Físico-Motor: Explora o corpo, o meio e espaço, através do uso de jogos, brincadeiras e brinquedos com o processo de aprendizagem; • Desenvolvimento Artístico: Através do uso de imaginação e atividades artísticas para o desenvolvimento psicológico e motor da criança; • Desenvolvimento Matemático: Favorecem o ensino na Matemática e a alfabetização, conhecimentos gerais, bem como as discriminações visuais; Os jogos permitem o lúdico com as perspectivas dos jogos e símbolos que os mesmos transmitem, consolidando as diferentes ideias e o desenvolvimento mental infantil, adequando o processo de “brincar“ a potencialidade das mesmas em diversifica-los com o objetivo de transmitir o aprendizado.

Segundo Vyhgotsky (1989, p. é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera visuais externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetivos externos. Sendo assim, a brincadeira possibilita que a criança imite e vivencie diferentes papéis, comumente de seu cotidiano, facilitando a expressão de sentimentos e relações que estabelecem as atitudes de forma que muitas das vezes possam agrega-las dentro de sua realidade, auxiliando no processo de lidar com determinada situação conforme a associação que a criança faz sobre a brincadeira. Kishimoto (2008) classificou a brincadeira em quatro classes: - Educativas (caracterizadas pela ação lúdica com fins pedagógicos); - Tradicionais; - Faz de conta; - De construção; A brincadeira educativa refere-se à integração das áreas de desenvolvimento e aprendizagem, o que se acredita que o educador consiga organizar seus objetivos priorizando uma determinada área de desenvolvimento a ser estimulada, observando as demais áreas interligadas, com a finalidade de observar a criança em sua totalidade.

As brincadeiras tradicionais são relacionadas as que possuem elementos de manifestação livre e espontânea da cultura popular e possuem como objetivo o estímulo de diferentes formas de relações sociais e o prazer de brincar. As brincadeiras que usam o faz de conta, ou seja manifestam a imaginação garantem o desenvolvimento simbólico os objetos e situações auxiliando os processos de associação e resolução de novas situações apresentadas, e por fim as brincadeiras de construção que servem para enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades das crianças. Os Tipos de Jogos Educacionais e Características Os jogos educacionais podem ser classificados nos seguintes tipos e contendo as seguintes características: • Jogos de Estratégia: os mesmos focam no conhecimento e habilidades dos jogadores, e estimulam o pensar e conhecimento do usuário.

A certeza virá somente da construção e a correspondência da criança aos estímulos e as expectativas nelas apresentadas ao objetivo proposto. Pesquisas atualmente já evidenciam que nos primeiros anos de vida, a criança explora o mundo que a cerca com seus olhos e mãos, aperfeiçoando-se e tornando-se um ser livre e independente. Os brinquedos e atividades que consigam extravasar os sentimentos das crianças propiciam para a esta o desenvolvimento mental e aprendizado do conhecimento e controle de suas próprias emoções. Os jogos de regras são utilizados para a construção de limites para a criança em seu contexto social e educativo. Uma das principais dificuldades por parte dos educadores é o comportamento da criança, onde suas atitudes não devem extrapolar dos limites estabelecidos e permitidos.

E mais tarde as dinâmicas em grupo visando determinar as características das pessoas que compõem o grupo, mantendo a importância de cada membro e a rede de relações nelas presentes. Jogos com a abordagem psicodramática demonstram que os povos continuam criando seus jogos, por meio dos quais é possível ter um perfil de cada cultura. Segundo Motta (1994) na abordagem do psicodrama os jogos impostos apontam situações de desenvolvimento favorecendo o crescimento e conhecimento sadio por parte das crianças. A dinâmica de grupo trata-se do conjunto de forças sociais, intelectuais e morais que produzem atividades e mudanças em uma esfera específica, sendo conceitos de Mailhot (1991). São sugestões de dinâmica de grupo: - eu sou alguém; - jogo de diferenças; - dizendo e aproximando; - contando história; - escolha suas palavras cuidadosamente; - anjos e iagos; - lâmpada do Aladim.

As mesmas podem ser relacionadas ao de escolher uma história e conta-la, estimulando o processo de expressão corporal com as ações de personagens e até mesmo o uso de animais. O uso de dramatização buscando o interesse em convidar as crianças e de transmitir através de desenhos lápis e tinta, auxilio de mascaras para os alunos, evidenciando as diferentes expressões faciais pra a dramatização, ou mesmo contar uma história com o uso da mimica. O uso de histórias e incentivo por parte dos educadores para a participação das crianças durante este envolvimento auxilia para que as mesmas desenvolvam o conhecimento oral. Atividades que envolvam o recorte de letras e colagem auxiliam no processo de junção das letras.

A orientação e criação de palavras, a mímica para representar e explorar a criança a adivinhar ao que se refere estimulando sua fala, é atitudes importantes e inegavelmente necessárias no contexto lúdico e de aprendizagem. Estimula o senso prática, as funções motoras, o desenvolvimento de criatividade, a sociabilização, a afetividade, a participação, competição sadia, prazer em aprender e proporciona dentro do conhecimento a diversão, fazendo desta metodologia algo prático e simples no processo de ensinamento. Um jogo deve manter as características de uma atividade agradável e fácil de realizar, onde o aluno deve interagir da forma mais fácil possível, através do entendimento da sua funcionalidade, e por fim facilitar o processo e a mensagem que o mesmo deve repassar.

A brincadeira que envolve a representação de papéis considera um individuo como um todo, pois coloca em ação pensamento, imaginação, raciocínio, memória, sentimentos, resolução de conflitos entre outros. O ato de brincar constitui-se em uma atividade que coloca à disposição do educador e do educando questões do cotidiano que envolva relações sociais. Segundo os conceitos apresentado por Vygotsky (1984), o jogo é considerado um estímulo à criança no desenvolvimento de processos internos de construção do conhecimento e no âmbito das relações com os outros. Para que isso aconteça é preciso apresentar os conteúdos curriculares de forma dinâmica e atrativa para despertar o interesse dos alunos com relação à aprendizagem. Os professores hoje se deparam com o grande desafio de desperta este interesse por parte dos alunos, pois os mesmos se deparam com alunos desmotivados para o estudo, assim o interesse do professor com a estimulação.

na aula está relacionado à preocupação e ao compromisso docente em garantir o aprendizado da criança. A motivação por parte do educador está voltada ao resultado de aprendizagem por parte do aluno, onde o mesmo precisa garantir e proporcionar situações para construção deste conhecimento sendo fundamental que tanto professor quanto o aluno sintam-se motivados a aprender ou ensinar. Na escola o método de aprender envolve o desenvolvimento mental e físico dos indivíduos, sendo a transformação e a evolução algo decorrente no cotidiano. É importante que a criança seja preparada para a convivência social, o que implica na introdução de regras e valores convencionais, esperando das crianças a mudanças e a quebra de tradições. Nesta construção de relações deve ser considerado o meio no qual o indivíduo se encontra e através desta identificação implantar o trabalho educativo para que o aluno consiga se sentir acolhido e consiga se sentir aceito em meio a sociedade.

Podemos localizar e avaliar dificuldades dentro da escola para que essas ações sejam realizadas, ou seja, para o desenvolvimento no processo de aprendizagem. Para esta avaliação é preciso avaliar e refletir as principais competências e planejar as ações para que a escola seja crucial e tenha um posição mediadora para conseguir inserir estes conhecimentos e atrelá-los na busca pelo desenvolvimento da criança. Para que este processo se garanta é de grande importância que os professores estejam preparados para esta difícil tarefa. O processo da educação não deve ser considerado um processo mecânico, mas sim um processo coletivo e contínuo permanente, além de ser um processo sutil, para a formação de hábitos de valores e atitudes da criança e do jovem no meio social.

As escolas hoje em dia devem construir espaços onde a cultura e as experiências dos alunos e dos professores viabilizem a forma de ver o mundo aos seus sonhos, desejos, valores e necessidades sejam os principais pontos para serem encontrados no processo pedagógico. A fim de despertar o interesse dos alunos e melhorar o aprendizado, as atividades lúdicas buscam a qualidade do ensino, com uma proposta diferente, alterando o processo de rotina na sala de aula, com o uso de arrumação de classe, música, brinquedo, brincadeiras, histórias e leitura de textos reflexivos. Se utilizando deste tipo de aprendizado, o ambiente de sala de aula se torna mais alegre e agradável, sendo realizado e gratificante, podendo gerar os aspectos positivos e negativos, dependendo também da relação entre o educador e a criança.

A escola possui como papel, garantir que esta interação ocorra de forma geral, incluindo a necessidade de romper as fronteiras e possibilitando experiências novas, sendo imprescindível o uso de novas técnicas dentro do ensino, aprimorando o lúdico para despertar o interesse pelo aprendizado. Segundo Negrine (1994), podemos destacar: As atividades lúdicas possibilitam fomentar a “resiliência”, pois permitem a formação do autoconceito positivo; As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mental-mente. O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade; 29 Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação; Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

NEGRINE, 1994, p. As crianças possuem a necessidade de movimento, de interação com o meio e vivenciar situações lúdicas, sendo estimuladas para sua imaginação. Porém , algumas escolas não se preocupam com a educação e o que está sendo lecionada, não como um ponto principal de qualidade mas somente viabilizando quantidade. Para este sentido uma proposta de brinquedoteca na educação se torna uma implantação positiva para integração do meio e no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Friedmann (1996, p. a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro do ambiente especialmente lúdico. A brinquedoteca é uma perspectiva metodológica na escola, onde as mesmas podem ser implantadas em universidades, clinicas psicológicas , para testes de brinquedos, com o sentido de abordagem e amostragem de sugestões de brincadeiras.

Os objetivos da brinquedoteca, é atender as necessidades das crianças que tem pouca ou nenhuma condição de brincar, sendo aquelas que estão longe dos direitos da infância. Para que o uso da ludicidade seja eficaz é importante que a participação seja algo espontâneo e remeta ao uso da liberdade de expressão pelas crianças, para que eu objetivo seja alcançado e não inflija os direitos e o bem estar da criança no modo geral. As brincadeiras que se utilizam do faz de conta desenvolvem a capacidade e o controle emocional da criança, resulta em uma atividade no qual a criança consegue adquirir autoconfiança e conhecimentos das possibilidades e também dos limites. Através deste tipo de brincadeira se pode agregar um sistema de regras e ensinar as crianças a obterem a consciência da importância de seguir regras e obedecer aos limites estabelecidos.

O jogo se torna assim um estímulo à criança em desenvolvimento, onde os processo internos de construção de conhecimento e no âmbito das suas relações. Sendo assim, o mesmo se destaca como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança auxiliando no seu processo de desenvolvimento e conhecimento de modo geral. A escola é o local privilegiado para que a formação seja realizada através de um trabalho sério , que deve ser planejado com o conhecimento, com valores e atitudes de formação de hábitos. O mesmo se torna uma tarefa desafiadora aos educadores, porém o resultado quando atingido traz a maior gratificação para o educador. É um desafio preparar os professores para enfrentarem um paradoxo existente no tempo em que vivemos. A participação do professor nos jogos elevam interesse das crianças pelos jogos, pois a mesma se sente privilegiada e desafiadora, descobrindo e vivenciando experiências que torna a brincadeira o recurso mais estimulante.

É muito importante que a criança aprenda com alegria e com vontade, e a ludicidade permite que este processo ocorra, e abre caminhos para envolver todos. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. MAILHOT, G. Plexus, 1994. NEGRINE, Airton. Aprendizagem & Desenvolvimento Infantil, Simbolismo e Jogos. Porto Alegre: Prodil, 1994. PIAGET, J. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. a ed. São Paulo: Cortez, 2001. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O brincar e suas teorias. S. LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Disponível em : http://mariaaugustaclimadasneves. jusbrasil. com. br/artigos/111955220/a-importancia-das-atividades-ludicas-no-universo-da-educacao-infantil. Acessado em 13 /06 /2016 às 10:40. O LÚDICO JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SIMONE HELEN DRUMOND. Disponível em :http://pt. slideshare. net/SimoneHelenDrumond/o-ldico-jogos-brinquedos-e-brincadeiras-na-construo-do-processo-de-aprendizagem-na-educao-infantil-simone-helen-drumond. Acessado em 23 /06 /2016 às 14:00.

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