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Educação inclusiva: Os desafios e as intervenções do Assistente Social, Trabalho social, TCC - 71

Número do pedido
71
Tipo
Processando
18 Setembro 2017
COMPLETO EM
20 Setembro 2017
Preço
R$856,00
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AndréiaPatrícia47
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AndréiaPatrícia47
Páginas: 40
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Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de um estudo sobre a educação inclusiva, além de ter o objetivo de mostrar como o assistente social atua e contribui nessa prática, já que acesso à escolarização e ao atendimento às necessidades educacionais especiais são assuntos que se encontram à margem do mundo educacional, independentemente da idade, gênero, etnia, condição econômica ou social, condição física ou mental.
Quando se fala de inclusão social fala-se do interesse em proporcionar aos alunos de inclusão um ensino de qualidade nas escolas de ensino regular. Para isso é preciso que haja políticas públicas que possam estruturar as escolas públicas com estruturas físicas e materiais pedagógicos adequados, além, é óbvio, de profissionais qualificados para tal, os chamados professores de inclusão.
A Constituição Federal de 1988, art. 208, inciso III (Brasil, 1988), o Plano Decenal de Educação para todos, 1993– 2003 (MEC, 1993) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1999) são documentos que asseguram o direito de todos a uma educação de qualidade. Mas, infelizmente, não é isso o que se vê na educação brasileira, principalmente no que se refere à educação inclusiva.
Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) deficiência mental é quando o indivíduo tem um “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança” (NASCIMENTO, 2007).

No Brasil, a educação nem sempre é acessível a todos, apesar de ser tida como um direito garantido por lei. A escola hoje se vê com o desafio de lidar com especificidades que existem não é de hoje, porém antes ficavam camufladas, vindo a emergir num contexto de abertura e do novo d Mostrar todos
ALMEIDA, N. L. T. Serviço Social e política educacional: um breve balanço e desafio desta relação . 1º Encontro de Assistentes Sociais na Área de Educação . Belo Horizonte, 28 março 2003, p.1-9.

AMARAL, Ligia Assumpção; AQUINO, Julio Groppa (Org). Diferenças e Preconceitos na escola:alternativas teóricas e praticas. São Paulo: Summus,1998.

Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013

ANTUNES, Katiuscia C. Vargas .Uma leitura crítica da construção do espaço escolar à luz do paradigma da inclusão. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Campo grande, MS, v. 14, n. 28, p. 188-203, jul.-dez./2008

ARENDT, Hannah. A crise na educação: III e IV. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva Mostrar todos
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