Trabalho sobre AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL E ECONÔMICO RELACIONADO A MIGRAÇÃO NO BRASIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Questões geográficas ou as barreiras impostas à entrada em diversos países levam muitos desses imigrantes a países que não restringem o acolhimento dessas pessoas a um determinado número. Dessa forma, o Brasil configura-se como uma alternativa para os imigrantes e tem, desde maio de 2017, uma nova Lei de Migração que substitui o antigo Estatuto do Estrangeiro, em vigor desde 1980, tendo sido formulado durante a ditadura militar (1965-1985). Devido à realidade econômica e social vivenciada no Brasil, é preciso elaborar políticas estratégicas de imigração, especialmente as que se referem à inserção da mão de obra estrangeira no mercado de trabalho. Isso exige a superação de dificuldades e a criação de mecanismos que propiciem a integração, pois ocorrem problemas como a dificuldade de empregabilidade, a regularização junto aos órgãos competentes, bem como a revalidação e reconhecimento de diplomas obtidos no exterior.

Devido a isso, apresenta-se como uma sugestão a criação de uma ONG que promova atividades de empreendedorismo, que capacite os imigrantes para a realização de atividades e que propicie oportunidades de trabalho para as pessoas que chegam ao país. A organização terá como fontes de receitas os eventos que irá realizar, para os quais será contratada, de workshops culturais, de catering e de coffee break. AÇÕES PROMOVIDAS PELA ORGANIZAÇÃO Como ações que a organização pode implementar considerando aspectos culturais oriundos dos países de origem dos imigrantes, podem ser realizados eventos gastronômicos temáticos, utilizando a diversidade da gastronomia oriunda dos vários países dos quais; podem ser organizadas festas tradicionais, tendo por base datas comemorativas dos países de origem dos imigrantes, como o Día de Muertos, do México e de outros países da América Central, o  Halloween nos Estados Unidos; podem ser realizadas oficinas de artesanato típico de vários países; e podem ser feitos workshops de danças e ritmos; devem ser proporcionados aos imigrantes cursos e formações que facilitem sua entrada no mercado de trabalho, aulas de Língua Portuguesa e treinamentos comportamentais que podem contribuir para a formação profissional.

Em Portugal foram adotadas ações de caráter sociocultural, recreativas, de formação e informação para facilitar a inclusão do imigrante e promover uma sociedade diversificada, pautada pelo equilíbrio entre a comunidade local e a população imigrante.  Além disso, é disponibilizado um Guia de Boas Práticas para a Integração de Imigrantes e Refugiados nos Centros de Formação Profissional. Na Alemanha, são disponibilizados cursos aos imigrantes para que aprendam a língua e tenham maiores chances de atuarem de forma satisfatória no mercado de trabalho. Serão disponibilizados materiais para a confecção de artesanato, além de um coffee break. O evento ocorrerá nas dependências da empresa contratante. Serão atendidos os funcionários da empresa contratante, que serão divididos em grupos de cinco integrantes.

Cada grupo será atendido e orientado por um imigrante que irá ensinar uma técnica de artesanato previamente selecionada que seja utilizada em seu país de origem. Serão fornecidos os materiais necessários para a confecção da peça. Terá duração de duas semanas. Os ministrantes serão pagos com os fundos arrecadados junto às empresas parceiras e com valores ganhos com os eventos realizados. Serão oferecidos módulos de Liderança, Automotivação, Trabalho em Equipe, Criatividade, Comunicação Efetiva e Capacidade de Negociação. Cada módulo terá a duração de dois encontros. Ao criar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), definiu-se na Fase 1 tornar possível a realização do curso, com a Entrega 1 da definição e estabelecimento de parcerias e patrocínios; com a Entrega 2 da divulgação do curso; e com a Entrega 3 da contratação de ministrantes.

São Paulo: Educ, 2015. FERNANDES, D. CASTRO, M. C. G. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. p. vol. São Paulo: Aberje, 2005. PAES, Evandro Silva.

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