VIVÊNCIA EMPRESARIAL- Planejamento Estratégico: O caso da empresa

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS Erro! Indicador não definido. REFERÊNCIAS 11 ANEXO a – roteiro da entrevista 11 1 2 Introdução O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias. O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. A partir daí foi construído o diagnostico organizacional e feito recomendações à empresa. Espera- se que os objetivos do trabalho sejam alcançados, através do diagnóstico organizacional possamos apresentar uma proposta estratégica aos gestores para melhoria da empresa.

DIAGNÓSTICO REALIZADO NA EMPRESA Neste tópico do trabalho serão apresentados os dados coletado por meio da entrevista. continuar/explicar Inicialmente será apresentada a análise de SWOT da empresa, conforme a seguir. Análise de SWOT É importante destacar que a análise de SWOT é  utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, deforma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Por conveniência, costuma-se esquematizar esses componentes através da figura a seguir: Figura 2 - Diagrama representativo dos componentes da Matriz SWOT Fonte:Desconhecida ,acessada no site Administradores Após estabelecer os componentes da Matriz SWOT, é necessário cruzar as Oportunidades com as Forças e as Fragilidades com as Ameaças, buscando estabelecer estratégias que minimizem e monitorem os aspectos negativos e maximizem as potencialidades do mercado de locação de máquinas.

Adaptando a Matriz de SWOT, o quadro a seguir apresenta a análise de SWOT da empresa XXXXX. QUADRO 1 – Análise de SWOT da XXXXXXX OPORTUNIDADES AMEAÇAS - Expansão do mercado de construção civil - Alto custo de máquinas importadas - Utilização das máquinas para atendimento de demanda temporário - Tecnologia avançada -Vinda de empresas chinesas para o mercado local - Concorrência indireta - Ano de eleições e Copa do Mundo PONTOS FORTES PONTOS FRACOS - Atendimento -Pontualidade nas entregas das máquinas - Serviços com qualidade - Empresa e acionistas com limitada experiência de mercado Fonte: Dados da pesquisa De acordo com o quadro 1, observa-se que a empresa possui inúmeras possibilidades de melhorias e crescimento, já que, por exemplo, atualmente o mercado de construção civil ainda encontra-se em fase de expansão.

Destaca-se que um dos fatores muito favoráveis para a empresa em questão é a tecnologia avançada das máquinas por ela disponibilizadas para locação acrescidos dos serviços com qualidade que ela oferece. Os dados apresentados neste tópico são provenientes da entrevista realizada com o Sr. XXxxxxxxxxxxxxxx e será apresentada a seguir de forma descritiva. A entrevista foi estruturada em seis blocos, conforme APÊNDICE A. Este roteiro é composto pelos blocos, histórico e princípios organizacionais. A título de esclarecimento destaca-se que o entrevistado é formado em engenharia e se prontificou a responder todas as perguntas realizadas, sendo solícito ao responder as questões levantadas na entrevista. Com todos os dados coletados e vendo o potencial da empresa e do mercado decidiram começar as atividades.

Dois meses após o inicio das atividades decidiram comprar um terreno e construir o galpão onde a matriz da empresa esta instalada até os dias de hoje. Relatou também que eles já estão com uma filial. Já quanto à missão e visão é garantir excelência na entrega dos equipamentos, garantindo assim uma satisfação dos seus clientes e para que prefiram alugar com a XXXXXXX a visão é expandir no mercado onde atuam e ser referência. Perguntado se a empresa possui metas de curto, médio e longo prazo, ele disse que a meta de curto prazo já está sendo realizada com a abertura da filial e o médio e longo prazo está dentro de expandir mais a empresa com a inovação dos equipamentos.

Quanto à mensuração e satisfação dos clientes, percebe-se através da demanda e procura de equipamentos, quando o cliente solicita novamente os serviços, quando o numero de clientes aumenta por indicação e através de diálogos com os clientes, etc. Há um grande número de concorrentes para a XXXXX e por isso a empresa busca potencializar seu atendimento e investir em equipamentos para se destacar no mercado atual. As propostas devem vir todas no item 3 A seguir será apresentado um plano de ação para mensurar a satisfação dos clientes. Aumentar a satisfação do cliente em 10% - 2o. semestre/2014 O que Por que Como Quem Onde Quando Mensurar o índice atual de satisfação do clinete Por meio de pesquisa Satisfação dos clientes Obter um retorno de como os clientes estão percebendo o serviços que XXXXX Oferece Questionários de satisfação dos serviços oferecidos Empresa Com cada cliente Semestralmente Fonte: Elaborado pelos autores Comentário: è importante a empresa manter um constante dialogo com os clientes, sendo através de questionários, de modo direto, etc.

– Saúde Financeira O controle financeiro da empresa,é feito o por um dos sócios, o que fica responsável pela parte administrativa da empresa. O Sr. XXXXX respondeu ao quesito se a empresa é viável ,afirmando que sim , é viável. As construtoras vêm alugando muitos equipamentos, e isto acaba aumentando o aluguel de máquinas para obras, já que a compra de equipamentos muitas vezes torna-se inviável a partir dos altos custos da produção e nos dias atuais a construção civil vem crescendo aceleradamente. E no caso do equipamento estragar, a XXXX substituí o mesmo gerando economia de tempo. SE NAO TIVER SUGERIR SE TIVER, OBSERVAR SE FOI DESCRITO CORRETAMENTE. Bloco II A estrutura é adequada ????? 4CONSIDERAÇÕES FINAIS referências Disponível em http://www. significados. com.

br/rh/. – Qual a função do entrevistado na empresa e quando foi sua admissão na mesma? 4 – Qual a missão da empresa e como ela é divulgada para a equipe de trabalho? 5 – Qual a visão da empresa e como ela é divulgada para a equipe de trabalho? 6 – Quais são os próximos projetos da empresa para o futuro? 7 – Qual são os principais pontos da cultura e valores da empresa e como é feita a interação desses pontos com os colaboradores? 8 – Foi feito um plano de negócios para a empresa? Bloco II – Estrutura 1 – A empresa possui um organograma? Como este organograma é colocado em funcionamento na empresa? 2 – Em relação ao espaço físico, existe algum projeto para mudança ou expansão da loja? 3 – Quem é o responsável e como funcionam os setores de RH, compras, financeiro e demais departamentos dentro da empresa? 4 – O espaço físico é adequado para a atividade exercida? 5 – Possui sede própria? 6 – A empresa possui algum SGI (Sistema de Gestão Integrado)? Se sim, qual é a contribuição do mesmo para a gestão da empresa? 7- A empresa utiliza todos os recursos oferecidos pelo programa? 8- Cite os principais patrimônios da instituição.

Bloco III – Mercado/Produtos/ Clientes/ Marketing 1 – Quais são os principais concorrentes da empresa? 2 – Qual o diferencial da empresa diante dos concorrentes? 3 – A empresa utiliza algum veículo de comunicação para divulgação dos seus produtos? 4 – Quais são os tipos de clientes que freqüentam a loja? 5 – Qual o mix de produtos da empresa? Qual poderia ser caracterizado como o carro chefe da loja? 6- Quais são as dificuldades existentes para concretizar a fidelização do cliente na empresa? É feita alguma pesquisa de opinião ou programa para fidelização com os mesmos? Bloco IV – Área de RH 1 – Existe uma pessoa responsável pelo recrutamento e seleção para a loja? 2 – Como é feito este recrutamento e seleção? 3 – Quais são os cargos a serem ocupados e suas respectivas funções? 4 – A empresa conta com quantos funcionários? 5 – Quais os critérios utilizados pela empresa no treinamento de seus funcionários? 6 – Existe alguma opção para promoção ou ascensão dentro da empresa? 7 – Como é o clima organizacional entre os funcionários e como a direção da empresa promove a interação entre os mesmos? 8 – Como é a rotatividade dentro da empresa e quais as providências que a direção tem tomado para avaliar e reduzir as estatísticas da mesma? Bloco V – Logística 1 – Quais são os critérios da empresa na escolha de seus fornecedores? 2 – Como é feito o controle de estoque? 3 – Em relação à logística organizacional, como é feito a reposição e armazenagem dos produtos? 4 – Como funcionam as compras de mercadorias para a loja? Quais são os critérios utilizados para a aquisição de produtos para revenda? Bloco VI – Saúde Financeira 1 – Como e por quem é feito o controle financeiro da empresa? 2 – Como está a situação da empresa no que diz respeito ao pagamento das despesas mensais? 3 - A empresa costuma fazer empréstimos para quitar suas despesas ou fazer investimentos como, por exemplo: reformas e compra de imobilizado? 4 – A contabilidade da empresa é interna ou externa? 5 – Como é o relacionamento entre o contador e o administrador da empresa? O contador oferece apoio gerencial ou outro sistema de consultoria para a empresa? 6 – A gestora utiliza de relatórios gerenciais ou financeiros oferecidos pelo programa da empresa para a tomada de decisões da mesma? 7 – Na opinião do responsável, a empresa é viável? Diante de quais primícias?.

1334 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download