TEATRO OFICINA, TROPICALISMO E O REI DA VELA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

No mesmo ano, o grupo estreou as peças A ponte, de Carlos Queiroz Telles, e Vento forte para um papagaio subir, de Zé Celso dando início as atividades do Teatro de Oficina e então, em 1961 o grupo se profissionalizou e foi se transformando em uma companhia teatral de renome nacional e internacional. Já em 1964, o grupo passou pelo período da ditadura militar no Brasil e a solução encontrada para que o Oficina não parasse de funcionar foi montar uma comédia e não deixar o teatro desativado, a fim de impedir uma possível invasão do prédio pela polícia política. Nesse período, Eugênio Kusnet deu cursos de interpretação, o que deixou o teatro ocupado durante o dia e deu espaço para os ensaios da comédia à noite.

Uma de suas formas de resistência nesse período foi continuar trabalhando após promulgação do Ato Institucional nº 05 (AI-5). Além da ditadura, uma das maiores resistências do Oficina foi se manter ativo após um grande incêndio destruiu, quase que por completo, as suas instalações em 31 de maio de 1966. Como principais representantes tem-se Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Torquato Neto, Tom Zé, Jorge Bem, Gal Gosta e Maria Bethânia. Então, inspirados pela proposta antropofágica de Oswald de Andrade, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e o grupo Os Mutantes defendiam que a nossa cultura não poderia ficar atrelada ao conflito entre o nacional e o estrangeiro. Quanto a recepção do público, foi a mais dura possível.

Os artistas foram duramente vaiados e acusados de estarem reproduzindo modelos estéticos vindos do exterior. Em resposta, os tropicalistas pronunciaram que essa atitude vinha de uma juventude conservadora contrária a qualquer tentativa de renovação. Quanto aos personagens, temos Abelardo, um representante da burguesia ascendente da época que simboliza exportação, à custa da pobreza e das superstições populares, além de denunciar a invasão do capital estrangeiro. Outra figura importante é Heloísa, uma representante da ruína da classe fazendeira que ao se unir com Abelardo vai representar a fusão de duas classes sociais corruptas pelo sistema capitalista. Além deles, há um terceiro personagem chamado Sr. Jones que representará o capital americano. Hoje, a peça é considerada o primeiro texto modernista para teatro, além de marcar uma época de preocupações e compromissos sociais.

com. br/2007/09/teatro-oficina. html Tropicalismo, Sua pesquisa. com, acesso em 20/03/2017. Disponível em:http://www. O rei da vela, de Oswald de Andrade, Passei web, acesso em 22/03/2017. Disponível em: http://www. passeiweb. com/estudos/livros/o_rei_da_vela O Rei da vela. Algo sobre, acesso em 22/03/2017. com. br/2009/11/tropicalismo-e-cinema-novo. html.

77 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download