Plano de Aula - A molécula de DNA

Quem descobriu o DNA foi um cientista suíço chamado Johann Friedrich Miescher, no século XIX. Johann trabalhou com o núcleo de leucócitos retirados do pus de ataduras de ferimentos infeccionados e identificou uma substância desconhecida, que possuía nitrogênio e fósforo na composição. Após algumas pesquisas, ele verificou que esta substância descoberta era ácida e estava presente em todos os núcleos celulares, e que haviam dois tipos de ácidos, uma ribose e uma desoxirribose. O QUE É O DNA DNA é a sigla utilizada para definir o ácido desoxirribonucleico, um complexo de moléculas que contém todas as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos os seres vivos e de alguns vírus. Sua principal função é armazenar informações necessárias para construção das proteínas e do RNA.

DUPLICAÇÃO DO DNA O DNA controla toda a atividade celular. Ele possui a “receita” para o funcionamento de uma célula. Toda vez que uma célula se divide, a “receita” deve ser passada para as células-filhas. Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Para que isso ocorra, é fundamental que o aconteça a auto duplicação do DNA. Todos os tipos de RNA participam dos processos de síntese proteica, cada um apresentando diferentes funções. O início da síntese de uma proteína se dá quando um gene tem suas duas cadeias separadas pela ação de uma enzima chamada polimerase do RNA.

A polimerase do RNA orienta os nucleotídeos livres presentes no núcleo junto a uma dessas cadeias de DNA, os nucleotídeos de RNA agrupam-se num emparelhamento de bases nitrogenadas parecido com o das duas cadeias do DNA, com a diferença de que a adenina se emparelha com a uracila (A - U). Forma-se então uma nova molécula de RNA, chamada de mRNA, que se desprende da cadeia de DNA e migra para o citoplasma. Este processo é chamado de transcrição. O ribossomo, que catalisa esse processo, desloca-se então sobre o mRNAe o primeiro tRNA se desliga do conjunto ribossomo-RNAm, sendo que os aminoácidos permanecem ligados. Em seguida, uma nova molécula de tRNA se une ao ribossomo, transportando mais um aminoácido que se junta aos outros dois.

O processo continua até que todos os códons do mRNA tenham sido percorridos pelo ribossomo, recebendo os tRNA complementares e formando uma cadeia de aminoácidos, ou seja, uma molécula de proteína. HERANÇA GENÉTICA Nos genes estão todas as informações biológicas de um organismo, que devem ser passadas para seus descendentes, eles são instruções para formar cada pedacinho dos seres vivos e cada substância produzida por suas células. Alguns genes definem, por exemplo, a cor dos olhos ou o tipo do cabelo. wikihow. com/Fazer-um-Modelo-de-DNA-Usando-Materiais-Comuns http://educacao. uol. com. br/planos-de-aula/medio/biologia-dna-e-hereditariedade. youtube. com/watch?v=rD9sDfvOxy8 https://www. biologiatotal. com. br/areas-da-biologia/atualidades/aula/encode-enciclopedia-do-dna.