Resenha - “O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem”

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Galbiati, traz na introdução do texto uma revisão detalhada com números sobre a produção de lixo urbano e define conceitualmente lixo e reciclagem, perpassando por um histórico que remonta à preocupação da sociedade civil e acadêmica com o destino do planeta, citando os resultados e produtos da Agenda 21, (que traz como um dos pontos principais, a destinação dos produtos oriundos do consumo humano) bem como a participação dos governos no engajamento (Novaes, 2000), a autora também cita o trabalho de Sonia Hess (2002), quando fala dos problemas oriundos da poluição, o que traz robustez ao trabalho dado impacto e abrangÊncia do livro. Um dos tópicos levantados no relatório Brundtland, é exatamente gestão dos resíduos sólidos, e a geração de emprego e renda que podem estar atrelados a ela, uma saída que que vinha, e vem ocorrendo nos paísees desenvolvidos, tendo iniciado-se na europa com a redução ou eliminação da maioria dois depositos de resíduos a céu aberto e as fases que se seguiram, contemplando a separação e o reaproveitamento dos resíduos até a implementação do Programa Nacional de Residuos Sólidos.

A autora, inicia o segundo tópico embasando sua narrativa no trabalho de Elisabeth Grimberg e Patricia Blauth (1998) que debatem o tema de gestão da coleta seletiva de lixo, e buscam auxiliar na universalização da pratica, atravéz de dados sobre a implementação da coleta seletiva e a implementação da mesma em Belo Horizonte no ano de 1993, bem como cita algumas agências e associações responsáveis por recolher e processar os resíduos, comentando que esta foi uma iniciativa de sucesso no estado, contrastando com a realidade do estado do MS, no qual pouco evoluiu neste quesito, contando com um quadro pequeno de trabalhadores que se beneficiam da catação e venda dos produtos recicláveis e alguns programas decentralizados, mas que conseguem abarcar até 70% da populaçõ de alguns locais (Santos 2000).

No terceiro tópico, a autora trata da viabilidade da implemetação de sistemas de gerenciamento de resíduos nos municípios, e de quão custosa pode ser, citando o trabalho de Amado Borges Castilhos Junior (2003), uma obra completa bem detalhada de todo o processo. Trata também da importância da segregação do material reciclável ainda na fonte, o que torna o custo de remoção mais baixo, dado que a matéria orgânica, por exemplo, quando separada de forma adequada pode ser utlizada como biofertilizante e condicionador de solos. Agenda 21 Brasileira: Bases para discussão. Brasília MMA/PNUD 2000 196 p HESS, S. Educação Ambiental: nós no mundo, 2a ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2002, 192 p. São Paulo: POLIS.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download