Liderança

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Um líder é uma pessoa. Considerações Finais. Bibliografia. Introdução Considerando que o meio ambiente está cada vez mais competitivo, é de extrema importância que as organizações aprendam com seus próprios erros e se adaptem às mudanças. Para liderar nessas condições, é necessário adquirir a habilidade de liderar nas situações mais adversas, de inovar, de aprimorar a sua capacidade coletiva de lidar com desafios ambientais que mudam constantemente. Forças nos subordinados: característica dos subordinados, sua necessidade de autonomia, deseja de assumir responsabilidades, tolerância para a incerteza, compreensão do problema, competências e conhecimentos, desejo de participar das decisões, entre outras. Forças na situação: as condições dentro das quais a liderança é exercida, como características da organização, sua estrutura e cultura, ambiente de trabalho, clima organizacional entre outras.

líder deve ser entusiasmado, otimista, motivado, participativo, ter espírito de equipe, saber delegar tarefas e cobrar resultados. O líder centralizador, que se irrita facilmente perde o respeito e não se mantém no mercado de trabalho. Devido à experiência de tantos anos de liderança, Alguns teóricos sugerem que seja utilizada a liderança situacional. O comportamento do líder inclui planejamento, programação de atividades, estabelecimento de objetivos de desempenho e padrões de comportamento, além das regras e procedimentos. Liderança apoiadora: Quando o líder focaliza as necessidades do subordinado e seu bem-estar e promove um clima de trabalho amigável. O comportamento do líder é aberto, e ele cria um clima de equipe e trata os subordinados como iguais. O comportamento do líder acentua a excelência no desempenho e mostra confiança na habilidade dos membros do grupo em alcançar elevados padrões de desempenho.

Liderança participativa: Quando o líder focaliza a consulta aos subordinados e pede sugestões e as leva em consideração antes de tomar decisões. De acordo com o autor, a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Podemos defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Teoria de traços de personalidade: sintetizam as características de personalidade possuídas pelo líder, tais como: inteligência, otimismo, empatia, flexibilidade, comunicabilidade, perspicácia, entusiasmo, criatividade etc. Teoria sobre estilos de liderança: são as maneiras e estilos de se comportar adotados pelo líder: autocracia, liberalismo e democracia; Teoria situacionais de liderança: é o modo de como adequar o comportamento do líder às circunstâncias da situação.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Como conseguir resultados por meio das pessoas tornou-se um aspecto importante a ser considerado, para avaliar a maneira em que as organizações se desenvolvem, sobrevivem e prosperam, e as organizações públicas também começaram a se preocupar com este fator, haja vista que, o sistema de escolha de seus líderes nem sempre considerava as características necessárias para ser um bom líder, mas na maioria das vezes, o fator político ou social é que determinava estas escolhas. A importância da Liderança e a sua Natureza De acordo com Harsey e Blanchard , "na teoria da administração cientifica ou clássica, a função do líder era, obviamente, a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender os objetivos da organização.

escola das relações humanas começou a enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade, questões como sentimentos, atitudes e relações interpessoais passaram a ser enfocadas, uma vez que teriam uma relação direta com o atingimento dos objetivos pretendidos pela organização. Segundo Harsey, 1986, a partir da concepção do homo social, surgiu a necessidade de um líder que facilitasse a relação das pessoas no grupo e que orientasse o grupo no alcance dos objetivos organizacionais. partir do pós-guerra e seus efeitos no mundo, o home percebeu-se diante do desafio de descobrir, formar ou mesmo forjar lideres eficazes. Na quarta, encontra-se aquilo que é considerado por vários autores como o perfil necessário para o bom desempenho da função gerencial, bem como as competências tidas como requisitos para esse trabalho.

O MODELO DE GESTÃO DE HENRY MINTZBERG E OS PAPÉIS DO GERENTE Em 2010, Mintzberg publicou o livro “Managing: desvendando o dia a dia da gestão”, no qual compilou os resultados de sua pesquisa e estudos acerca do trabalho gerencial. O autor, contrariando alguns conceitos estabelecidos como verdades em relação ao trabalho de um gerente, apresenta essa função como primariamente orientada para a ação, possuindo um ritmo forte, com atividades variadas, fragmentadas e descontínuas, gerando desgaste físico e psicológico. Mintzberg afirma que gerentes não conseguem um controle total de suas atividades, pois grande parte dos problemas com os quais ele lida são inesperados e, em algumas situações, são intratáveis. Com base em anos de observação e estudo sobre o trabalho de diferentes gerentes, Mintzberg elaborou um modelo de gestão que busca explicar a dinâmica e os papéis inerentes à função gerencial, sem considerar a gestão como simplesmente controle – como pensava Fayol - ou análise, como proposto por Porter Ele desenvolveu um modelo genérico de gestão que se aplica ao trabalho de qualquer gerente, não importando as características da organização ou o nível hierárquico ocupado, e que incorpora os resultados de sua pesquisa sobre a prática do trabalho gerencial.

É no bojo dessa discussão que se vai buscar em modelos de gestão baseados em competências o suporte necessário aos processos da área de RH com vistas a integrá-los num corpo coeso e coerente com a orientação estratégica da organização. No que diz respeito às atividades de formação, treinamento e desenvolvimento, essa abordagem vai direcionar os processos para desenvolver nos trabalhadores as competências necessárias ou requeridas pelas organizações. Programas de formação e desenvolvimento vão ser patrocinados pelas empresas visando desenvolver as competências de seus empregados nos diversos níveis da estrutura. O foco básico recai sobre a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que se apresentam como gaps entre o perfil desejado e o perfil atual.

Em meio a tais programas encontram-se aqueles que objetivam desenvolver lideranças nas empresas e que representam o foco da discussão no ensaio que ora se propõe. As duas últimas décadas do século XX, especialmente, testemunharam um aumento na variedade de práticas utilizadas para o desenvolvimento das lideranças. Algumas delas são: programas para desenvolver competências, projetos em grupo, rotação, jogos, estudos de casos, expatriação, coaching, mentoring, workshops, aprendizado em ação, feedback 360 graus, e-learning. Estas práticas são vistas, hoje, como elementos-chave nas iniciativas de desenvolvimento da liderança. Frente a esse cenário, é que se configura o interesse pelo tema. A sua ênfase recai sobre o desenvolvimento da liderança sob a perspectiva da abordagem baseada em competências.

com/Outras/Diversos/Liderança-12368. html Acessado em 26/06/2018 https://www. significados. com. br/lideranca/ Acessado em 26/06/2018 https://www. br/seget/artigos13/49418659. pdf Acessado em 27/06/2018 Campinas/SP 28/06/2018.

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