BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

O BNDES E A GOVERNANÇA CORPORATIVA 5 2. A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO BNDES. O BNDES E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS E DE NEGÓCIOS ELETRÔNICOS. ESTUDO DAS INFORMAÇÕES DO CANAL DO DESENVOLVEDOR MPME ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS. CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 1. o bndes e a governança corporativa O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi fundado no ano de 1952 e era considerada uma Autarquia Federal, embora tenha o nome de Banco de Desenvolvimento, essa instituição não é um banco, na realidade 19 anos depois de sua criação, foi reconfigurada para empresa pública de direito privado através da Lei nº 5. de 21 de junho de 1971. Essa instituição está vinculada diretamente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e trabalha apoiando empreendimentos que contribuíam para o desenvolvimento do país, através da concessão de empréstimos e financiamentos, bem como quaisquer produtos e projetos de caráter social, cultural e tecnológico.

O BNDES também se utiliza dos padrões e princípios da governança corporativa, através da gestão baseada em responsabilidade e obediência as normas contábeis e transparência das contas públicas, bem como “tem o papel de ser o indutor de governança corporativa de uma companhia”, conforme afirma a atual presidente Maria Silvia Marques (2017). A Governança Corporativa se popularizou no setor privado nos anos de 1980 a 1990 nos Estados Unidos, mas até hoje ganhando forças inclusive no Brasil, onde as empresas tem cada vez mais adotado essa prática em sua gestão. Logo, a transparência consiste em divulgar as informações a todos com exceção é claro daquelas de caráter sigilosa, pois quanto mais informação estiver disponível aos cidadãos, maior será a capacidade de controlar a instituição pública para que cumpra seu papel e não sucumba a interesses privados, principio esse já exigido e nem sempre atendido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Acesso a Informação, o que já traz implícito a prestação de contas, o Estado deve continuamente prestar contas de sua atuação e dos resultados alcançados aos cidadãos.

A equidade visa o não privilégio de nenhum dos interessados na coisa pública em relação aos outros, principio este já bem firmado na Constituição Federal conhecido como supremacia do Interesse Publico e igualdade. E a responsabilidade consiste no principio de que a alta administração deve estar comprometida com a sustentabilidade das instituições públicas, visando sua longevidade, o que inclui também considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações, conforme já definido pelo IBGC (2009) em seu conceito de governança corporativa “as boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum”.

O PSC/IFAC em 2001 publicou um estudo, adequando os princípios de governança e sua aplicação na administração pública, bem como recomendou algumas práticas tais como: Padrões de Comportamento, Estruturas e Processos organizacionais; Controle e Relatórios Externos. Além dessas práticas pode-se citar algumas já previstas na legislação voltadas ao setor público que também podem contribuir para o cumprimento da governança que são: Fazendo uma correlação desses princípios e práticas com os adotados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), verifica-se que esta instituição adota a governança corporativa, pois sua gestão consiste em padrões que primam pelo bom relacionamento entre todos os envolvidos em sua administração além da exigência do cumprimento das normas e políticas estabelecidas a fim de obter uma gestão transparente e eficaz, além de prezar pela transparência através da publicação de seus investimentos e ações, há a ainda o Programa de Compliance que está diretamente ligado a responsabilidade corporativa e visa padrões de legalidade na instituição.

Para os fornecedores as ações do BNDES voltadas a responsabilidade socioambiental são: politica de compras sustentáveis e a politica de conduta de integridade no âmbito das licitações e contratos administrativos, onde os envolvidos nesse processo devem agir com transparência e honestidade. Além disso, é possível visualizar no BNDES, a utilização de instrumentos eletrônicos que permitem cumprir com a transparência pública e prestação de contas do patrimônio público, bem como prestar um bom serviço aos seus clientes. o bndes e os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS E DE NEGÓCIOS ELETRÔNICOS. Entre esses instrumentos eletrônicos presentes no BNDES, pode-se elencar os sistemas de negócios eletrônicos (e-business). De acordo com Silva Neto (2004) o e-business é uma combinação personalizada de tecnologias, normalmente baseada na Internet, para auxiliar as relações comerciais da empresa, estabelecendo melhores relações com os clientes, fornecedores e funcionários.

O CRM - Customer Relationship Management - surge no universo empresarial como um conjunto de ferramentas com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes, sendo muito mais do que um simples software, mas a base para a sustentação de estratégias de marketing de relacionamento desenvolvidas pelas empresas. Essas ferramentas compreendem sistemas informatizados que podem auxiliar nesta tarefa, e também deve existir uma completa mudança de comportamento organizacional que andam juntos. Logo, o CRM é utilizado através de softwares básicos até os mais avançados auxiliando as organizações com o relacionamento de clientes e ele pode ser classificado em três tipos: Figura 3 – Tipos de CRM Fonte: http://crmebusiness. blogspot. com. empresas, 24. são pequenas empresas e 20. são médias empresas, logo será necessário retirar uma amostra estratificada tendo em vista que a população é muito numerosa, essa amostra será de tamanho 3.

logo o setor de financiamento do BNDES precisa saber quantas pequenas e médias empresas terão nesta amostra? Para calcular amostragem estratificada, primeiro é preciso identificar que são os estratos e no caso em questão são: 24. de Pequenas empresas e 20. conclusão A Governança Corporativa já é popular no setor privado, como um novo modelo de gestão baseado no aumento da eficiência e transparência e maximização dos resultados, entretanto tem se tornado cada vez mais comum no setor público, o qual pode e deve se utilizar de suas práticas e princípios, visando principalmente a responsabilidade e transparência, que são importantíssimas diante ao momento politico vivido. Vimos que o BNDES é uma instituição pública que se utiliza desses princípios e práticas e ainda incentiva outras companhias a adotarem esse modelo, que gera vários benefícios e vantagens ao público em geral, principalmente porque também abrange a responsabilidade socioambiental, que também é outro pilar indispensável a todos os âmbitos, pois pensa e preza pelo futuro e bem estar de todos.

Também foi possível identificar que o BDNES vem acompanhando a expansão da tecnologia através da utilização de sistemas de negócios eletrônicos e empresariais. Foi possível compreender também através da realização do presente trabalho o conceito de população e amostra e a utilização da amostragem estratificada. Logo, conclui-se o quão importante é a adoção da governança corporativa pelo setor público, pois facilitará o acesso a recursos e contribuirá para a qualidade da gestão do órgão, sua longevidade e o bem comum e quão importante é desenvolver atividades sustentáveis e primar pelo desenvolvimento de tecnologias que busquem o melhoramento e desenvolvimento dos trabalhos e serviços prestados ao cidadão e as empresas. ed.

São Paulo, SP : IBGC, 2009. Disponível em <www. ibgc. org. A, 2014. MELO NETO, Francisco P. de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. ed. B. O e-gov como fator de promoção do exercício da cidadania no Brasil. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

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