Influência da Tecnologia no Desenvolvimento Infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavra Chave: tecnologia, desenvolvimento infantil, aprendizagem, professor INTRODUÇÃO O trabalho, “A Influência da Tecnologia no Desenvolvimento Infantil”, apresenta um breve histórico sobre o desenvolvimento da tecnologia desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, com ênfase na revolução tecnológica e tem o objetivo de demonstrar importância do uso dos recursos tecnológicos na educação. Foi utilizado como referencial teórico, Vigotski para explicar sobre o desenvolvimento infantil e o papel do professor como mediador do conhecimento. – Conceito de Tecnologia O artigo, “Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito”, explica que para entender o significado da palavra tecnologia é necessário primeiro entender de onde surgiu este termo. Conforme, Verazsto, o termo tecnologia deriva de técnica que tem sua origem na palavra grega techné: [.

Desta maneira, torna-se notório conhecer que as palavras técnica e tecnologia têm origem comum na palavra grega techné que consistia muito mais em se alterar o mundo de forma prática do que compreendê-lo. Huberman, afirma que: A invenção de máquina para fazer o trabalho do homem era uma história antiga, muito antiga. Mas como a associação da máquina à força a vapor ocorreu uma modificação importante no método de produção. O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala. Era possível ter fábricas sem máquinas, mas não era possível ter máquinas a vapor sem fábricas (HUBERMAN, 1981, p. Houve também grandes mudanças no trabalho, pois o homem se tornou um operador de máquinas e com isto os trabalhos artesanais perdem o espaço para um mundo capitalista que visa somente o lucro e a produção em massa.

Alan Mathison Turing (23 de junho de 1912 — 7 de junho de 1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Turing, conseguiu decodificar os códigos alemães que eram feitos pela máquina enigma e com isto contribuiu para o final da Segunda Guerra Mundial [. Turing, então com 25 anos, foi fazer seu doutorado sob a orientação de Church na universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Em 1939 ele voltou à Inglaterra e passou a trabalhar para o governo. Em 1965, Roberts e Thomas Merrill conectaram um computador em Massachussets com um outro que se localizava na Califórnia, através de uma linha discada, criando a primeira rede de computadores do mundo.

Comprovaram, assim, que os computadores poderiam trabalhar juntos rodando programas e recuperando dados a partir de máquinas remotas, porém identificaram que o circuito da telefonia era totalmente inadequado para o feito. Estava finalmente dado o inicio a Internet e na década de 70, o governo liberou para utilização acadêmica e hoje é um fenômeno mundial. No início da década de 70, o governo americano liberou a ARPAnet para universidades e instituições relacionadas à pesquisa, para que acessassem a rede. Em poucos anos, seriam aproximadamente 100 sites online. Neste mesmo ano uma ONG denominada IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, fazia testes do “AlterNex”, que foi o primeiro serviço de internet sem fins acadêmicos, porém restrito aos membros desta ONG. Somente na década de 90 foi aberto para o público em geral.

Um marco no avanço da tecnologia da informação no Brasil, foi a criação da a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como objetivo operar uma rede acadêmica de alcance nacional. A autora expõe o que motivou o avanço da internet: A principal força da Internet deveu-se à sua arquitetura aberta. Sua característica de destaque, a transparência – seja em moldes técnicos, seja em sua organização social e institucional. Assim é possível definir que, como nos países desenvolvidos, o primeiro acesso a Internet foi para uso acadêmico e que depois foi ampliando para os demais usuários. E no cenário atual em que as crianças nascem nativas digitais será apresentando no próximo capítulo como a tecnologia da informação tem influenciado o seu desenvolvimento.

O desenvolvimento infantil no século XXI Para falar sobre o desenvolvimento infantil será utilizado como referencial teórico Vigostki, pois ele procura explicar o processo de aprendizado da criança. Vigostki e o desenvolvimento infantil Vigostki define que a correta organização da aprendizagem é que produz o desenvolvimento, dessa forma ela é meio para que isto ocorra: [. a aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Assim, cada cultura se caracteriza por gerar contextos de atividades mediados por sistemas de ferramentas, os quais promovem práticas que supõem maneiras particulares de pensar e de organizar a mente. O professor na Era do Conhecimento O professor vem de uma geração em que as tecnologias começaram a surgir, não havia MP3, os vídeos games começaram no Brasil somente no final da década de 80, os celulares eram restritos a poucos devido ao seu alto custo, foi somente no começo do novo século que começou a ficar acessível a todos, é isto que os difere dos alunos do século XXI.

Nos últimos dezoito anos ocorreram mudanças significativas no contexto social, econômico, político e educacional. De acordo com Fábio Tagnin (2008): Para qualquer um que tenha nascido nos últimos 18 anos, tecnologias como telefone celular, computador e tocador de MP3 fazem parte do seu dia-a-dia tanto quanto o transporte automotivo, a TV em cores e a geladeira eram parte integrante da vida cotidiana dos jovens dos anos 60 a 80. Nossos jovens não chegaram a conhecer um mundo sem vídeo games, e-mail e mensagens instantâneas. MORAN, 2004, p. Já sobre o papel da escola Peña expõe: Para que o professor passe de um ensino convencional a um ensino apoiado nas novas tecnologias, bem como desenvolvido em ambientes virtuais, exige que a instituição estabeleça o desenvolvimento de um projeto de formação de professores que priorize a inserção das TICs numa perspectiva construtiva e reflexiva da ação docente.

PEÑA, s/d p. Conclusão A Tecnologia da Informação, adentrou na maioria dos lares, sendo necessário que os migrantes da tecnologia fossem aos poucos se adaptando às mudanças. O professor que era o detentor do conhecimento, agora passa a ser o mediador. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M. P. S. org. Anais do 2º Congresso Latino- Americano de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: Nova Stella. VERASZTO, E. V. H. PEREIRA JUNIOR, A. A. a) Ensino de Física e Tecnologia: Desenvolvimento de Atividades de Educação Tecnológica para Alunos do Ensino Fundamental. In: Garcia, Nilson M. O. BARROS FILHO, J. BRENELLI, R. P. b) O caráter multidisciplinar da Educação Tecnológica: desenvolvendo atividades práticas contextualizadas a partir de uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais In: Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores.

A Formação social da mente. ª ed. São Paulo: MartinsFontes, 1998a. VIGOTSKI, Lev Semenovich. O desenvolvimento psicológico na infância. O uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva, tecnologia de informação. São Paulo, Atlas, 1994.

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