Psicologia da educação

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Um processo de aprendizagem está relacionado a diversos fatores, estes podem interferir tanto de maneira positiva quanto negativa na formação do aluno. Conhecimento prévio, construtivismo, zona de desenvolvimento proximal, pedagogia da autonomia, entre outros conceitos teóricos, serão temas do desenvolvimento deste artigo. O foco do trabalho é destacar o processo de aprendizagem do aluno, valorizando as questões sociais e psicológicas dando foco ao importante papel que a escola representa, abordando a aprendizagem escolar como elemento primordial para a formação do indivíduo. DESENVOLVIMENTO Na Grécia antiga, berço do pensamento racional onde se buscava explicações baseadas em conceitos e não mais somente em mitos, inicia-se o questionamento sobre como aprender e ensinar. Para os primeiros filósofos a dúvida consistia em saber se as pessoas possuem saberes inato ou se é possível ensinar algo a alguém.

O comportamento humano é considerado como global ou compósito, assim o autor inicia a terceira característica, pois segundo o mesmo, tal comportamento inclui aspectos emocionais e motores. A quarta característica trata sobre o processo pessoal, a qual é considerada intransferível, ou seja, ninguém pode aprender no lugar de outro. A velocidade e o ritmo de aprendizagem varia de indivíduo para indivíduo. O quinto processo entra o modo gradativo, aquele que a cada nova aprendizagem acrescenta novos elementos para a experiência anterior. O aprendizado se realiza através de operações crescentemente complexas. Assim como inatismo e empirismo apontando para lados opostos, um aponta para ideia do saber estar no indivíduo enquanto o outro defende que o saber está no mundo exterior, cria=se uma lacuna e a necessidade de um meio termo a todas estas informações e ideias.

Durante o século vinte, Jean Piaget, apresenta a teoria do construtivismo, nela o aluno possui características próprias e potencialidade, porém se o meio não favorecer o desenvolvimento, estas características não se concretizam. Construtivismo A teoria construtivista segue sendo uma das mais importantes na educação e teve como percursor o suíço Jean Piaget (1896-1980). A partir de experiências de Piaget, na qual observava crianças desde o seu nascimento até a adolescência, notou que o conhecimento se dá através da interação do sujeito com o meio no qual ele vive. Segundo o autor, o conhecimento: não pode ser concebido como algo predeterminado nem nas estruturas internas do sujeito, porquanto estas resultam de uma construção efetiva e contínua, nem nas características preexistentes do objeto, uma vez que elas só são conhecidas graças á mediação necessária dessas estruturas, e que essas, ao enquadrá-las, enriquecem-nas.

A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDI) é um conceito elaborado por Vigotsky, através dele se define a distância entre o nível de desenvolvimento atual, conseguir resolver um problema sem ajuda, e a gama de possibilidades, conseguir resolver um problema com a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Deduz que seria a potencialidade que o indivíduo possui, mas que está em processo de evolução. Segundo Vygotsky (1984, p. A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário". O autor entende que a criança aprende de maneira mais efetiva quando é confrontada com tarefas que sugiram um desafio cognitivo parecido.

O objetivo assim perseguido não é mais do que a realização daquilo que o genótipo, ou gérmen do indivíduo, tinha em potência. O plano segundo o qual cada ser se desenvolve depende, portanto, de disposições que ele tem desde o momento de sua primeira formação. A realização desse plano é necessariamente sucessiva, mas pode não ser total e, enfim, as circunstâncias modificam-na mais ou menos. Assim, distinguiu-se do genótipo, o fenótipo, que consiste nos aspectos em que o indivíduo se manifestou ao longo da vida. A história de um ser é dominada pelo seu genótipo e constituída pelo seu fenótipo. Isto não significa, porém, que a opção e a prática do professor ou da professora sejam determinadas por sua competência científica (FREIRE, 1996 p.

Desse modo podemos dizer que ensinar também é aprender e que sem uma boa relação entre aluno e professor, tal prática se torna desgastante e ineficiente. PROCESSOS PSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM Existem inúmeros teóricos que classificam os processos psicológicos da aprendizagem. Para Braghirolli (1990, p. o leque de opções amplo e heterogêneo de posições teóricas encontradas na psicologia contemporânea não deve ser visto como sinal de caos ou confusão, mas sim como um estágio no processo histórico de investigação do homem a respeito de si mesmo. Suas características principais são o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é construído de forma contínua e se constitui pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.

Estas são formas de organização mental, atividades que se aprimoram, até que em certo momento estarão plenamente desenvolvidas, caracterizando, assim, um estado de equilíbrio superior em relação à inteligência, à vida afetiva e às relações pessoais. Algumas destas estruturas mentais permanecem ao longo da vida do indivíduo, como por exemplo a motivação. Outras já são substituídas ao longo da fase, como a obediência. BIAGGIO, A. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1978. BRAGHIROLLI, Elaine Maria. Psicologia Geral. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Martins Fontes, 2007. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988. VYGOTSKY, L.

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