RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Docência e Intervenção na Educação Infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Introdução. Contextualização Da Escola. Caracterização da instituição. Aspectos Pedagógicos e Administrativos da Escola. O Cotidiano da Sala de Aula. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO O Colégio Sonho Meu localiza-se na Rua Espanha, n° 110, no bairro Horto na cidade de Betim/MG. Normalmente o horário de funcionamento é de 7:00 às 18:00. Esta instituição é privada e municipal e de sede única. A escola nasceu com a criação do Jardim de Infância Sonho Meu  em 06 de fevereiro de 1995, inicialmente com uma pequena estrutura física e administrativa.   Tem como valores fundamentais, o saber, a ética , o conhecimento e  a valorização da  formação humana do aluno. O colégio é constituído basicamente por 13 (treze) salas de aula, e em (todas possuem uma grande televisão de plasma dando acesso aos recursos audiovisuais para alunos e educadores), uma sala de uso dos professores, uma secretaria e uma quadra que contém recursos para jogar futebol, vôlei, basquete, entre outros esportes.

Existe também dois corredores que dão acesso à todas essas salas. Contribuindo com a segurança, o espaço conta com câmeras de segurança dentro e fora da escola, e obedecendo as normas regulamentadores de proteção contra incêndios, o local possui extintores em seus corredores. Para o lazer e entretenimento dos alunos, o colégio conta com brinquedos e peças de jogos em todas as salas, e com um pátio amplo que contém um parquinho. As classes possuem quadro de pincel para o conteúdo que o professor irá aplicar em aula, e também armários para os pertences dos alunos. Ou seja,  o conhecimento se dá numa rede de relações, num jogo de interações em que diferentes papéis complementares são assumidos e atribuídos pelos participantes.

Em linhas gerais o construtivismo tem como base que aprender ( bem como ensinar) significa construir novo conhecimento, descobrir com significado algo, baseado em experiências e conhecimentos existentes. Acreditando no referido acima adotamos como proposta de trabalho a “Pedagogia por Projetos ” que é fundamentada, na pesquisa ou numa investigação desenvolvida em profundidade sobre um tópico que se acredita interessante conhecer. Os objetivos de um projeto não se esgotam apenas em buscar respostas corretas e abrangentes, mas principalmente em aprender de maneira significativa o tópico estudado. Os projetos enfatizam também os conteúdos programáticos sem deixar, é claro, de crescer com realidade. E nem todos os funcionários têm conhecimento do que consta no PPP. O Colégio Sonho Meu procura sempre estar atento em relação as sanções disciplinares previstas no seu  Regimento Escolar, e é de conhecimento de todos vinculados à instituição, que não pode-se afrontar os Princípios Fundamentais e Constitucionais, que asseguram a todo cidadão, e em especial a crianças e adolescentes, o direito de “acesso e permanência na escola”, conforme a constituição brasileira.

Portanto, no que diz respeito à questões disciplinares e advertências, todos os casos são minimamente calculados, e se for necessário, são aplicadas pela supervisora, diretora e vice-diretora da escola. Quem mais zela pelos cumprimentos da norma no colégio é a diretora, que é bastante participativa nas atividades e cotidiano escolares. Aspectos da administração da instituição: PROFISSIONAL FUNÇÃO QUANTIDADE Professores Atuação direta na ação docente, mediação direta com a criança 12 Monitores Auxiliar a professora dentro da sala de aula 3 Servente escolar Limpeza da escola 2 Diretora Verifica questões financeiras e legais à comunicação, com os pais, do relacionamento entre funcionários. A decoração desperta a atenção e curiosidade das crianças sobre as cores, formas e textura das figuras. O tapete pode ser usado como base para todos se sentarem para brincar e fazerem rodas de conversa e cantigas.

É usado também sob os colchonetes usados na hora do descanso. A televisão é o aparelho digital áudio visual usado para a reprodução de vídeos e música. Percebe-se que o espaço na educação infantil é usado como promotor de descobertas, criatividade, desafios, aprendizagem e facilita a interação das crianças umas com as outras, delas com o professor e com o ambiente que as rodeia. Porém não houve mudanças em suas atitudes. A instituição alega está passando por dificuldades financeiras, e por isso não podem contratar mais monitores. No ponto de vista da professora, este fator acaba sendo prejudicial para o bom desenvolvimento das habilidades educacionais da pedagoga. Atualmente, a professora trabalha apenas no período vespertino, de segunda a sexta, e é somente nesta função que atua hoje em dia.

Em seu tempo “livre”, procura sempre ler e se atualizar para aperfeiçoar seus planejamentos que devem ser enviados para a coordenação da instituição para ser analisado e aprovado semanalmente. E apesar dos desafios, a pedagoga procura sempre mostrar a mesma paixão ao mediar o saber. Compreende-se que o educador deve buscar com seus alunos o conhecimento, deixando de lado a imagem de professor “que sabe tudo”, aceitando assim mostrar suas próprias limitações. E nota-se a necessidade de que o aluno tenha condições concretas de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades não menosprezando seu próprio conhecimento. PROJETO INTERDISCIPLINAR E DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO REALIZADA Escola: Colégio Sonho Meu Professor/a regente: Tatiane Arcanjo Duração: 6 horas Estagiário/a: Esther Edy Pedrosa Turma: Maternal 3 Área de conhecimento: Matemática, Ciências, Português e Artes Período em que o projeto foi desenvolvido: De 27 à 29 de Março de 2017.

HIGIENE BUCAL E SEUS PRODUTOS: FORMA DE USO As atividades a serem desenvolvidas dentro deste tema fazem parte de um projeto desenvolvido pela instituição exclusivamente para as turmas do maternal III no intuito deles absorverem muitas experiências divertidas e proveitosas. Explica-se aos alunos a importância e a forma de uso de cada um deles, e sempre ressaltando que eles devem efetuar o processo de higienização bucal sempre com o auxilio de um adulto. º momento Coloca-se as crianças posicionadas para assistir o vídeo: “Xuxa - Escove Os Dentes”, e explica-se que é importante aprender a musica reproduzida nele para a melhor fixação do que foi explicado. youtube. com/watch?v=Ew_hDN4oXRo Segundo dia: 28 de Março de 2017. º momento Canta-se a musica apresentada no dia anterior através do vídeo novamente.

Terceiro dia: 29 de Março de 2017. º momento As crianças são organizadas no tapete para brincarem no tapete para brincarem com os brinquedos disponíveis na sala de aula para aguardarem a chegada da Dra. Marlin. A dentista fala sobre higiene oral, alimentação e cuidado com os dentes, e demonstra como deve ser a correta escovação no urso “Blue”. º momento As crianças são encaminhadas para o refeitório onde contém mesas maiores para facilitar a confecção da próxima atividade. Entretanto houve a limitação de que não foi possível elaborar um planejamento de um possível conteúdo que poderia ser trabalhado com as crianças, porque a instituição já possuía um plano de aula estabelecido para o mês.

E todo conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula deve ser encaminha à coordenação do colégio com muita antecedência para ser aprovado. Limitando assim a autonomia do educador. Também não foi liderado outros dias para a intervenção para que eu pudesse trabalhar outros temas com os alunos. Restringindo a possibilidade de compreender como seria trabalhar conteúdos diversos necessários na educação infantil. Edição, 2001. VEIGA, Ilma, (2004). Passos Alencastro. Educação Básica: Projeto políticopedagógico; Educação Superior: Projeto políticopedagógico. EditoraPapirus.

1201 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download