BNCC e Lei 13415

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A BNCC será referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas das redes escolares públicas do País e suas propostas pedagógicas. Essa reformulação curricular poderá trazer quais outras mudanças? Você acredita que a unificação curricular é a melhor forma de universalizar o ensino no Brasil? Resposta: Ela poderá contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. Nesse sentido, espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação.

Assim, para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes. Complemento da Resposta (sugestão): termos uma única base curricular de ensino básico é, em um primeiro momento uma boa solução para a padronização no ensino, porém, na prática, talvez não consigamos êxito em tudo isso. Qual a definição de Competência, para a BNCC?. Essas competências, olhando para a nossa realidade, é fácil ou difícil de ser trabalhada? Resposta: competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Complemento da Resposta (sugestão): diz a BNCC que está inspirada em padrões de experiências avançadas do mundo e que tem como meta a elevação da qualidade de ensino no país. Para trabalharmos alguma competência (com alunos), o professor precisa estar capacitado, da mesma forma. A formação de cidadãos conscientes e engajados, como prevê a Norma, depende de fatores culturais e regionais e também pessoais, seja das famílias e dos professores. Só se aprende investigando, refletindo sobre o assunto, testando causas e hipóteses e buscando sempre a melhora daquilo que se estuda. Complemento da Resposta (sugestão): a BNCC conceitua que a aprendizagem é essencial para o desenvolvimento ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, sempre se pautando por princípios éticos e políticos que visam a formação integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Para que essa competência possa ser aplicada, o que na realidade de hoje é um pouco difícil, é necessário, antes de tudo um mínimo de conhecimento, por parte dos alunos, da sociedade brasileira e suas complexidades, da região em que está inserido, do seu contexto familiar. Estimular a curiosidade e/ou a busca por algo que transforme, em um ambiente escolar hostil como o nosso, é tarefa árdua, pois, na maioria das escolas públicas, falta a infraestrutura básica e, que é o maior entrave, pois não se consegue evoluir muito, sem um mínimo necessário para isso. Quando a BNCC menciona a sua preocupação com a educação integral, ela está preocupada com a jornada escolar ou com outra abordagem?. Como você avalia que deverá ser essa transição?.

Resposta: As tarefas das redes de ensino e escolas particulares serão construir currículos, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC, passando, assim, do plano normativo propositivo para o plano da ação e da gestão curricular que envolve todo o conjunto de decisões e ações definidoras do currículo e de sua dinâmica. Embora a implementação seja prerrogativa dos sistemas e das redes de ensino, a dimensão e a complexidade da tarefa vão exigir que União, Estados, Distrito Federal e Municípios somem esforços. Nesse regime de colaboração, as responsabilidades dos entes federados serão diferentes e complementares, e a União continuará a exercer seu papel de coordenação do processo e de correção das desigualdades.

Complemento da Resposta (sugestão): a Norma, que integra a PNE, estabelece que os professores deverão ser avaliados, bem como, prover as instituições públicas de infraestrutura adequada. Ela menciona que há uma insuficiência no desempenho dos alunos; que a organização curricular vigente não atende a realidade; que há excessos de componentes e que a abordagem atual pedagógica, está muito distante daquilo que se pretende. Quem fiscaliza isso tudo é o MEC e, os recursos destinados à ele são feitos pelo Governo Federal. Se não há repasses suficientes, pois, pelo que mostra, a educação não é importante para o país, ao contrário do que se diz as Leis, como implementar, mensurar e controlar isso tudo?. Foram mais de quatro anos de discussão até que essa norma fosse implementada.

Não teria o MEC, tido tempo para se organizar?. Justifique. Resposta: a) linguagens e suas tecnologias; b) matemática e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) ciências humanas e sociais aplicadas e e) formação técnica profissional. Complemento da Resposta (sugestão): a lei anterior igualava em oitocentas horas ou duzentos dias letivos, os ensinos fundamental e médio e, com a nova redação, amplia para mil e quatrocentas horas, ainda a ser estruturado, o ensino médio, mantidos os duzentos dias letivos. A quantidade de horas é adequada, porém, é necessário criar estruturas que amparem esse aumento de horas, como, contratação de professores, criação, melhoria e ampliação de unidades escolares, condições mínimas para permanência do aluno em ambiente escolar por um prazo mais estendido.

Segundo a mesma Lei, em cinco anos, as escolas deverão ter pelo menos mil horas de ensino já em prática. Não somente a Língua Portuguesa, que é a nossa língua-mãe e a base de toda a nossa verbalização que é importante. Todas as ciências, em maior ou menor grau colaboram com a formação dos alunos e, dentro da base curricular, as mesmas devem ser trabalhadas na sua plenitude, fornecendo ao aluno os elementos necessários para a sua compreensão. De acordo com a Lei 13415/17, que faz uma série de reformas no Ensino Básico, em seu artigos 20 e 30, fala da obrigatoriedade do ensino de Artes e práticas de Educação Física, Sociologia e Filosofia. É possível?. Justifique. Para ser uma aplicação, no tocante aos pontos mencionados, baseados na respectiva Lei, é preciso antes de mais nada, ter os elementos essenciais e primários para isso.

A base curricular para o ensino e aprendizagem da língua inglesa terá quais parâmetros?. A base escolar da Inglaterra ou dos Estados Unidos, por exemplo?. O aluno ficará preso somente a base gramatical ou deverá ampliar esse horizonte?. É preciso, além de tudo isso, que o docente tenha o pleno conhecimento da língua inglesa, para que possa dar o devido suporte ao aluno.

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