Tecnologia e Letramento

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Nesse sentido, as novas demandas tecnológicas vão de encontra aos objetivos da formação básica que comungam “a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura, dos direitos humanos e dos valores em que se fundamenta a sociedade” (BRASIL, 2013, p. O presente trabalho fomentou várias questões pedagógicas, de maneira que iniciou na Escola Saber é Poder, que por sua vez estava amparada com tecnologias, como uma sala de Informática, ligada a internet, multimídia e outras tecnologias. Nesse sentido, Zacharias (2003) pontua que: A escola precisaria ser principalmente um lugar destinado à aprendizagem, rico em recursos, na qual os alunos pudessem: construir seus conhecimentos segundo estilos individuais de aprendizagem; propiciar atividades pedagógicas inovadoras; desenvolver no aluno a capacidade de pensar e expressar-se com clareza, solucionar problemas e to8mar decisões com responsabilidade; E com um currículo; que ofereça uma visão multidisciplinar dos conhecimentos e que valorize outros tipos de inteligência além da linguística e da lógica matemática; que aumente o uso de novas tecnologias de comunicação; Portanto, é inegável afirmar que tecnologia vem adquirindo cada vez mais espaço nas salas de aula.

Além de um meio de aprendizagem, é utilizada também como forma de interação entre professor e professor, e também professor e aluno, transformando a escola em ambiente atrativo, interessante a todos. Pois assim, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) espera-se que ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações (BRASIL, 1998). Perceber a importância das tecnologias no ambiente escolar; •. Demonstrar as novas formas de leitura pela internet. • Auxiliar no avanço do aprendizado, refletir sobre o papel da escola, do professor, a função do currículo e a prática pedagógica em sala de aula.

Conteúdo: Tendo em mente a proposta interdisciplinar de aplicabilidade curricular, opta-se por considerar as particularidades de cada disciplina, contudo, partimo-nos para abordar o conhecimento através das práticas de leituras envolvidas com o uso de tecnologias da informação. Cronograma de Atividades: FASES PERÍODO Leitura e debate de texto em sala de aula sobre as atividades que serão dadas 2/5/2018 Realização de atividade prática ensinando a criança a utilizar o computador, lhe mostrando oque é mouse, teclado, como acessa a internet 3/5/2018 Primeira atividade 4/5/2018 Leitura no computador 5/5/2018 Avaliação online 6/5/2018 Correções das avaliações 9/5/2018 Discussão em sala de aula sobre o conteúdo aprendido 10/5/2018 Percursos Metodológico: Na primeira aula será ensinada à criança a usar o computador. Curitiba: CEEFET-PR, 2000. p; Il – (coletânea “educação e tecnologia” CEEFET-PR).

CEEFET-PR, Desafios da apropriação do conhecimento tecnológico: publicação do Programa de Pós-graduação em tecnologiaPPGTE/ CEFET-PR. Brasil. Ministério da Educação. CHARLOT, Bernard. O sujeito e a relação com o saber. In. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas (Org. P. MOITA, F. M. C. CARVALHO, A. com. br/eduinsof. htm. Acesso em: 14 maio 2018.

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