Educação ambiental na educação básica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. DIFICULDADES COM O TRABALHO DE E. A. NAS ESCOLAS. O EXEMPLO DA PEDAGOGIA WALDORF. A educação básica é onde se deposita grande esperança das mudanças de atitudes e mentalidade, e esse tema não é mais uma matéria para aflorar o currículo, ele já faz parte da criança e de seu modo de ver a vida. Será o segredo dar espaço para que ela continue a vivenciar de forma intensa suas pulsões naturais enraizadas com o ambiente? 2 POR QUE ensinar educação ambiental na educação básica? Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi. A educação básica passou por vários momentos históricos até chegar ao quadro atual de importância que está atingindo. Ensinar educação ambiental (E. A. e definir como parte do currículo é explicitar que há um desejo de se educar cidadãos conscientes que possam agir positivamente no meio ambiente. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEU CARATER INTERDISCIPLINAR Com a preocupação com toda a problemática ambiental, surge a expressão “Educação Ambiental” (E. A. O questionamento e a implementação da E. A cresce e se amplia, desconstruindo “pedagogismos”, levantando hipóteses e soluções ambientais, pois costura o dia a dia da escola com o fazer, pois não há como levantar temas como o acumulo de lixo, por exemplo, sem fazer algo a respeito dentro do próprio espaço onde se esta aprendendo.

È um tema que faz a comunidade reagir dentro da sua realidade, é onde se inicia o processo de aprendizagem significativa, a ação vem em conjunto com a teoria. A Política Nacional de Educação Ambiental, Art. diz que a Educação Ambiental deve estar presente em todas as etapas de ensino, do ensino básico, que inclui a educação infantil ao médio, educação superior, educação especial, educação profissional, educação de jovens e adultos. Na escola, já discutimos sobre os conteúdos de meio ambiente serem integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo criar uma visão global e abrangente da questão ambiental (TOMAZELLO, 2001).

Contudo é imprescindível trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva da transversalidade, aqui apontado, que enfatiza como estratégia metodológica a utilização de projetos, revela-se um desafio que as escolas vêm enfrentando com muitas dificuldades (VALENTIN & SANTANA, 2006). DIFICULDADES COM O TRABALHO DE E. A. NAS ESCOLAS. Um dos pilares da pedagogia é o ser humano e sua conexão profunda com a natureza, o espaço escolar é rural, as crianças aprender a plantar, colher, produzir, a ter contato com os elementos da natureza diariamente, faz parte do processo de aprendizagem como beber água. O contato com a natureza é levado seriamente, e as aprendizagens não são separadas em arquivos, a abordagem estuda o ser humano em sua inteireza: espiritual, mental, psíquico. Respeita o brincar como a principal base para todo o aprendizado, e a natureza naturalmente no dia a dia faz parte da rotina, pois as atividades pedem a expansão ao ar livre, a pesquisa livre e/ou direcionada, brincadeiras e diversos contatos com água, terra, folhas, sementes, areia, fogo, materiais oferecidos naturalmente.

O contato com a construção de brincadeiras e pesquisas num ambiente que prioriza a curiosidade e permite tempo ao sentir, faz grande diferença nas fases de quem experimentou essa vivencia. Rudolf Steiner é bastante sensível ao falar do ser humano e a relação com a natureza: A fim de que possamos reencontrar a conexão com ela, devemos investigar esse ser natural que existe em nós. Pode-se sim parar para observar o céu, respirar e contar uma história debaixo de uma árvore, estudar essa árvore, fazer piquenique nas praças ao redor da escola, brincar com barro, observar o fogo, iluminar uma roda de conversa ou música com uma vela, e quem sabe mais tempo tranquila e focada em plantações simples, rápidas, mas envolventes onde haja uma participação de efetiva aprendizagem pelo aluno e professor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la. Washington Novaes) O trabalho até aqui realizado, elucidou questões práticas sobre o meio ambiente como tema dentro da escola e um pouco da sua importância. Há vários movimentos existentes que surgiram para alertar sobre a necessidade de cuidar de todo o ambiente em que vivemos, sobre as diversas óticas do que consideramos meio ambiente, não há como negar sua relevância dentro do contexto escolar, e a necessidade de atitudes simples que cada um pode contribuir para pensar e agir, a educação ambiental faz parte de nosso aprendizado como ser humano, estar no mundo e saber uso dos recursos que ele nos oferece de forma inteligente.

Tudo se transforma, assim como nossa relação com o ambiente em que vivemos, o que não pode deixar de existir é o questionamento sobre as atitudes que estamos tendo frente aos desafios que aparecem. antroposofy. com. br/forum/o-contato-da-crianca-com-a-natureza/. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). br/artigos/112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas. BRASIL.  Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

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