CURRÍCULO E PROJETO PEDAGOGICO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

apud Brandão, 2005) a educação envolve o poder, a riqueza e a troca de símbolos presentes em cada sociedade. No entanto, quando falamos em escola, já vamos para um outro espaço. A escola é uma instituição de ensino, onde a educação na escola é caracterizada como formal, com uma intencionalidade, de maneira planejada e sistematizada. Bueno e Pereira (2013, p. afirmam: A escola atual é fruto da criação burguesa do século XVI onde tinha por objetivo além de instruir, educar. Pensar sobre a importância da base atualmente para sociedade vale ressaltar as exigência em se aplicar as competências na aprendizagem, o que viabiliza educacionalmente e reafirma a igualdade na forma de ingresso nas escolas, pensando na igualdade e na equidade, ou seja, não apenas dar possibilidades iguais, mas ser justo nas possibilidades, afim que todos assumam as mesmas “posições”.

A base vem com propostas já ressaltadas em documentos antigos, como a Escola Nova, que foi um Manifesto Pioneiro escrito por 26 educadores em 1932, propondo principios e bases. Sendo assim, percebemos que no campo educacional os avanços são lentos, demorados, mas isto não quer dizer que não surtirá efeito. Devemos sempre ser esperançosos e reconhecer que um documento aprovado e que introduz de forma que os materiais didáticos e as escolas adequem nos seus currículos vai valer de forma positiva na aprendizagem e no desenvolvimentos dos educandos, visando uma qualidade na educação básica e que mais pra frente surtirá efeito de forma processual na nossa sociedade, com a cidadania, valores éticos e empatia, sendo tão necessaria para a vida em sociedade. Referências Bibliográficas MEC.

br/ptbr/BNCC/o-que-e-BNCC. html SOUZA, João Paulo Nogueira. Análise crítica sobre a base nacional comum- bncc. WEBARTIGOS. Acessado em abril de 2019.

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