Relatório de estágio: ONG

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Caracterização da organização escolar 4 3. Estrutura e funcionamento 5 4. Desenvolvimento e analise das atividades observadas e realizadas durante o Estágio 6 5. Considerações finais 7 6. Referencial bibliográfico 8 7. Em meados desse ano, o padre entrou em contato com o Lucas Duarte, que passou a ser o co-idealizador da entidade. Juntos passaram traçar pontos para a elaboração da missão e da visão da Futurong. Foram convidados para compor a Diretoria da Futurong, os senhores Benjamim Funari Neto, como Presidente; João Guilherme Sabino Ometto, como Vice-Presidente; Marcio Esmerino Leite Ribeiro, Secretário; Eduardo Augusto Camarote, Tesoureiro; e Jaime Cohen Szulc, Presidente de Honra, entre outros associados que ajudaram na criação e fundação da entidade. Em 2003, começaram a trabalhar com 100 crianças na divisa de Parelheiros com Grajaú, região Sul da cidade de São Paulo, com a missão de promover assistência social às minorias e excluídos e o combate à pobreza, através de uma infra-estrutura de serviços centrados no eixo indivíduo-família-comunidade.

E com a visão de que cuidando, ensinamos a cuidar. Ao ser apresentada a equipe profissional da ong, notei que a gestão da ong era sempre aberta a todos, respeitando as opiniões e sempre procurando melhorar o espaço para ser corpo colaborativo e alunos, o que é muito importante para a viabilidade da instituição. A Futurong esta localizada em uma área periférica no jardim Novorizonte e apesar de estar num espaço pouco pavimentado, possui muitos alunos, a maioria destes, disseram-me conhecer a ong por indicação, já que a mesma atua a mais de dez anos e possui um forte nome no local. O espaço físico da ong não é tão grande, mas foi dividido de forma ideal para ser suficiente para a realização de todas atividades propostas pela ong.

A Futurong possui cinco salas amplas e arejadas, uma cozinha, uma sala de secretária, uma sala de coordenação e também cinco banheiros, sendo três femininos e dois masculinos. E fora do local coberto, onde possui as salas e coordenações o espaço externo da instituição também é usado para as aulas de atividades físicas, capoeira, judô, futsal, dentre outras. Referencial bibliográfico ABBAD, Gardênia da Silva (org). Fundamentos para Gestão de Pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. E. Pedagogia Empresarial. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. Anexo A.

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