Aprendizagem organizacional

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O projeto foi realizada através de um noviciado de caso, por meio de considerações, pesquisas documentais e entrevista. A investigação evidencia a importância da aprendizagem organizacional nas empresas requerendo inovações de resultados, o processo e os serviços nas organizações produtivas e como pessoalmente influencia sobremaneira a elevação de inovações e vantagens competitivas, transformando-a numa empresa chefe de mercado. A intenção foi verificar a presença de elementos da cultura e sua relação com a implantação e inovação nas organizações. O objetivo real é inserir a Aprendizagem Organizacional nas organizações. Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional, Organizações, mercado. Gestão de Pessoas nas Organizações e Entidades 14 5. Metodologia 16 6. REFERÊNCIAS 19 1. INTRODUÇÃO Este projeto aborda os fatores de Aprendizagem Organizacional e o impacto com suas mudanças causadas, baseando-se na relutância em que elas têm em desempenhar uma organização mais aprofundada deixando de lado uma organização burocrática e retrógada.

As organizações vêm passando por imensas mudanças e em conjunto o capital humano precisam estar em comum interesse com as organização e é parte destas mudanças, mostrando a importância do desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional. Esse trabalho é relevante, pois contribui para as organizações, de forma que observem que a Aprendizagem Organizacional pode trazer benefícios para a organização e acabem adotando uma postura correta, que posteriormente poderá trazer o sucesso almejado pela organização. Com as mudanças constantes no ambiente organizacional é importante analisar como a Aprendizagem Organizacional atua, pois é a área que têm a responsabilidade de dar sustentabilidade às ações, políticas e estratégicas das organizações e como o mercado de trabalho exige cada vez mais inovação é preciso identificar como a Aprendizagem Organizacional pode ajudar a melhorar desempenhos e atingir objetivos no qual estejam incluídas tanto as necessidades particulares dos funcionários, quanto às necessidades da empresa e sociedade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. A Importância da Aprendizagem Organizacional para as Organizações. Em artigo publicado na Revista Científica de Administração, Sovienski e Stigar (2008, p. o maior bem que uma organização pode possuir é o talento de seus colaboradores. A capacidade estratégica de uma empresa depende do talento de seus executivos e de sua potencialidade. Sem eficácia competitiva os recursos disponíveis tornam-se improdutivos. Uma empresa de sucesso é avaliada não só pela qualidade de seu desempenho financeiro, como também pelas habilidades de manobrar perante as turbulências ambientais, ou seja, deve-se analisar a qualidade dos recursos humanos e as forças organizacionais, além dos processos financeiros e tecnológicos. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, as organizações tendem cada vez mais reter os seus talentos, criando meios acessíveis e reais para manter seus colaboradores cada vez mais envolvidos com os objetivos da empresa, e isso vai além de salários e benefícios, é um caso de Aprendizagem Organizacional.

Segundo Chiavenato (1997 apud STADLER, 2009, p. nesta nova visão de gestão de pessoas, precisamos perceber três características principais: Pessoas como seres humanos – A organização (ou seus gestores) reconhece que as pessoas são profundamente diferentes entre si, dotadas de personalidade própria, com história pessoal particular e diferenciada, em busca de objetivos reais e mensuráveis, não sendo mais consideradas como meros recursos da organização. Pessoas não apenas como recursos – A organização reconhece que os colaboradores são elementos que a impulsionam para a busca de resultados, e não como agentes estáticos. As pessoas gerenciam os outros recursos disponíveis, mas não são considerados como tal. Pessoas como parceiras – A organização reconhece e trata as pessoas (corpo funcional) como parceiros, torna-os capazes de a conduzir ao sucesso.

as organizações estão percebendo a necessidade de estimular e apoiar o contínuo desenvolvimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas. Através da gestão de pessoas é possível que as empresas administrem as mudanças, utilizem a Aprendizagem Organizacional, mantenham políticas éticas, proporcionem qualidade de vida e aumentem a satisfação dos empregados no trabalho, tenham funcionários bem treinados e motivados, fazendo com que a organização seja mais competitiva para alcançar sua missão e objetivos. Metodologia A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Segundo Cervo e Silva (2006) a pesquisa exploratória propõe critérios, métodos e técnicas que facilitam a elaboração de um estudo visando disponibilizar conteúdos sobre o objeto da pesquisa, orientando e formulando hipóteses.

A pesquisa descritiva busca realizar o estudo de maneira a analítica, através de registros e interpretações de acordo com fatos sem a interferência do pesquisador. Fundamentos de metodologia científica. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 CARDOSO, B. M. F et al. BERVIAN, Pedro A. SILVA, Roberto da. Metodologia científica. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. LONGENECKER et al. NASCIMENTO, A. M. Um estudo sobre o modelo de gestão e o processo sucessório em empresas familiares. Revista Contabilidade & Finanças, volume 20, número 49, São Paulo, 2009. PINA E CUNHA, M. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. ed. rev. e ampl.

Braga. Psicologia, 2008.

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