TIC

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Gestão Escolar. Gestão Pedagógica. Gestão Administrativa. Gestão de Recursos Humanos. Conclusão. Tudo isso para que os alunos de baixa renda possam utilizar a camunicação de digital e aumentar sue potencial de aprendizado, essa inclusão é muito importante nessa época da vida, onde crianças e adolescentes estão na fase do descobrimento e por serem jovens muitos estão conectados através dos seus smartsphones mas poucos tem a oportunidade de estudar e aprender através de um computador, saber pesquisar e aprender com a tecnologia que até então era usada só para redes socais e jogos. Esses jovens não utilizam ou não sabem utilizar computadores para pesquisa e um desenvolvimento mais profundo de seus trabalhos escolares e com esse projeto da UNESCO nas escolas todos vão poder usufruir dessa tecnologia que só tende a crescer, professores e alunos juntos trocando informações e entretendo de forma intelectual e mais profundo neste universo maravilhoso que é o saber.

O Uso de TIC’s no Processo de Ensino e Aprendizagem O uso da TIC no processo de aprendizagem dos alunos está cada vez mais ganhando força dentro das escolas nos laboratórios de informática que são abertos não só para pesquisa e transmissão de conhecimento, mas como ferramenta de trabalho para o professor que torna a aula mais dinâmica. O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem. Sabemos que o Brasil tem que melhorar muito neste setor e também na competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação, pois nem todos estão habituados a utilizar essa ferramenta em suas aulas.

Porém essa ferramenta não vai substituir nenhuma outra a Tecnologia da Informação e Comunicação provocará mudanças profundas na forma como se constitui a dinâmica do ensino, e isso dependerá da forma que a a pedagogia será aplicada essa interação entre o corpo docente e o aluno vão enriquecer cada vez mais o ensino, não é a tecnologia que importa, mas a filosofia educativa que empresta sentido ao uso. Segundo Moraes (1997, p. precisamos colocar o conhecimento a disposição do maior número possível de pessoas, disseminar o conhecimento dentro e fora da classe como ocorre no EAD, cria uma atmosfera de investigação, colaboração e reflexão crítica, permitindo uma aprendizagem contínua, permanente e autônoma, fóruns, enquetes, testes, todos eles contribuem positivamente para um conhecimento de caráter intelectual e até mesmo cultural, como o mundo está cada vez mais tecnológico estudar a distância ou utilizando cada vez mais a TIC nas aulas, vai fazer como que a pedagogia entre em evolução historicamente.

O ato de aprender não é uma mera acumulação de conhecimentos, mas uma interação de saberes vividos dentro e fora sala de aula, este exercício democrático, também de interação intelectual-social, modifica nosso modo de pensar alterando nossa base cognitiva e emocional. Em contra partida essa novidade traz complexidade no ensino e diversidade de informações, que são totalmente novas e demandam concepções metodológica muito diferentes daquelas das metodologias tradicionais de ensino o que pode deixar um aluno confusa com este mundo de oportunidades, são contextos diferentes e forma de ensinar e aprender diferentes do habitual. BELLONI, M. L. O que é Mídia e Educação. Campinas, SP : Autores Associados, 2001.

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