INICIAÇÃO DE VÔLEI PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

ª Beatriz Quadro Leme, uma questão importante relacionada ao voleibol. Em geral os alunos têm pouco ou quase nenhum conhecimento básico sobre vôlei, não sabendo como fazer um saque ou recepção simples. O que faz com que a maioria dos alunos não tenha interesse em participar das aulas, por não saber jogar corretamente. Como não têm o domínio motor para jogarem corretamente, os colegas acabam por caçoarem dos erros dos colegas de classe, reforçando o comportamento de não jogar como sendo vantajoso, pois então não se sofre punição social pelo mau desempenho Definimos, então, que se fazia necessária uma intervenção para melhorar a forma como os alunos jogam vôlei evitando erros nos fundamentos e motivo de piada de uns sobre os outros alunos, buscando, assim melhorar o convívio entre os alunos nas praticas realizadas na quadra.

Entendemos que, a educação física escolar não deve ser vista como um simples meio de lazer, pois vai muito, além disso, e existem projetos pedagógicos para mudar essa concepção de visão sobre a educação física escolar, “o projeto pedagógico busca mostrar as escolas que o objetivo é promover a educação do aluno preparando, juntamente com outros meios sociais, a sua formação para o convívio na sociedade em que está inserido, agindo e interferindo nessa sociedade, mudando-a e adequando-a ás necessidades do tempo em que vive. A antecipação para abordar a bola é fundamental para direciona-la ao lugar desejado e flexionar as pernas preferencialmente ligeiramente separadas, é importante para acelerar o impulso dado à bola. ” (Vôlei “da” Escola; Campos, 2006, p. “O saque é um fundamento de jogo decisivo, portanto deve ser dada a este fundamento uma completa atenção no seu treinamento.

O treinamento de saque requer concentração, precisão e força. ” (Vôlei “da” Escola; Campos, 2006, p. ” (Vôlei Escolar, Sprint, 2004, p. Depois de explicar como executar corretamente um saque ou uma recepção, passamos alguns exercícios para treinar a “manchete associadas “com movimentos de sentar, abaixar e deslocar” (Vôlei “da” Escola; Campos, 2006, p. Os alunos formaram duplas e um ficava de pé e o outro sentado o que estava em pé jogava a bola e o que estava sentado tinha que levantar e receber a bola na forma de manchete, e depois de algumas vezes eles trocavam de lugar e repetiam a atividade. Logo em seguida para treinar o saque os alunos formaram duas filas cada uma de um lado da rede, onde uma fila ficava com a bola e a segunda sem bola, ai o primeiro da fila com bola fazia o saque da linha de 3 metros e o da outra fila tinha que receber a bola, despois as filas revezaram algumas vezes de lugares.

Então foi feito um pequeno jogo de vôlei onde eles tinham que por em pratica o que aprenderam durante as atividades, no começo do jogo o saque foi feito da linha de 3 metros, pois alguns não tinham força suficiente para lançar a bola, depois o saque foi feito da linha de fundo. Voleibol escolar. São Paulo, Sprint, 2004. BIZZOCHI, C. Voleibol de alto nível. São Paulo, Manole, 2008.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download