A Avaliação nas Aulas de Educação Física

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Thiago Viana Camata; Prof. Dr. Lúcio Flavio Caldeira; Prof. ª Ma. Eloise W. º Momento 11 3. CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1. INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado métodos de avaliação voltados para a Educação Física Escolar. Avaliar significa emitir um juízo de valor sobre a realidade que se questiona, seja a propósito das exigências de uma ação que se projetou realizar sobre ela, seja a propósito das suas consequências, portanto, merece atenção, por refletir a concepção de educação que se quer implementar (ANACHE, RESENDE, 2016). Em consonância com as nossas diretrizes, o compromisso é oferecer condições de ensino e aprendizagem visando a transformação do estudante. Perez (1992) aborda a aprendizagem sob dois aspectos: a) Função didática que os professores realizam para compreender o processo educacional.

qualquer processo didático intencionalmente guiado implica uma revisão de suas consequêcias, uma avaliação do mesmo. A avaliação serve para pensar e planejar a prática didática. ” (p. b) Necessidade de se adotar um ponto de vista mais crítico para ser “[. a competência é um conhecimento que implica a autonomia do aluno e sua ação num contexto particular (126-127). Para atender às questões referentes aos processo avaliativos, o Ministério da Educação (BRASIL, 2006) propôs um modelo de referência para identificar as habilidades a serem desenvolvidas na educação física escolar que é saber diferenciar diversos tipos de atividades físicas em seu processo histórico, por meio da análise do seu objetivo, de sua forma de execução e de uma estrutura organizativa.

Compreende-se assim, que o objetivo ou a função da realização da avaliação em Educação Física é garantir a formação integral do aluno pela mediação da efetiva construção do conhecimento, contribuindo nas decisões de natureza educacional, tanto no que se refere ao ensino, a aprendizagem e ao próprio funcionamento do sistema escolar. Assim, esta discussão prevê que sejam estabelecidas possíveis relações entre as concepções de avaliação em Educação Física Escolar e perspectivas de avaliação num contexto educacional mais amplo, a educação como um todo. Temos alguns métodos e abordagens avaliativas da Educação Física Escolar que são:Método Francês e Método Esportivo; Abordagens Construtivista, Desenvolvimentista e Psicomotricista; Abordagens Críticas.

Assim, na atribuição de conceitos aos alunos, recomenda-se de acordo com os PCN – Parâmetros Curriculares Nacional, 1998: • A avaliação deve ser contínua, compreendendo as fases que se convencionou denominar diagnóstica ou inicial, formativa e somativa. • A avaliação deve englobar os domínios cognitivo, afetivo ou emocional, social e motor. • A avaliação deve referir-se às habilidades motoras básicas, ao jogo, esporte, dança, ginásticas e práticas de aptidão física. • A avaliação deve referir-se à qualidade dos movimentos apresentados pelo aluno, e aos conhecimentos a ele relacionados. • A avaliação deve referir-se aos conhecimentos científicos relacionados à prática das atividades corporais de movimento. Então, os objetivos para a aprendizagem são estabelecidos. O progresso individual do aluno é considerado segundo seu desenvolvimento.

Assim, pensar no ato avaliativo sugere, então, clareza, discernimento, opção, engajamento intencional e comprometimento. Isso significa que a avaliação está além das exigências formais de conteúdo, que ultrapassaos procedimentos técnicos burocráticos e que não se concretiza por atitudes desintegradas, mas porações inter-relacionadas, seja a partir de dependências, de submissão, seja por deliberada exacerbaçãode poder. A avaliação em educação física escolar deve ser uma avaliação dos processos de ensino aprendizagem tendo como objetivo incluir e acolher a trajetória escolar dos alunos, pois não pressupõe aprovação ou reprovação, mas uma compreensão adequada do processo vivido por cada estudante, possibilitando o avanço em termos de conhecimento do seu corpo e sua corporeidade bem como a democratização dos saberes na sociedade.

Já o método avaliativo que utilizaremos se pautará em realização da prática da modalidade esportiva, valorização da cultura corporal e do movimento, relação da educação física com saúde e qualidade de vida, ambos de acordo com o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais. A formação do conceito/nota se dará de forma somativa através de observações e relatórios individuais de cada aluno onde poderá ser comparado sua evolução. Os princípios e as orientações sobre os processos avaliativos discutidos anteriormente são válidos para todos os estudantes, enquanto processos compartilhados e contínuos que buscam a aprendizagem efetiva e o desenvolvimento do estudante. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem.

Exemplos: descobrir o próprio corpo para utilizá-lo melhor em atividades motoras básicas (correr, saltar) ou específicas (passes no basquete ou voleibol, chutes no futebol) e compreender e respeitar as regras de um jogo e agir cooperativamente. Porque a disciplina de educação física de acordo com a legislação vigente independente de nota ou conceito atribuídos, nãopoderão influir na definição dos resultados finais do aluno. R2- Sim. Após mensurar os resultados dos alunos identifico em que nível cada um precisa melhorar para consolidar as habilidades necessárias tanto afetivas, psicomotoras de acordo com cada atividade proposta. CONCLUSÃO Com a realização deste trabalho foi possível constatarmos a importância e até a necessidade da avaliação na educação física escolar de uma forma mais direcionada e específica para cada faixa etária e atividade desenvolvida.

De acordo com a concepção de avaliação, ao professor caberá o papel de acompanhar todo o processo de avaliação, coletanto dados, informações sobre os alunos e, cuidadosamente, registrar as necessidades deles e possibilidades. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. n. htm> Acesso em: 02/04/2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN Lei n. de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. COLOA, J. Avaliação Pedagógica: da diversidade da avaliação à avaliação da diversidade. Marília: ABPEE, 2016. DE PAULA, Deborah Helenise Lemes - UFPR. Avaliação Em Educação Física Escolar: Interfaces e Relações com as Perspectivas Avaliativas na Educação. PEREZ-GOMEZ, A. I. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo: In: NÓVOA, A.

Org. Formação de professores e profissão docente.

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