Desafios no Esporte Adaptado

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

O caso de Bruno Vinícius 5 2. O caso de Ricardo 5 2. O caso de Claudia 6 3. As barreiras à inclusão 7 4. Conclusão 8 REFERÊNCIAS 9 1. Após uma orientação médica, buscando o controle de peso, Bruno conheceu, através da entidade Basquetebol para Todos, o basquete em cadeira de rodas. Seu primeiro desafio na nova modalidade é aprender a controlar a cadeira de rodas. Como segundo desafio, ele precisa reaprender a driblar. Para isso, sugere-se a seguinte atividade: Exercício de iniciação; Dar dois impulsos no aro da roda, enquanto a bola descansa sobre o colo; posteriormente quicar a bola novamente no solo (repetir o movimento). COMITÊ PARAOLIMPICO BRASILEIRO, 2006) Uma adaptação fundamental, além da inserção da cadeira de rodas, que faz com que o atleta drible ao lado dessas ou à frente do apoio de pernas, é o fato de a bola, enquanto se impulsiona a cadeira, poder ser posta ao colo, sem contudo estar presa entre os joelhos, podendo um ou dois impulsos, serem seguidos de um ou mais dribles.

Os atletas que hoje são da classe C8 automaticamente serão alocados na classe FT3, ou podem até serem considerados inelegíveis. Na regra atual é obrigatório que exista sempre pelo menos um atleta da classe FT1 em campo. Caso não seja possível, o time deve jogar com seis ou cinco jogadores. Cada equipe só pode contar com no máximo um atleta da classe FT3 em campo, durante toda a partida. COMITE PARALÍMPICO BRASILEIRO, 2018) 2. A largura deve ser diminuída aos poucos, conforme a criança estiver mais segura. PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA, 2016) 3. As barreiras à inclusão Conquanto a inclusão seja uma realidade na teoria pedagógica brasileira, há na prática, muito o que se adequar ainda. Os novos textos legais brasileiros, que versam sobre construção, arquitetura e urbanismo sugerem algumas modificações nos prédios, para facilitar o acesso de deficientes: • Rampas de Acesso; • Elevadores, eletro-mecânicos ou hidráulicos; • Corrimão e barras de apoio; • Portas mais largas para facilitar acesso; • Banheiros adaptados.

Infelizmente, inclusive em construções para uso escolar, essas adaptações ainda não são uma realidade completa, e em muitos casos, por má construção ou projeto, funcionam de forma deficitária, não atendendo sua função. cpb. org. br/modalidades-visualizacao/-/asset_publisher/4O6JOgZOhDhG/content/id/22729>. Acesso em: 10 out 2018. COMITÊ PARAOLIMPICO BRASILEIRO.

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