MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO A Educação Física é um importante componente curricular na educação e seu conteúdo considera as práticas da cultura corporal e do movimento e é oferecida em todo o ensino básico. Assim como todas as disciplinas, é importante que se faça uma boa avaliação. Porém, o que observamos nas aulas de Educação Física atualmente, é uma avaliação um tanto inadequada, ultrapassada, que não atende às necessidades do processo ensino-aprendizagem. Assim como em todas as áreas, na Educação Física é preciso sermos assertivos e definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem para que se tenha uma avaliação adequada. Podemos usar como exemplos, descobrir o próprio corpo para realizar melhor as atividades motoras básicas ou específicas e compreender e respeitar as regras de um jogo e agir cooperativamente.

Segundo Darido e Souza Jr (2010, p. a avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados, ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou para todo o grupo de alunos. Pretende-se avaliar se o aluno realiza as atividades, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade. Se o aluno realiza as atividades, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

Da mesma forma, se o aluno organiza e pratica atividades da cultura corporal de movimento, demonstrando capacidade de adaptá-las, com o intuito de torná-las mais adequadas ao momento do grupo, favorecendo a inclusão de todos. • Valorizar a cultura corporal de movimento. Pretende-se avaliar se o aluno conhece, aprecia e desfruta de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal de movimento de seu ambiente e de outros, relacionandoas com o contexto em que são produzidas, e percebendo-as como recurso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais. • Valorizar e apreciar diversas manifestações da cultura corporal, identificando suas possibilidades de lazer e aprendizagem. Com o passar dos anos, a Educação Física passou por várias mudanças. Atualmente, faz-se importante a necessidade de encontrar uma avaliação justa e correta.

A avaliação contínua e diária é um procedimento que está sendo utilizado por muitos profissionais, e que tem dado um resultado satisfatório. É indispensável que o professor tenha controle total de sua turma e estar sempre atento a todos os alunos, em vários aspectos. É importante avaliar a participação, cooperação, coordenação, estratégia, e deslocamento. Avaliar também em roda de conversa, sobre as dificuldades e as diferenças entre pessoas, despertando o espírito cooperativo e solidário de cada aluno. De acordo com Barroso e Darido (2010) apud Paes (2002) e Tubino (2002), que estudam o esporte como um fenômeno sociocultural, afirmam que o esporte pode se manifestar de diversas formas, apresentando características diferentes quanto ao local, público e objetivo. Por isso o professor de Educação Física precisa estar seguro dos objetivos que deseja alcançar com a prática esportiva nas suas aulas, a fim de que possa aplicar mecanismos que viabilize o seu fazer pedagógico através do jogo.

O professor precisa ter uma visão ampla para que possa detectar no momento do jogo, o direcionamento ao qual sua aula está trilhando, para isso é preciso que esteja com os objetivos bastante definidos e a aula sendo desenvolvida de forma mediada. Por isso, assim como tudo na vida, planejar é muito importante, pois planejando conseguimos analisar os prós e contras, para a execução dos projetos. Na escola também é assim, para que o docente tenha êxito na aplicação de suas aulas, ensinar os conteúdos, ensinar valores que tornarão seus alunos, seres questionadores, o processo ensino-aprendizagem é muito importante. Por meio do planejamento que a escola vai garantir que os objetivos sejam alcançados. REFERÊNCIAS BARBOSA, Jane Rangel Alves. A avaliação da aprendizagem como processo interativo: um desafio para o educador.

Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Rev. bras. Educ. Fís. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. n. p. sem. DUARTE, Marcelo Gonçalves; MONTEIRO, Mauricio Menezes. Métodos de avaliação para a prendizagem na Educação Física escolar do município de Parintins. Revista COCAR, Belém, v. n. p. ª edição. Universidade do Porto, 1998. p. PAES, R. R.

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