Educação Física Escolar: Integração do Desenvolvimento do Corpo e da Mente

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Este estudo tem como objetivo defender a real importância dessa disciplina dentro das escolas por meio do desenvolvimento não só da cultura corporal como também ela dá a oportunidade do desenvolvimento pedagógico, trabalhar a mente em conjunto com o corpo e seus movimentos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica tendo como procedimento metodológico a técnica de revisão de literatura. As aulas de educação física escolar, para um melhor resultado no aprendizado de seus alunos, deve utilizar de abordagens que trabalhem seus alunos de forma integral respeitando o desenvolvimento natural de cada fase da criança e adolescente, implementar em suas aulas, atividades que motivem seus alunos a melhorar individualmente e em grupo tanto a sua parte motora quanto o seu intelecto. Este estudo mostra que as aulas de Educação Física Escolar tem importância fundamental no ambiente escolar como qualquer outra disciplina, ela não é apenas repetição de movimentos ou um momento de lazer, ela em sim, trabalhada integralmente, o corpo a mente, tem muito a complementar na vida acadêmica de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: “Corpo e mente”. A Educação Física no Brasil pode ser dividia em cinco momentos: 1. Brasil Colônia (1500 a 1822) 2. Brasil Império (1822 a 1889) 3. Brasil República (1890 a 1946) 4. Brasil Contemporâneo (1846 a 1980) 5. No entanto, este modelo começou a ser criticado, principalmente na década de 80, mas ainda está muito presente nas atuais aulas de educação física. Atualmente, coexistem diversas tendências, modelos e abordagens que tentam romper com este modelo mecanicista, incluindo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) que é um documento oficial do Ministério da Educação que norteia as aulas de Educação Física atualmente. Segundo Momento: As teorias pedagógicas: Construtivista e a Desenvolvimentista. Abordagem Construtivista. Esta abordagem é baseada na obra de João Batista Freire. Quando há o desenvolvimento tanto da mente quanto do corpo simultaneamente, por meio das atividades físicas, as crianças terão uma qualidade de aprendizagem integral; desenvolvem tanto a parte motora quanto a social, afetiva e cognitiva.

Abordagem Desenvolvimentista Esta abordagem está descrita no livro Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista e foi publicado em 1998 e tem como autores: Go Tani, Edilson de Jesus Manoel, Eduardo Kokubun e José Elias de Proença. Ela tem como premissa de que tudo que for planejado como atividade nas as aulas de educação física tem que ter como base o processo natural de mudanças no comportamento motor no decorrer da idade das pessoas. Cada idade tem suas características específicas de desenvolvimento. Cada idade necessita de um determinado estímulo específico para um desenvolvimento saudável e natural para que as atividades ministradas não fiquem nem além e nem aquém das suas reais necessidades. A brincadeira pode ser realizada em pequenos grupos.

Em um primeiro momento, cada grupo tem que pular a corda conjuntamente, desenvolvendo sua habilidade motora individual quanto em grupo. Para se chegar ao objetivo de pularem a corda todos ao mesmo tempo, as crianças tem a possibilidade de aprender a interagir entre elas, definindo em qual momento elas tem que pular a corda. Antes do movimento de pular, o professor determina um tempo para que elas definam entre elas qual o melhor momento para pular a corda, todos ao mesmo tempo. O professor pode dar a sugestão em, colocar uma música e elas definem o momento da musica para efetuar o salto ou definirem uma contagem e em um determinado número elas tem que saltar. Uma terceira forma de brincar com o mesmo jogo é colocando obstáculos em algumas casas e as crianças tem que fazer o mesmo percurso de ida e volta, ultrapassando os obstáculos.

Os obstáculos podem ser não pode pisar nas casas que contenham os números pares ou até mesmo fazer com que a criança ao invés de fazer o movimento de saltar com um dos pés, ele tem que pular e agachar em determinada casa. Depois de feita os três tipos de jogos, faz-se uma roda de conversa para que as crianças falem das suas experiências nas três versões. Este tipo de jogo estimula a criatividade das crianças e mostra que elas podem fazer um mesmo percurso de forma diferente e, a roda de conversa estimula a interação entre eles, pois dessa forma, eles têm a oportunidade de trocar sensações e experiências. Desenvolvimento Desde a colonização de nosso país a Educação Física foi praticada de acordo com o momento político e econômico vivido.

Crianças e adolescentes não aprendem apenas sentados em uma cadeira de sala de aula, elas podem aprender por meio dos movimentos corporais, elas podem aprender em um espaço livre e é neste espaço que elas mais aprendem, pois é o local onde elas podem fazer o que sabem fazer de melhor: brincar, jogar, ter contato com seus colegas, conversar, etc. Além disso, cada fase de vida exige um tipo de aprendizado porque as crianças e adolescentes estão em um processo natural de desenvolvimento físico e mental. Quando os professores conseguem associar o desenvolvimento natural do organismo com a atividade própria para esta fase, além da criança ter mais facilidade para aprender, ela aprende de forma natural, espontânea. Para isso pode-se implementar nas aulas de educação física as abordagens construtivista e desenvolvimentista.

Ambas tem como pontos em comuns o aprendizado por meio da cultura corporal, o desenvolvimento pedagógico, o psicossocial, o afetivo, o cognitivo. Enfim, um aprendizado de “corpo e mente”. Conclusão: Para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes nas aulas de educação física faz-se necessário não só aulas práticas, esportivizada ou aulas de lazer, há a necessidades de aulas que utilizem das práticas, dos esportes, dos jogos, da cultura corporal como ferramentas que também desenvolvam o intelecto dos alunos. Por meio do estudo da evolução da Educação Física na história política e econômica de nosso país faz-se necessário, para que haja o entendimento do período histórico em que se encontra atualmente e que os professores possam utilizar do momento atual, aulas com procedimentos metodológicos que respondam as reais necessidades de aprendizagem de seus alunos.

Enfim, não se pode ter um aprendizado integral senão utilizar da educação física como uma disciplina escolar que também educa que ela tem características próprias que proporciona o desenvolvimento tanto intelectual quanto o motor. E que um complementa o outro no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes REFERÊNCIAS: CAPRI, FS. COSTA, Erika Mendes; COELHO, Michele Cristina; SANTANA,Cassio Bonavenoto. A Educação Física na Educação Infantil; uma perspectiva desenvolvimentista. EFDesportes. com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, nº 164, 2012. JABU, Marcelo. Amarelinhas. Educação Uol. Planos de aula. Disponível https://educacao. uol. com. br/planos-de-aula/fundamental/educacao-fisica-pular-corda. htm. Acesso em 20 mar. Educação de Corpo Inteiro – Teoria e Prática da Educação Física. Disponível em: http://acervo. novaescola. org. br/biblioteca-virtual/educacaocorpo-inteiro-teoria-pratica-educacao-fisica-628348.

htm. Acesso em 17 mar.

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