Biografia e Pensamentos Filosóficos de Giordano Bruno

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Seus pais, Giovanni Bruno e Flaudissa Savolino, o registraram como Filippo (Felipe), mas, posteriormente, devido a religião, adotou o nome de Giordano Bruno de origem italiana e latim. Durante grande parte da sua vida, foi influenciado pelo Catolicismo. Aos quatorze anos, entrou no Convento de São Domingos, de Ordem Dominicana ou Ordem dos Pregadores, onde foi ordenado sacordote em 1572 e recebeu o título de doutor em Teologia. Nos anos que passou no convento, estudou sobre a teologia de Tomás de Aquino e a filosofia de Aristóteles, porém opôs-se aos pensamentos dos mesmos. Leu também sobre filósofos e teólogos da Antiguidade à Idade Média e obras renascentistas. O primeiro processo ocorreu em 1592; Bruno reconheceu ter falado como um filósofo e não como um cristão.

No entanto, a Inquisição Romana interveio e solicitou sua extradição. Em fevereiro de 1593, Bruno foi enviado à Roma e permaneceu no cárcere da Inquisição, por seis anos, aguardando julgamento. No ano de 1599, a audiência foi iniciada perante uma comissão da Inquisição Romana onde foi acusado de oito proposições heréticas. Depois de ter sido garantido vários termos para retratação de seus erros, ele foi condenado (Janeiro de 1600), entregue ao poder secular (8 de fevereiro) e queimado na fogueira no Campo dei Fiori, em Roma, em 17 de fevereiro de 1600. No entanto, Bruno teve como referência a teoria heliocêntrica copernicana onde o Sol é o centro do Universo e os planetas giram ao seu redor, o oposto do geocentrismo. Para ele, Copérnico foi "um matemático que elabora, mas também um físico que a demonstra.

Para Bruno, apesar de ter como base a teoria copernicana, a mesma não deveria resumir-se apenas na mudança de pensamento e posição do Sol e da Terra. Tanto o geocentrismo como o heliocentrismo têm como base o sistema de centro e de finitude. Não havia discussões sobre a possibilidade de o universo ser infinito, por isso Bruno dizia que Copérnico não conseguiu decifrá-lo devido a sua incapacidade por ser matemático/físico e somente um filósofo seria capaz desenvolver esta teoria. E, tendo papel fundamental no seu raciocínio, o hermetismo cujo os estudos estão voltados ao ocultismo e a magia. Duvidava dos preceitos católicos da Santíssima Trindade e questionava a existência de um Deus único e exterior ao homem.

Devido a estes posicionamentos, Bruno foi condenado pela Igreja por estar totalmente fora dos seus dogmas e não se retratou por não aprovar as imposições dadas pela religião católica. Sua filosofia influenciou o movimento iluminista que mudou o cenário filosófico e intelectual do século XVlll, considerado o "século da Filosofia". No século XX, ele contribuiu para a metafísica e epistemologias marcantes. Introdução ao pensamento de Giordano Bruno. Disponível em: http://www. acervofilosofico. com/introducao-ao-pensamento-de-giordano-bruno Giordano Bruno. Disponível em: http://www. paradigmas. com. br/index. php/revista/edicoes-01-a-10/edicao-10/200-giordano-bruno-questoes-sobre-o-homem-o-mundo-e-o-universo Giordano Bruno: Entre o Geocentrismo e Heliocentrismo. Disponível em: http://www2. org/wiki/Pante%C3%ADsmo Pampsiquismo. Disponível em: http://www. dicionarioinformal. com. br/significado/pampsiquista/16923/.

334 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download