UNIP PIM 6

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Para isto, faz-se uma análise do mercado argentino de roupas, mapeando os principais concorrentes em uma estrutura SWOT, a estrutura de consumo e preferência do mercado alvo e as personas associadas a este mercado, bem como a logística de distribuição, e o desenho da expansão do mercado alvo através da cadeia de suprimentos associada, principalmente em grandes magazines de roupas locais. Apesar de isto constituir uma mudança na estratégia do negócio como se faz no Brasil, entende-se que a referida estrutura é mais enxuta e possibilita maior mobilidade para a entrada no mercado argentino do que a atualmente adotada. A Cia Hering tem como proposta de valor ser uma organização multimarca, no lifestyle casual, com forte diferencial competitivo de produto. Nossas marcas têm estilo proprietário, conhecemos nossos consumidores e viabilizamos uma compra inteligente (Good Value for Money), e este precisa ser um guia para a participação em outros mercados.

Assim, a estrutura do plano de expansão internacional da marca precisa considerar a percepção de valor por parte dos argentinos sobre o que tange à qualidade da marca. Rua Hermann Hering, 1790 - Bom Retiro CEP 89010-900 - Blumenau-SCl Principal Atividade: Confecção de Artigos de Vestuário e Acessórios / Atividade de Varejo (lojas) INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A EMPRESA Número total de lojas • 818 lojas no Brasil e no exterior; ◦ 629 da marca Hering; ◦ 59 da PUC; ◦ 108 da Hering Kids; ◦ 3 DZARM; e ◦ 19 lojas no exterior. • 89 Lojas próprias no Brasil; ◦ 62 Hering; ◦ 7 PUC; ◦ 18 Hering Kids; e ◦ 2 DZARM. • 710 Franquias no Brasil ◦ 567 Hering; ◦ 90 Hering Kids; ◦ 52 PUC; e ◦ 1 DZARM. • 19 Franquias no Exterior ◦ Uruguai; ◦ Bolívia; e ◦ Paraguai. pontos multimarca. Procede-se, a partir daí, para a análise do mercado argentino, indicando o potencial de vendas e desempenho para as operações da Hering, para então estruturar a logística de distribuição a partir da atual planta e avaliar a necessidade de novas plantas para otimização de resultados.

Finalmente, avaliam-se as características legais de preservação ambiental do mercado argentino, em particular indicando as diferenças com relação à legislação brasileira para adaptação da produção. CENÁRIO ATUAL DE DESEMPENHO NO MOMENTO ATUAL Os dados abaixo indicam os resultados para o segundo trimestre de 2017 para a Cia Hering e suas marcas (Hering, 2017): • Receita Bruta de R$ 481,4 milhões, 8,3% superior ao 2T16, influenciada pelo desempenho de lojas próprias, webstores e multimarcas; • EBITDA de R$ 73,4 milhões (+19,5%), com expansão de 1,9%. na margem decorrente do crescimento das vendas e expansão de margem bruta; • Lucro Líquido de R$ 88,0 milhões (+42,8%), devido a melhora do resultado operacional, receita financeira líquida proveniente de ação judicial da década de 90. Representados no seguinte balanço: A ARGENTINA A Argentina é a segunda maior economia do Mercosul, com um bom desempenho econômico em PIB per capita e tamanho de mercado.

No início do século XX, a Argentina era um dos países mais ricos do mundo e um dos mais prósperos do hemisfério sul, embora atualmente seja uma nação de renda média-alta (ONU, 2017). A Argentina é considerada um mercado emergente pelo FTSE Global Equity Index e é uma das economias do G20. No entanto, os altos índices de inflação tem sido uma fraqueza constante da economia do país durante décadas. Oficialmente oscilando em torno de 9% desde 2006, a inflação do país é estimada em mais de 30% por fontes independentes, o que gera críticas de que o governo tem manipulado as estatísticas oficiais de inflação. A taxa de pobreza urbana caiu abaixo dos índices da crise econômica de 2001. Por outro lado, as empresas que estão segmentadas para o estilo de alta performance exportadora, centralizados em estilos cosmopolitas e que contenham uma boa adequação ao mercado de roupas.

A Hering pode ser colocada como intermediária entre estas marcas voltadas para o público cosmopolita e as marcas casuais, em virtude da diversidade de seu portfólio. Ainda, neste caso a marca DZARM possuiria maior densidade e probabilidade de bom desempenho em virtude de sua coleção ser mais voltada para a competição com as marcas de alto desempenho; desta forma, a sugestão é que apenas a DZARM tenha densidade em lojas próprias, enquanto as outras marcas iniciam-se pelo posicionamento através das redes de grandes magazines. Em termos de histórico, os seguintes desempenhos no mercado argentino foram levantados: Casos sem êxito: Fonte: Abit Os casos sem êxito são aqueles nos quais a identidade de marca não estava bem estruturada sobre a necessidade dos clientes, em particular não considerava a forma com a qual o mercado argentino absorvia os produtos de vestuário de luxo, em particular a preferência por estilos mais tradicionais ao contraponto de estilos modernos.

Neste caso, observa-se que os cases de sucesso são exatamente aqueles em que se tem a maior adaptabilidade ao estilo europeu de vestimenta: Cases de Sucesso Fonte: Abit Naturalmente, portanto, o estilo associado às roupas que devem atingir maiores níveis de sucesso são aquelas mais voltadas para o europeu continental, em particular aquelas marcas que se distanciam do público de classe C. A partir do centro de distribuição em Buenos Aires, as mercadorias serão pulverizadas entre as diferentes unidades, definidas de acordo com o mapeamento de público alvo. PLANO AMBIENTAL Até hoje a Argentina não conta com uma legislação ambiental específica em âmbito nacional, ainda que as províncias tenham desenvolvido regulamentos específicos. Neste sentido, a análise ambiental se dá no âmbito destas províncias, das quais se destacam principalmente a província de Córdoba e do Cone Sul.

A província de Córdoba é particularmente rigorosa com riscos ambientais e com a destruição de bens públicos, e exige certificados ambientais para o transporte de mercadorias em seu território. Como indicado no estudo de logística, existe a exigência de se diminuir o custo com alfândegas, o que força a passagem pela província de córdoba. Alta Books, Rio de Janeiro 2016, Introdução XV. KARTAJAYA. H; KOTLER. P; SETIAWAN. I. prb. org/pdf09/09wpds_eng. pdf Acessado em 25/09/2017. Organização das Nações Unidas, 2017. Link: http://www. com. br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0ahUKEwj93Mixi8bWAhXIiZAKHdCPBXsQFghiMAQ&url=http%3A%2F%2Fwww. abit. org. br%2Fadm%2FArquivo%2FServico%2F114216.

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