A CONCEPÇÃO DA GESTÃO DEMACRÁTICA E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Assim, possibilitar um trabalho teórico e prático desenvolvido por membros da instituição escolar, onde buscam realizar a construção na vida acadêmica do discente de maneira formativa, construtiva e qualitativa. PALAVRA-CHAVES: Gestão Democrática. Escola. Alfabetização. Sociedade. Segundo Araújo (2009) compreende-se que o papel da instituição escolar é proporcionar a educação para reproduzir, servir, construir e participar. Assim, desenvolvendo o trabalho coletivo entre membros da instituição, podendo ter a origem na administração escolar gerando modelo de gestão técnico-cientifica e sociocrítica para manter uma organização escolar e a gestão democrática de forma qualitativa. Pensar sobre a concepção do homem e de educação, que sociedade pretendemos ter a escola que queremos. Com essas reflexões, surgem as possibilidades de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e, então, pensar na escola como um todo, sua estrutura, seus meios, seus recursos, todos definidos e organizados em função do Projeto Político Pedagógico.

ARAÚJO, 2009. Segundo Oliveira (2005) compreende-se que a gestão democrática da escola é um sistema constitucional do ensino público, segundo o art. da Constituição Federal de 1988. Assim, apresentando como o pleno desenvolvimento da pessoa que marca a educação, sendo o dever do Estado e direito do cidadão conforme o art. da mesma Constituição, onde implica conceito desenvolvido na gestão educacional de qualidade na instituição escolar. A gestão democrática como princípio da educação nacional, presença obrigatória em instituições escolares, é a forma não violenta que faz com que a comunidade educacional se capacite para levar a termo um projeto pedagógico de qualidade e possa também gerar “cidadãos ativos”1 que participem da sociedade como profissionais compromissados e não se ausentem de ações organizadas que questionam a invisibilidade do poder.

Assim, podendo refletir sobre a divisão social existente que enfatiza a manutenção do poder da classe dominante da sociedade capitalista, tendo como influência de ideologia burguesa do século XI. Sob a influência da ideologia burguesa, realiza escolhas, estabelece critérios que desfavorecem aos já desfavorecidos, excluindo de seus limites a bagagem experiencial da criança, especialmente a criança do povo, utilizando-se do autoritarismo e das práticas centralizadoras. HORA, 1994, p. Assim a concepção da ideologia de organização escolar, como um fator crucial para desenvolvimento do processo de formação do discente de um modo que conheça e reconheça o aspecto histórico-social do sujeito. Podendo, desta maneira proporcionar uma alfabetização qualitativa e significativa para discente que consequentemente terá um papel ativo como cidadão perante a sociedade.

Assim, podendo compreender o desenvolvimento da escola pública com fator crucial que proporciona um processo de ensino aprendizagem de formativo, construtivo e qualitativo para o discente. A escola tem uma contribuição indispensável e insubstituível, embora limitada, a dar para a afirmação histórica das classes populares, na medida em que pode favorecer a ampliação da compreensão do mundo, de si mesmo, dos outros e das relações sociais, essencial para a construção da sua presença histórica, responsável e consciente, no exercício concreto da cidadania. HORA, 1994, p. Assim compreender o papel da instituição escolar no processo de desenvolvimento o sujeito perante a sociedade é fundamental para a construção do caráter funcional da cidadania. Portanto, a contribuição que a instituição escolar e o docente promovem no processo de formação discente é essencial para inserir de um modo ativo na sociedade capitalista.

Segundo Góes, Laplane, (Orgs. as políticas educacionais e como são desenvolvidas na educação refletem as tendências geradas foram do sistema institucional e social. Portanto, a educação para todos não é uma questão ao âmbito da educação, mas o que está relacionado às políticas sociais, à cultura, as verbas, os bens materiais e entre outros aspectos social. Assim, ao se falar sobre tendência na educação (e a ideia de educação para todos, embora genérica e desprovido de conteúdos pontuais, pode ser considerada como tal)2, é preciso dar atenção ao momento histórico atual e à conjuntura política que constitui o substrato para a disseminação dessas ideias, políticas e modos de organização do sistema escolar. Por esta perspectiva, uma rápida retrospectiva das tendências educacionais no Brasil nas últimas décadas aponta, entre outros fatos, para a disseminação de teorias de aprendizagem e políticas educacionais que têm promovido um ensino menos autoritário, compulsório e unilateral do que o tradicional.

Assim, compreendendo o papel da gestão educacional proporciona na comunidade escolar, para o docente, o estudante e a organização da escola de maneira participativa, efetiva e qualitativa durante o ano letivo. Assim a gestão democrática onde inserem todos os membros da comunidade escolar, estudantil, gestão e docente para realizar a criação do Projeto Político Pedagógico de uma maneira coletiva onde baseia o desenvolvimento educacional do discente. Portanto compreender a característica da gestão democrática e a função de manter a organização escolar para que haja um processo de ensino aprendizagem de um modo formativo, construtivo e qualitativo para o discente no ano letivo. Portanto compreendemos que o processo que a gestão democrática e a organização escolar proporcionam na formação do discente é crucial para desenvolver metodologia, dinâmica e didática lúdica e enriquecedora em seu cotidiano escolar.

Assim, possibilitar um trabalho teórico e prático desenvolvido por membros da instituição escolar, onde buscam realizar a construção na vida acadêmica do discente de maneira formativa, construtiva e qualitativa. Portanto finalizamos compreendendo que o papel da instituição escolar de qualidade no processo de atendimento e desenvolvimento de metodologia, dinâmica e didática diferenciada. Podendo proporcionar uma gestão democrática e a organização escolar, onde desenvolva o processo de ensino aprendizagem de forma igualitária perante a camada popular que utiliza o sistema de ensino público, assim, o papel do docente como mediador de epistemologia transformadora e qualitativa no âmbito educacional. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAÚJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão Escolar/ Maria Cristina Munhoz Araújo. – Curitiba, PR: IESDE, 2009. br/books?id=M7VfCX8f2cwC&pg=PT29&dq=gest%C3%A3o+democr%C3%A1tica&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiM8_b8w_PUAhWMFZAKHYYcCUcQ6AEISTAI#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20democr%C3%A1tica&f=true> acessado no dia 29 de junho de 2017.

DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. Gestão Estratégica de competências: a “mão visível” na formação do cidadão/ Julieta Beatriz Ramos Desaulniers. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. Documento digital em formato de E-book disponível em <https://books. br/books?id=srf2OkmUBDQC&pg=PA20&dq=GESTAO+EFETIVA+E+AUTONOMIA+NA+ESCOLA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwickdK3t_DUAhWKOyYKHbwcCGMQ6AEILDAB#v=onepage&q=GESTAO%20EFETIVA%20E%20AUTONOMIA%20NA%20ESCOLA&f=true> acessado no dia 31 de junho de 2017. GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; (Orgs. Políticas e práticas de educação inclusiva/ Maria Cecília Rafael de Góes; Adriana Lia Friszma de Laplane; (Organizadores). Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2007. br/books?id=L2j_hh8hisYC&pg=PA33&dq=GESTAO+E+A+ORGANIZA%C3%87%C3%83O+ESCOLAR&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiKhMOGvfPUAhVDwiYKHabXA8kQ6AEINTAE#v=onepage&q=GESTAO%20E%20A%20ORGANIZA%C3%87%C3%83O%20ESCOLAR&f=true> acessado no dia 02 de julho de 2017.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; (Organizadora). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens/ Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira. – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005. Documento digital em formato de E-book disponível em < https://books. com/view/?4ibe2jfe654pe25> acessado no dia 04 de julho de 2017.

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