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Resenha do texto “Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos” de Paulin J. Hountondji, História, Trabalho Acadêmico - 1196

Número do pedido
1196
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22 Fevereiro 2018
COMPLETO EM
23 Fevereiro 2018
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R$101,00
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JoãoProfitti
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JoãoProfitti
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Escritor
Páginas: 3
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Resenha do texto “Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos” de Paulin J. Hountondji
O texto de Paulin J. Hountondji. propõe uma impactante reflexão sobre os estudos africanos e já inicia o texto com a indagação que guia os rumos de seu raciocínio no decorrer do mesmo: “Em que medida são africanos os chamados Estudos Africanos?”, iniciando assim uma dura crítica às estruturas discursivas ocidentais (principalmente as europeias) de imposição de seus modelos nos chamados Estudos Africanos, propondo um rompimento com essas imposições que tem se perpetuado. Esse texto se tornou assim marco da produção intelectual africana, expandindo as concepções e formação dos intelectuais que estudam a África.
Sendo assim, os estudos africanos são marcados por um chamado “pecado original”, que seriam os estudos sobre sociedades partindo da ausência, do que elas não possuem, sendo explorado no texto o caso da etnologia como noção discursiva eurocêntrica tendo uma suposta incapacidade de autoconsciência e a escrita como norteador de hierarquização na classificação das sociedades, e que revela, portanto, uma visão de superioridade e inferioridade baseada na aproximação e distanciamento das sociedades europeias, onde, nas palavras de Hountondji, os autores “partiam do princípio de que os africanos não tinham consciência de sua própria filosofia e que apenas os analistas ocidentais, que os observam a partir do exterior, poderiam traçar um quadro sistemático da sua sabedoria.”
HOUNTONDJI, Paulin J. “Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas
perspectivas sobre os Estudos Africanos”. In Revista Crítica de Ciências Sociais. Centro
de Estudos Sociais. Laboratório Associado da Universidade de Coimbra, Março 2008,
p149-160.
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