Resenha Orfeu extático na metrópole : São Paulo, sociedade e cultura nos frementos anos 20

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

– São Paulo : Companhia das Letras, 1992. A obra intitulada Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20, publicada em 1992, foi redigida pelo professor de História da Cultura, Nicolau Sevcenko, historiador dedicado ao estudo da cultura brasileira, atuando principalmente em temas culturais voltados para São Paulo na década de 20. Organizada em quatro capítulos, a obra aborda através de uma perspectiva decorrente da Nova História Cultural a qual permitiu usar de exemplos literários, fotográficos, poéticos e musicais o processo de mentalidade urbana e consequentemente, metropolitana da cidade de São Paulo dos anos 20. Como paralelo a imagem de São Paulo dos anos 20, Sevcenko utiliza da imagem de Orfeu, figura da mitologia grega que encantava todas as formas de vida com o som de sua lira e que ao visualizar a metrópole, sofre o efeito que antes provocava, o tornando extasiado perante as proezas da metrópole paulista.

Na obra, o autor se dedica a construir o momento de transição na cultura brasileira moderna, tendo como plano de fundo a urbanização acelerada de São Paulo nos anos 20. Nesse sentido, Nicolau Sevcenko (Sevcenko, 1992, p. afirma que São Paulo caracterizava-se pela cidade do “não era”, em outras palavras, São Paulo não era moderna, posto que estava em processo de modernização, mas também não era atrasada, pois nesse processo, foi perdendo seus traços do passado, não era de brasileiros, uma vez que admitia uma vasta gama de estrangeiros, denotando assim, as múltiplas identidades da nova identidade paulista. Para além das múltiplas identidades sociais presentes na metrópole, o autor também destaca os novos hábitos que surgiam juntamente como os novos valores que se formavam advindos do pós-guerra.

Como afirma o Sevcenko (Sevcenko, 1992, p. “São Paulo dos anos 20 é fomentada numa “nova ideia” e no “novo homem””. Os cinemas assim como nos estádios, reuniam massas urbanas partilhando das mesmas emoções. Nesse sentido, podemos perceber que a Orfeu extático na metrópole é de fundamental importância para aqueles que buscam compreender as mudanças culturais ocorridas na sociedade e sobretudo aspectos que fomentam a modernidade. Trata-se de uma narrativa densa, detalhada e complexa, praticamente impossível de ser resumida. A escrita de Nicolau Sevcenko parece ser destinada tanto aqueles nostálgicos pelo passado quanto aqueles leitores com agitações intelectuais, aqueles leitores apreensivos por evocar suas próprias experiências existenciais e afetuosas. Nesse sentido também, a obra Orfeu extático na metrópole realiza uma ampla análise da principal produção modernista na melhor procedência da historiografia cultural, pois ao invés de conhecidos absolutos e com chaves próprias a invenção artística é vista como um aglomerado vivo de exercícios e fatos, síntese antitética de todo aquele imaginário, de ritualização de idealizações coletivas, traçado na São Paulo dos anos 1920.

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