Psicogênese da escrita e da leitura (Alfabetização e letramento)

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

DESNVOLVIMENTO. METODOLOGIA. CONCLUSÕES. BIBLIOGRAFIA. Introdução É comum, principalmente entre as crianças, encontrarmos alunos que parecem “comer letras” ou usar mais letras do que as palavras requerem. A mediação do alfabetizador não o desobriga de seu papel de informante sobre as convenções do código escrito. Ele pode aproveitar o subsídio dos alfabetizados ou mesmo de alunos da classe que estejam em níveis mais avançados de escrita e que possam ser informantes das relações a serem descobertas pelos que se encontrem em fases de escrita mais primitivas. Assim entendida, a Psicogênese da língua escrita tem implicações pedagógicas que, na Rede de Ensino Público do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, receberam o nome de “didática do nível pré-silábico”, em decorrência das atividades didáticas sistematizadas por Esther Pillar Grossi, em sua obra, Alfabetização em classes populares: didática do nível pré- -silábico (1985), onde a autora caracteriza suas aplicações da teoria de Emília Ferreiro: [A didática do nível pré-silábico] se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita [.

não há seleção e ordenação de letras ou palavras para vivenciar [. as crianças tomam contato com todas as letras e com qualquer palavra [. Muitos professores ficaram sem saber como agir, pois todas as estratégias de ensino indicadas pela “revolucionária” alfabetização versavam sempre sobre um mesmo horizonte, ou seja, limitavam-se ao domínio da correspondência da letra com o seu nome, através das atividades de nível pré-silábico (Ex: Mariana começa com a letra M, e termina com a letra A, o trabalho pré-silábico utiliza palavras inteiras para explorar apenas os nomes das letras). Conclusão- Para escrever, o aluno precisará selecionar quais letras utilizará (quais grafemas representam quais fonemas), quantas letras, qual a ordem das letras, para que estas representem palavras com significado.

Se o aluno estiver no nível silábico, grafando uma letra para cada sílaba, deverá ser estimulado a perceber se a grafia utilizada corresponde à representação do som desejado e, ainda, é necessário que seja levado a entender que nem sempre uma ou duas letras são suficientes para registrar corretamente determinada sílaba. Bibliografia- FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. GROSSI, E. P. Didática do nível silábico. São Paulo: Paz e Terra, 1995. INSTITUTO PAULO MONTENEGRO.

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