PROJETO DE PESQUISA - QUALIDADE DOS SERVIÇOS PUBLICOS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

TEMA. PROBLEMA. OBJETIVOS. Objetivo Geral. Objetivo Especifico. OBJETIVOS 1. Objetivo Geral Demonstrar como os processos administrativos burocráticos impactam na entrega de serviços públicos de qualidade. Objetivos Específicos a) Entender o conceito de qualidade na prestação de serviço; b) Levantar informações sobre trajetória da qualidade no setor público no Brasil; c) Abordar sobre a qualidade na prestação de serviços público. d) Verificar como a desburocratização e racionalização de procedimentos, aliado à capacitação de recursos humanos e investimentos em infraestrutura tecnológica promovem a eficiência na prestação de serviços públicos à sociedade. JUSTIFICATIVA A escolha do presente tema justifica-se pelo relacionamento com área de conhecimento profissional e de interesse no aprofundamento do estudo sobre a qualidade dos serviços públicos no Brasil, com vistas a abordar aspectos disfuncionais da burocracia que travam em grande parte a prestação eficiente dos serviços públicos.

Em 1967, a reforma desenvolvimentista, descentralizava o poder do governo federal, evidenciando uma administração pública com foco na formulação e controle, aspectos que perduram até os dias atuais. O serviço público nada mais é do que servir ao cidadão, desta forma, de acordo com Caberlon (2012), a desburocratização deve ser o primeiro passo para aproximar a administração pública do cidadão. Assim a política de desburocratização, visa desconstituir a centralização, a desconfiança e o excessivo formalismo que caracterizava o funcionamento da máquina pública. Em meados dos anos 90 surge o Programa da Qualidade e Produtividade na Administração Pública, paralelamente aos Programas de Qualidade e Produtividade do setor privado, , com objetivo de aumentar a competitividade das empresas brasileiras, diante do cenário de abertura comercial.

Tal constatação está evidenciada no entender de Lima (2007, p. Os autores ainda ressaltam que é no ambiente de prestação de serviços que a gestão da qualidade é estabelecida de forma sólida. Para Moller (1992), de acordo com os autores Lucas e Silveira Júnior (2012, p. o sucesso de uma instituição depende do nível da qualidade dos serviços prestados com a finalidade de satisfazer a exigência da população”. Assim os gestores precisam ficar atentos e serem capazes de identificar as fragilidades na prestação de serviço do setor público. Na visão de Cardozo (1999) apud Lucas e Silveira Júnior (2012) para obter eficiência a Administração Pública precisa aproveitar ao máximo toda a coletividade, em todos os níveis, ao longo da realização de suas atividades.

As palavras-chave utilizadas nas pesquisas foram: qualidade, qualidade em serviço, órgão públicos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CABERLON, Cléa Dóris. Busca se Qualidade na Prestação do Serviço Público: Utilização do Modelo se Excelência em Gestão Pública. f. Trabalho de Conclusão de Curso. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). amog. org. br/amogarquivos /TCCPOS-TURMA-2012/Vera-Lucia-Lucas. pdf> Acesso em: 26 nov.

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