Prointer 3 Etapa final logistica anhanguera

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Cidade/estado 2017 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 DESENVOLVIMENTO 6 PASSO 1 - PESQUISA SOBRE CONCEITOS SOBRE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS 6 PASSO 2 – PLANO DE PRODUÇÃO 7 PASSO 3 – GERENCIAMENTO DE CUSTOS LOGÍSTICOS 8 PASSO 4 – PLANO DE MARKETING 9 ENSAIO ACADÊMICO DISCRITIVO 10 CORPO DO ENSAIO 11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 REFERÊNCIAS 13 RESUMO Nesse resumo garantimos a eficiência do requisitos solicitados deixando claro e evidente de acordo com conhecimento adquirido e através das pesquisas realizadas. Contribuindo assim para um bom trabalho. Esclarecendo dúvidas sobre os modais de transportes, os principais modais para laticínios. As histórias sobre o leite, tipo, evolução, marketing, tipos de custos logísticos. Introdução O transporte intermodal é aquele que requer tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modal idades de transporte, é indicado para atingir locais de difí cil acesso.

Atualmente os transportes são extremamente rápidos e com uma capa cidade muito maior, com condições melhores de armazenamentos reduzindo muitos empecilhos dos anos anteriores, muito mais confortáveis e a transformação do modelo produtivo começou a se apoiar nas tecnologias que já vinham surgindo nas décadas do pós -guerra (automação e robotização) e nos avanços das novas tecnologias para os transportes. A expansão dos meios de transportes e comunicação não só intensificou a interdependência entre os lugares no espaço geográfico mundial, como também possibilitou maior mobilidade, a população do planeta, as facilidades de comunicação, tecnológicas e de transporte, impulsionaram a globalização. Hoje é possível ter informações do mercado mundial com a mesma facilidade do que do comércio doméstico, possibilitando um conhecimento profundo de um mercado em potencial, que antes era difícil atender.

O Brasil é a décima economia mundial, analisado através dos critérios do Produto Interno Bruto e, atualmente, está entre os 20 maiores exportadores mundiais, segundos dados do Instituto de Matemática e Estatística da USP (2006). O crescimento econômico brasileiro depende das exportações, uma vez que esta atividade remete divisas em moeda estrangeira equilibrando as contas públicas. C. já apareciam até os processos de fabricação de queijos! Assim como o chocolate, o leite também teve sua fase divina. Por volta de 3. a. C. Leite desnatado: retirada praticamente total de gordura, contendo no máximo 0,5%. Contendo os mesmos nutrientes do tipo integral, e ressalte-se o mesmo teor de cálcio. Indicado para pessoas que precisam perder peso e com colesterol elevado. Leite cru – É o leite sem tratamento térmico, obtido e comercializado sem controle sanitário.

Este leite não pasteurizado, pode carregar bactérias perigosas como a Salmonella, E. O prazo de validade da lata fechada é de um ano. Evolução da produção de leite no Brasil nos últimos 40 anos A pecuária leiteira do Brasil iniciou em 1532, quando a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza trouxe da Europa para a então colônia portuguesa os primeiros bois e vacas. Durante quase cinco séculos de existência, a atividade caminhou morosamente, sem grandes evoluções tecnológicas. A partir de 1950, coincidindo com o surto da industrialização do país, a pecuária leiteira entrou na sua fase dita moderna, mas mesmo assim o progresso continuou muito tímido. No final dos anos 60, o rumo desta história começou a se alterar, quando o revolucionário leite tipo B ganhou expressão nacional.

O começo da década foi marcado pela especulação financeira, numa época em que a inflação era de 3% ao dia, os laticínios vendiam o leite à vista e chegavam a pagar os produtores num prazo de 50 dias. Em 1990, a Sunab baixou a Portaria 43, que acabou com o tabelamento do preço do leite, pondo fim a um ciclo que durou meio século, ciclo esse que gerou distorções que acabaram por prejudicar a atividade leiteira. Embora a abertura econômica tenha provocado grande desnacionalização das empresas brasileiras e invasão de produtos estrangeiros em nosso mercado como os lácteos, fazendo com que o país se tornasse pátria mundial desses produtos, por outro lado ela obrigou a atividade a se tornar mais profissional, pois essa é a lei da globalização econômica.

Nessa década também foi iniciada a coleta de leite granel, quando a economia brasileira e a mundial foram contaminadas pela globalização. A ordem era ser moderno, competitivo, estar preparado para enfrentar a concorrência. Segundo estimativa da Embrapa Gado de Leite, a produção deve alcançar, em 2005, 24. bilhões de litros com uma produtividade de 1. litros/vaca/ano, um crescimento de 5,5% e de 1,4% respectivamente, em relação a 2004 quando a produção foi de 23. milhões de litros e a produtividade foi de 1. litros/vaca/ano(2). O modal escolhido revela a necessidade de custo ∕ beneficio para a empresa, como se viu o leite passa por varios processos e adições de insumos para que se tenha um produto de qualidade e longa-vida. Esse leite além de passar por um tipo de pasteurização diferente(UHT), o seu envase é deve ser feito de forma asséptica e embalado em embala gem apropriada e resistente.

O processo de pasteurização UHT(Ultra High Temperature), o leite é submetido a uma temperatura altíssima de 135 a 140°C durante 4 segundos. Com esse tempo curto de alta temperatura o leite não sofre nenhuma mudança de sabor ou coloração. O processo é contínuo e se realiza em sistema fechado para evitar contaminações por microorganismos e são acondicionados em embalagens, que tem ao todo 8 camadas com o propósito de isolar o leite, seja de luz ou gases, que venham a influir na qualidade do produto. Aquaviário O modal de transporte aquaviário é indicado para o transporte de produtos com baixo valor agregado, apesar de ser capaz de transportar produtos de diversas espécies e em todos os estados: líquido, sólido e gasoso, desde que em estejam bem armazenados e em containers adaptados.

Capaz de transportar em bastante quantidade, como o modal ferroviário. Assim como o modal aéreo pode transportar por longas distâncias, no entanto rapidez e agilidade não é um diferencial. Por ser uma modal que utiliza vias aquáticas, não disputa espaço com outros modais de transporte, porém tem um alto custo no seguro das mercadorias. Dutoviário O modal de transporte dutoviário é possibilitado por meio da implantação de dutos e tubos subterrâneo, submarino ou aparente. Toda essa tecnolo gia empregada aumenta o tempo de prateleira do leite de 3 dias do leite de saquinho (hoje não utilizado por ser um produto de alto custo de distribuição e troca), para 6 meses, que é o tempo de prateleira do longa-vida. custos logistico Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico.

A ABML estima que o custo logístico em uma empresa pode equivaler a 19% do seu faturamento. Assim é de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa. A necessidade de adoção pelas companhias de uma abordagem integrada para o gerenciamento de informações dos custos, da produção até a distribuição, desencadeou mudanças nos sistemas convencionais da contabilidade de custos, deixando para trás sua metodologia tradicional, com o objetivo de identificação dos reais custos de produção até sua distribuição final. A seguir falaremos um pouco mais de alguns dos custos logísticos. Custo de Armazenagem São aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente.

Podemos citar como exemplo aluguel de armazenagem, aquisições de paletes, custo com pessoal de armazenagem, etc. Os custos de armazenagem são gerados pela produção que não e vendida, assim ira impactar negativamente o resultado. O armazenamento consome espaço, demanda movimentação dentro da fabrica, pode danificar o material, e torná-lo obsoleto, gerando custo de manutenção do capital. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos veículos, pneus, combustíveis, manutenção, etc. É importante também que se diga que os custos de transportes representam 59% dos custos logísticos, seguido pelos custos gerais (juros, impostos, obsolescência, depreciação, seguros), com 28%, e outros custos (armazenagem, despacho, administração), de 13%. A seguir, serão ilustrados algumas das potencialidades do gerenciamento de custos nos três macros processos logísticos: Suprimento, apoio à manufatura e distribuição física.

No suprimento, uma ferramenta de custeio pode favorecer no critério de seleção de fornecedores, na definição dos tamanhos dos lotes de compras e na determinação da política de estoques. No passado, a função compras era avaliada em função do preço de compra dos insumos. Com resultado do aumento de custos os preços foram aos poucos sendo reajustados. O problema e que seu maior cliente que consumia uma variedade pequena de itens, passou a pagar o custo da grande variedade. Assim esse cliente resolveu mudar de fornecedor. A perda desse importante cliente fez com que a companhia perdesse escala, aumentando ainda mais os seus custos, o que levou a rever seu sistema de custos e sua política de preços para se manter no mercado.

Na distribuição física – pode ser um sistema abrangendo todas as atividades desde a saída da linha de produção até a entrega. Com a concorrência cada vez mais acirrada e com o desenvolvimento de novos canais de distribuição, impactados principalmente pelas vendas pela Internet, com a necessidade de atender todas as características logísticas e de preservação dos produtos, será necessário reconfigurar as estratégias para satisfazer as novas exigências, sob pena de ficar fora do mercado. Com o Mercosul, há um estímulo para que as empresas se modernizem, se integrem e tenham qualidade em seu processo e produtos. Nesse setor existe um trinômio: qualidade, custo e diversificação de produtos, por isso muitas empresas buscam fusões ou parcerias para reduzir as desvantagens.

Com isso, manifesta-se uma reação em cadeia em todo o setor lácteo. Ao serem pressionadas, as cooperativas por exemplo, incentivam seus produtores a investir em tecnologia, preparam projetos para financiamentos para a compra de resfriadores e outros equipamentos, treinam seus produtores, entre outros procedimentos. org. com. b www. prestex. com.

367 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download