PIM VII - Processos Gerenciais - Nota 9-10

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Prof. São Paulo - SP 2019 RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a cadeia produtiva da empresa de uma forma ampla, além de inserir dados sobre a sua estrutura e seu processo organizacional baseados em conhecimentos relacionados às disciplinas de Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável. Para a realização deste projeto, foram feitas visitas na empresa Texaco Lubrificantes e pesquisas sobre o processo da cadeia de distribuição logística, no processo produtivo, no marketing e no relacionamento com o cliente. Além disso, procurou-se descobrir se a empresa havia um plano de desenvolvimento sustentável com respeito as normas de saúde, segurança e meio ambiente. A empresa Texaco mostrou que apresenta um sistema integrado da cadeia de distribuição logístico, do monitoramento do processo produtivo e da gestão dos seus dados produtivos e interpessoais com os clientes e colaboradores.

Estratégia de propagandas. Localização. Administração de compras e estoques. GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO……………………. Área Comercial. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA ………………. Oficina Sustentável ou Verde. CONCLUSÃO …………………………. REFERÊNCIAS. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Cadeia de distribuição de lubrificantes 10 Figura 2: Preço do barril de petróleo. Empresas que implementam políticas sustentáveis permitem reduzir os seus custos e aumentar o seu lucro. Assim, contribuem com a preservação da fauna e flora, garantindo um ambiente saudável e seguro (SILVEIRA & PETRINI, 2018). Um assunto de grande importância é a sustentabilidade econômica que concilia o desenvolvimento econômico mediante as políticas econômicas, com a utilização racional de recursos naturais e proteção do meio ambiente. Esta conciliação adotada por uma empresa devem apresentar resutados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo (SILVEIRA & PETRINI, 2018).

Diversos estudos como (BALLOU, 2005); (JÚNIOR, 2015) contribuíram para a criação de métodos e técnicas para a integração da logística, gerenciamento de sistemas de informação e desenvolvimento sustentável para que garantisse o processo operacional seguro, as práticas ecônomicas rentáveis e a redução dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado das últimas décadas. Um dos aspectos mais importantes deste tipo de logística são a administração de materiais que trata diretamente do processo operacional do fluxo de insumos; movimentação de materiais responsável por transportar os produtos para cada linha de produção e até o consumidor final; e a distribuição física que trata de levar os produtos para os pontos de distribuição e até o consumidor final, garantindo a agilidade, qualidade e custo reduzido.

Cadeia de distribuição A cadeia de distribuição de lubrificantes está regulamentada pela Portaria da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) da Resolução n° 202/1999 e pode ser realizada por qualquer tipo de empresa, ou seja, não depende da origem do seu capital Há 275 empresas habilitadas para realizar a distribuição de combustíveis no país. As principais distribuidoras para a Texaco são as empresas Lubril, Valeria Davanso Aquado e Cabrino Distribuidora Automotiva. Na figura 1, está demonstrado o Modelo Regulatório da cadeia de distribuição de combustíveis no Brasil. Necessariamente, antes dos combustíveis chegarem à Texaco (consumidor final), devem passar e serem fornecidas pelas distribuidoras e por um dos canais previstos para a comercialização. No entanto, em 2017, os estoques de petróleo reduziram drasticamente resultando uma forte demanda.

Outra estratégia de variação de preços do petróleo é aquela utilizada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que reduziram a sua produção diária de petróleo o que influenciou o movimento de alta de preços em 2017 e 2018. Este comportamento pode ser visualizado na Figura 2. Figura 2: Preço do Barril de Petróleo Fonte: REIS, 2018. Estratégias de propagandas Segundo o site e as redes sociais da Texaco Lubrificantes é evidente como ela utiliza recursos inovadores em suas propagandas sobre os lubrificantes para conquistar novos clientes. Administração de compras e estoques A otimização na resposta ao cliente é necessário devido ao consolidação do mercado e aumento da concorrência, que vende produtos com o mesmo nível de qualidade, concedendo ao consumidor a opção de escolher o produto que mais satisfaz as suas necessidades.

O propósito que precisa ser atingido pelas organizações, além de garantir um produto com qualidade, é possuir a capacidade de identificar as necessidades dos clientes e suprí-las, sendo capaz de atender a demanda de forma eficaz. A otimização na resposta ao cliente só será atingida através de um plano bem estruturado de gerenciamento de compras e estoques feito por profissionais com alta qualificação do mercado que atua. A gestão de compras é o processo essencial para manter uma empresa, pois é nesse setor que inicia o processo produtivo, influenciando os seus estoques e no relacionamento com os clientes. Além disso, pode-se influenciar diretamente na concorrência e na eficácia da empresa através do crescimento de fluxo de matérias, na praticidade e agilidade das entregas.

Diante da administração do controle de estoque da Texaco, esta procura reduzir o capital total investido em estoques, pois este processo é com alto custo e o custo financeiro pode aumentar ao longo prazo, podendo ser responsável pelo redução da viabilidade econômica da empresa. Sendo assim, os estoques não são administrados somente por quantidade mas também pelo preço. A cada movimento de lubrificantes e óleos graxas, os seguintes valores são contabilizados: • O valor do estoque para a administrsçação de estoques • A classificação contábil para a contabilidade de custos • As cotas do Razão correspondentes para a contabilidade financeira, através da classificação contábil automática O monitoramento dos estoques permite a atualização da quantidade e do valor em termos do movimento dos lubrificantes e óleos graxas.

Estes movimentos de mercadorias incluem os movimentos externos (entradas de mercadorias provenientes dos distribuidores e saída de mercadorias por ordens da Texaco e do seu cliente) e os movimentos internos (entradas de mercadorias provenientes de produção e retiradas de material para fins internos. Para cada movimento de mercadoria é gerado um documento que é utilização para a atualização das quantidades e valores e serve como comprovante de movimentos de mercadorias. Ou seja, ocorre a união de todas as informações sobre os custos do seu processo produtivo e dos distribuidores, manutenção operacional, fluxo de caixa da empresa e atividades dos colaboradores e dos clientes. Este programa apresenta uma grande contribuição na área comercial financeira por acompanhar o desempenho dos veículos daqueles que realizaram a compra dos seus produtos.

Além disso, facilita o monitoramento da eficiência dos processos econômicos e realiza o cálculo de todos os custos de cada etapa do processo produtivo e da cadeia de distribuição. A Texaco Lubrificantes se beneficia de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) e Sistemas de Informação Estratégicos (SIE). No SIG todas as informações serão agrupadas com o objetivo de atender o nível gerencial organizacional, onde estão os coordenadores, supervisores e a gerência. O sistema informa, por exemplo, a quantidade de peças que precisa comprar para dimensionar as unidades de processamento dos lubrificantes e óleos graxas comprados pelos distribuidores. Assim, evita-se gastos desnecessários com peças extras e armazenamento e aumentando o tempo do processo produtivo. O SGF também realiza o acompanhamento detalhado de gastos de maneira mais rápida, prática e detalhada.

O controle é feita por um monitoramento em tempo real juntamente com a automatização do processo. Dessa forma, é possível identificar e acompanhar todos os gastos. Responsabilidade empresarial A Texaco Lubrificantes é uma empresa que demonstra uma responsabilidade e compromisso sustentável, principalmente pelos seus produtos serem poluentes ao meio ambiente. Esta empresa busca minimizar, com uso de tecnologias, compostos organicos pesados que contribuem para o efeito estufa e para a poluição. Em seus lubrificantes e óleos graxas. Ética e responsabilidade social e ambiental A empresa afirma o seu comprometimento a obrigações de natureza preventiva, de precaução e aperfeiçoamento do sistema de resposta a eventuais incidentes (CHEVRON TEXACO, 2013). Além disso, ela monitora por meio de um Sistema de Gerenciamento de Risco (SGR) todos os riscos que podem surgir diante do seu processo produtivo nas unidades de processamento de lubrificantes e óleos graxas.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA A atuação corportativa da Texaco Lubrificantes o desenvolvimento econômico com as práticas sustentáveis para a preservação dos recursos naturais. Recentemente, a Texaco criou um projeto de ações que permite o desenvolvimento sustentável da sociedade. Isso pode ser visto pela conciliação do seu crescimento ecônomico sem agredir ao meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Oficina Sustentável ou Verde Oficinas mecânicas podem causar diversos impactos ambientais, mesmo se o negócio for pequeno. Uma oficina verde é aquela que promove técnicas para preservar as questões ecolôgicas, ter o compromisso e responsabilidade sociais e a viabilidade ecônomica. Além disso, sistemas de gestão de frota e sistemas de gestão de qualidade pode aumentar a produtividade dos serviços, reduzir custos e garantir que o produto satisfaça a necessidade do cliente e que não cause prejuízos a natureza.

Estes podem ser minimizados pelo desenvolvimento de um plano de sustentabilidade, o comprimento de normas ambientais e o uso da sustentabilidade econômica para criação e execução de projetos que aumente a viabilidade econômica sem acarretar danos ao meio ambiente. REFERÊNCIAS Ballou, R. H. Gerenciamento de cadeia de suprimentos e logística empresarial. ° Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2016, 7 páginas. Gimenes, A. M. Logística Reversa como diferencial competitivo com o gerenciamento de medicamentos não utilizados. Disponível em: https://www. sunoresearch. com. br/artigos/preco-do-petroleo/ (Acesso em 04 de Outubro de 2018). Silveira, L. Disponível em: https://www. texaco. com. br/ (Acesso em 05 de Outubro de 2018).

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